Atualizado em 22/09/25 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização / Qualidade
ISO 9001 é o nome da norma internacional que certifica a excelência do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma empresa
A ISO 9001 é um selo internacional que atesta a qualidade excepcional de uma empresa. Obtê-lo é uma forma poderosa de garantir parcerias benéficas e duradouras com outras instituições, como fornecedores e outras empresas parceiras.
Não se trata de um título apenas para vaidade da marca. Só acessa esse tipo de certificado empresas que se esforçam na excelência e honestidade dos seus serviços. Isso inspira mais confiança, atraindo mais clientes e negociações mais lucrativas para seu negócio.
Apenas querer não é poder, no entanto. É preciso se adequar a normas rigorosas de funcionamento, mas que impactarão positivamente na qualidade da sua gestão, dos seus produtos e dos seus serviços. No texto de hoje, você conhecerá tudo sobre o assunto.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo
Como já destacado, a ISO 9001 é definida como uma norma internacional elaborada para especificar os requisitos que um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve apresentar para demonstrar a capacidade de fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam às exigências regulatórias vigentes e dos clientes.
Assim, consolida-se como um padrão de confiança entre as organizações para otimizar processos, desenvolver produtos e serviços, além de atender às necessidades dos clientes de forma satisfatória.
A norma ISO 9001 foi criada pela International Organization for Standardization (ISO) e publicada em 1987. No entanto, já passou por várias atualizações. A última foi lançada em setembro de 2015 e é conhecida no Brasil como ABNT NBR ISO 9001.
Vale dizer que há uma diferença entre a norma e a certificação ISO 9001. No caso da norma, estamos falando da adequação dos processos de uma empresa, com o objetivo de fazer com que ela esteja devidamente preparada para a obtenção da certificação. Sendo esta, a comprovação de que a empresa cumpre os requisitos.
Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é o nome do conjunto de elementos interligados e integrados de uma empresa organizados de forma que atenda à Política de Qualidade e os objetivos da empresa.
Ter um SGQ bem organizado impacta diretamente nas suas entregas e na imagem que o mercado tem da sua empresa. Se ele estiver dentro das normas da ISO 9001, então ele recebe o certificado e melhora sua presença perante o público.
ISO é abreviação para “International Organization for Standardization” e se manteve com esse nome internacionalmente, pois também se inspiram no grego “isos”, igualdade. ISO 9001 é o nome do certificado emitido por essa organização, certificando a qualidade e consistência dos processos de uma empresa.
O ISO 9001 faz parte de um grupo de 5 certificações e normas que pertencem à família ISO 9000. Cada um deles possui suas próprias exigências e certificam diferentes características e setores da indústria.
Confira todos as normas ISO:
Essa estratégia é projetada para facilitar melhorias em um SGQ e os principais benefícios que oferece a uma indústria são:
Melhora a imagem da indústria: a organização melhora sua imagem tanto diante dos seus clientes como dos seus parceiros de negócio. Isso porque, a ISO 9001 certifica que uma empresa cumpre os requisitos cuidadosamente definidos para garantir que ela atue de forma responsável no mercado.
Qualquer empresa pode investir na ISO 9001, mas, para isso, deve atender aos requisitos especificados pela norma. Veja quais são:
Os princípios de gestão da qualidade para a obtenção do selo de qualidade ISO 9001 de 2015, conforme o documento da entidade, regras da ABNT e orientações da certificação, obedecem a 7 princípios de gestão de qualidade, que são:
A Alta Direção da sua empresa deve ter liderança e comprometimento focados no cliente, garantindo que seus requisitos, assim como requisitos estatutários e regulamentares pertinentes, sejam determinados, entendidos e atendidos consistentemente.
Além do mais, os riscos e as oportunidades passíveis de interferência na conformidade de produtos e serviços devem ser geridos por tal direção, junto com a capacidade de aumentar a satisfação do cliente.
A Alta Direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao SGQ da empresa.
Os diretores devem ser responsáveis por prestar contas pela eficácia da SGQ, assegurar o estabelecimento da política da qualidade e os seus objetivos de acordo com o sistema, assim como sua compatibilidade com o contexto e direção estratégica da organização.
Também, essa liderança deve integrar os requisitos do sistema de SGQ aos processos de negócio da organização, promover o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco, assim como comunicar a importância de uma gestão de qualidade eficaz, conforme os requisitos do SGQ.
Ainda, deve assegurar que o SGQ alcance os resultados pretendidos. Da mesma forma, deve engajar, dirigir e apoiar pessoas para contribuir com a eficácia do sistema de gestão da qualidade enquanto promove melhoria. Por fim, deve apoiar outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplica às áreas sob sua responsabilidade.
O ISO 9001:2015 não detalha o princípio do engajamento das pessoas, apesar de listá-lo. A leitura mais correta é aplicar os demais princípios de forma consonante a manter sua equipe engajada.
Isso significa envolver colaboradores de todos os níveis, além de fornecedores e parceiros, para que contribuam ativamente com a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
A abordagem de processos significa entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema para que sua organização atinja os resultados pretendidos com eficiência e eficácia. Assim, a empresa conseguirá controlar as inter-relações e interdependências entre processos de modo a elevar o desempenho global da indústria.
O princípio de melhoria é, de forma geral, o o fator de determinar e selecionar oportunidades para melhorias pela e para a organização. Não basta identificá-las, claro, também é necessário agir para aplicá-las, assim como atender a requisitos dos clientes e aumentar suas satisfações.
Na prática, isso significa:
Similar ao princípio de engajamento de pessoas, não há uma definição clara, mas podemos interpretar e ter uma leitura coerente do que o ISO exige, se pensarmos contextualmente. Tomar decisões com base em evidências significa saber o que realmente está acontecendo antes de agir.
Uma fonte de informação para tomadas de decisões com base em evidências é o dashboard de um ERP que traga dados em tempo real. Entenda melhor neste artigo: Dashboard: o que é, como funciona e como criar
Por fim, gerir seu relacionamento também não é um princípio definido de forma detalhada pela norma. Assim como com engajamento de pessoas e tomada de decisão baseada em evidências, depende da sua indústria gerir seus relacionamentos internos e externos de acordo com os demais princípios e normas do ISO 9001:2015. Reflita e aplique contextualmente.
Afinal, como obter a ISO 9001? Existem diferentes formas, por exemplo, contratar os serviços de um organismo credenciado por essa norma para auditar sua empresa e consultores especializados na sua implementação.
Para ajudá-lo a implementar essa solução em sua empresa, preparamos dicas que você pode seguir. Acompanhe:
Veja um estudo de caso do controle de qualidade realizado através do sistema Nomus ERP Industrial:
A Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization) é um grupo internacional de padronização de organizações composto por representantes de organizações nacionais de padronização dos países membros.
Foi idealizada no ano de 1946 em Londres, onde se reuniram 65 autoridades de 25 países para discutir formas de facilitar internacionalmente a garantia de qualidade nos padrões industriais. A ISO, de fato, começou suas atividades em 1947.
No Brasil, a organização responsável por elaborar normas técnicas, classificações e normas de procedimento, de acordo com a realidade local-cultural e os acordos do ISO, é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A International Organization for Standardization (ISO) não certifica nenhuma organização diretamente. Dessa forma, não é possível solicitar seu ISO 9001 diretamente ao grupo.
Para se candidatar ao certificado ISO, precisa entrar em contato com algum organismo de certificação terceirizado. Eles farão a auditoria e ajudarão a obter o selo caso sua empresa esteja dentro das normas.
Nesse artigo, pudemos ver que a ISO 9001 consiste em um padrão que, além de melhorar o desempenho da sua indústria, também garante o alcance de seus objetivos rapidamente, como a satisfação dos clientes e a construção de uma boa imagem para a empresa diante de seus clientes e do mercado.
Esse artigo foi útil para você? Quer ficar por dentro de outros assuntos que essenciais para o crescimento da sua indústria? Se inscreva na lista de e-mails do Blog Industrial e siga a Nomus em sua rede favorita:
Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.
Encontre Thiago Leão nas redes sociais:
Participei de uma empresa de vestuário que foi a primeira indústria Brasileira nesse segmento a obter o certificado ISO 9001.Infelizmente depois de 40 nos de história a empresa faliu! Mas antes disso a empresa perdeu a certificação, acredito que muito foi por um fator importante a ser observado ao implementar um sistema de qualidade. Elaborar um plano para reter o talentos que participaram da implantação da certificação, pois a mudança de pessoas, faz com que a empresa perca seu capital intelectual!
Olá Luismar, ótima observação.