Indústria metalmecânica: o que é, papel do setor, processos e carreiras


Atualizado em 5/08/25 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Produção / Recursos Humanos

Planilha

A indústria metalmecânica é o segmento industrial que aplica conhecimentos e técnicas de produção e processamento de produtos e coprodutos a partir do metal como peças, estruturas e máquinas. Geralmente utiliza o ferro e o alumínio, mas pode abranger outros metais.

Trata-se de uma indústria do setor de etapa intermediária na cadeia de suprimentos. A metalmecânica é precedida pela indústria metalúrgica e seguida por outros setores, como automobilístico, de informática etc. Logo, tem um papel crucial na civilização humana.

Se você deseja iniciar carreira no setor industrial, aprender sobre a metalmecânica é indispensável. De alguma forma ou de outra, ela entrará nos seus estudos, mesmo que seja pelo papel na história da indústria. E o texto abaixo ajudará nesse aprendizado.

Faça uma boa leitura!

Indústria metalmecânica: o que é, papel do setor, processos e carreiras

O que é uma indústria metalmecânica? O que produz?

A indústria metalmecânica se refere ao grupo de empresas cujas atividades econômicas envolvem o uso de conhecimentos técnicos e processos voltados à fabricação de peças, equipamentos, estruturas e máquinas metálicas.

Seu papel é intermediário entre a indústria metalúrgica e as demais indústrias que utilizam os produtos gerados pela indústria metalmecânica, como os setores eletrônicos, automobilísticos, entre outros.

Entre os tipos de empresa dentro do setor metal mecânico estão as forjas, usinas, estamparias, funilarias e caldeirarias. Seu papel costuma se confundir com a metalurgia e há empresas que podem atuar em ambas áreas, mas não são a mesma coisa como você verá mais à frente no tópico “Diferença entre indústria metalúrgica e indústria metalmecânica”.

Os produtos da metalmecânica são peças metálicas, equipamentos, máquinas, caldeiras e outros componentes a serem usados em outras indústrias. Dificilmente uma fábrica desse ramo produzirá algo para fins de uso do consumidor final, ainda que haja exceções, como fábricas de móveis de metal ou de portões.

Qual o papel da indústria metalmecânica?

O papel da indústria metalmecânica é ser a etapa intermediária de agregação de valor e modificação de materiais metálicos para um passo além da metalurgia, fabricando peças, componentes, máquinas e estruturas.

Em outras palavras, o papel da indústria metalmecânica é transformar os produtos da metalurgia em itens prontos para uso por outras indústrias e, em alguns casos específicos, pelo consumidor final.

Processos da indústria metalmecânica

A indústria metalmecânica utiliza muitos processos clássicos do setor industrial para criar seus produtos. Entre os trabalhos realizados dentro de uma indústria metalmecânica, você pode esperar:

  1. Calandragem: processo onde materiais são passados entre os cilindros aquecidos de uma calandra para obter formatos cilíndricos;
  2. Deformação plástica: todos os processos onde se submete um material a uma força ou carga até ter sua forma permanentemente alterada;
  3. Forjamento: técnica de conformação de metais que consiste no golpeamento ou compressão da peça até atingir o formato desejado;
  4. Fresamento: processo onde a peça metálica é fixada e remove-se material da mesma com o uso de fresas, ferramentas móveis;
  5. Fundição: conformação de materiais realizada a partir do derretimento, moldagem e resfriamento de materiais;
  6. Galvanização: técnica de proteção de metais contra corrosão, impacto e outros tipos de danos através da cobertura de um segundo material;
  7. Laminação: submissão do material por rolos que o comprimem até a formação de lâminas, podendo ser feita a quente ou a frio;
  8. Niquelação: aplicação de cobertura de níquel para fins de proteção, estética e acabamento do material
  9. Soldagem: técnica de criação ou conserto que consiste no derretimento de partes de duas ou mais peças para juntá-las ainda quentes e fixá-las quando esfriarem;
  10. Torneamento: processo onde a peça metálica gira no próprio eixo enquanto uma ferramenta fixa remove material até obter-se o formato desejado;
  11. Trefilação: formação de fios, canos e outras peças de metal puxado;
  12. Usinagem: qualquer processo industrial onde há remoção de material de uma peça para fins de obter o formato desejado;
  13. Usinagem não-convencional: qualquer processo de usinagem que utilizar técnicas menos comuns, como ultrassom ou jatos abrasivos.

Quer saber tudo sobre esses e outros processos de transformação de materiais? Baixe agora mesmo este guia gratuito:

Planilha

Diferença entre indústria metalúrgica e indústria metalmecânica

Embora a indústria metalúrgica e a metalmecânica façam parte do mesmo setor industrial de base metálica, o complexo metal mecânico, suas atividades são diferentes. O que muda de uma para outra é o papel que cada uma exerce dentro da cadeia produtiva.

A indústria metalúrgica utiliza o metal extraído da natureza para produção de lingotes, tarugos, chapas, barras e outros materiais semiacabados. Estes materiais serão usados como matéria-prima na indústria metalmecânica, que produzirá estruturas, portões, caldeiras, e outras peças metálicas.

Dessa forma, podemos ver objetivamente que:

  • metalurgia é parte da indústria de base;
  • metalmecânica é parte da indústria de transformação.

Carreiras da Indústria Metalmecânica

A indústria metalmecânica oferece algumas oportunidades interessantes de carreira profissional. Destaquei duas abaixo, por serem os trabalhos mais comumente procurados nesse segmento industrial.

Confira:

  • Engenheiro mecânico
    • Atribuições: construção, desenvolvimento e monitoramento de projetos e processos de sistemas, produtos e serviços mecânicos, como em máquinas, equipamentos, forjas, etc;
    • Formação: bacharelado em engenharia mecânica ou em engenharia afim, mas se for uma engenharia muito distante, pode ser necessário uma especialização ou pós-graduação;
    • Salário médio (Catho): R$ 6.409,40
  • Técnico em mecânica
    • Atribuições:  reparo e operação de máquinas e equipamentos para garantir o funcionamento adequado dos sistemas mecânicos, inspeção de manutenção, montagem e instalação de máquinas e sistemas, ajustes em máquinas para melhoras de desempenho, entre outras;
    • Formação: curso técnico em metalmecânica;
    • Salário médio (QueroBolsa): R$ 4.904,42

[Grátis] Cursos para gerir a produção metalmecânica

A produção, o estoque e os preços de uma indústria metalmecânica devem ser geridos com rigidez e firmeza. Trata-se de um setor antigo com conhecimento consolidado que você deve aprender se quiser estar no mínimo patamar igual aos dos concorrentes.

Por isso, trouxe uma coletânea de cursos, palestras e aulas no geral para ajudar na gestão das operações metalmecânicas na sua carreira. É a Academia Nomus, um catálogo de conhecimento grande e em expansão oferecido por engenheiros, gestores e outros tipos de profissionais da indústria.

Confira agora:

Academia Nomus

Sistema de gestão de metalmecânicas e metalúrgicas

As necessidades de gestão de indústrias que trabalham do metal são bastante específicas. É por isso que fica muito melhor operá-las com um sistema que conhece seus desafios e entrega soluções para cada um deles.

Estou falando de usar um sistema integrado de gestão (ERP) especialista em indústrias.

O Nomus ERP Industrial é uma plataforma projetada por engenheiros industriais, de produção, mecânicos etc para fins de cobrir exatamente o que uma fábrica precisa para operar com mais eficiência, clareza e objetividade.

Os módulos de engenharia, produção, chão de fábrica e estoque vão garantir que todas suas máquinas de metal operem a todo vapor. Não importa o peso da carga produzida: o controle dos processos vão ser mais leves do que as folhas de alumínio.

Entrevista com gestor de indústria metalmecânica que melhorou a gestão com um sistema especialista

Entenda melhor sobre esse sistema com a demonstração gratuita do Nomus ERP Industrial clicando no botão abaixo:

Saiba mais sobre o setor industrial

O setor industrial brasileiro é rico em oportunidades de trabalho e desenvolvimento de novos negócios. Se você quiser entrar para esse mercado, no entanto, precisa se dedicar bastante a estudo e obtenção de experiência para conseguir ocupar um local de destaque.

Existem vários caminhos gratuitos para estudar e avançar na sua carreira.

E vou contar a você.

Primeiro, saiba que neste blog eu, meus colegas e convidados estamos sempre lançando matérias de interesse do setor industrial. De tipos de indústria a gestão fiscal e romaneio, enfim, cobrimos tópicos vastos e específicos do escopo industrial.

Inscreva-se agora para receber notificações sempre que um novo artigo for ao ar.

Segundo, você pode acessar pílulas de conhecimento industrial todos os dias nas redes socias da Nomus. Há entrevistas, palestras, dicas rápidas e reflexões profundas a serem conferidas.

Siga agora:

Vamos em frente!

Planilha
Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: