Atualizado em 18/06/25 - Escrito por Thiago Leão João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção
Os tipos de indústria podem ser classificados pelo papel que desempenham na cadeia produtiva (indústria de base, de bens intermediários, de bens de consumo e de ponta) ou por setor/tipo de produção (metalúrgica, alimentícia, plástica, etc).
As duas formas de categorização estão contempladas no artigo a seguir, onde você pode conferir com detalhes a categorização dessas indústrias. É dessa forma que estudantes, profissionais, empresários e pesquisadores descobrirem novas possibilidades de investimentos de carreira, empreendimentos e outros tipos de oportunidades.
Preparei um texto extenso abaixo que serve tanto para a leitura profunda quanto para consultas posteriores. No entanto, gostaria de salientar que há vários materiais de estudo indicados que podem ajudar muito. Se este artigo auxiliar nas suas pesquisas, deixe um comentário.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo
Indústria é o nome da atividade econômica de transformação de matéria-prima em produtos comercializáveis. Para isso, utiliza energia, força humana e máquinas. As operações industriais tiveram boons nas Revoluções Industriais.
Uma vez que existem inúmeros produtos feitos de ainda mais infindáveis matérias-primas, as indústrias foram categorizadas em tipos diferentes. Essas variações existem por conveniência de classificar coisas e todos os benefícios comuns desse tipo de ação.
Isso é, categorizar uma fábrica dentro de um tipo de indústria auxilia na identificação do seu tipo de produto, operação, finalidade, etc. Só que como essa categorização é relativamente arbitrária, não uma “lei natural”, os tipos podem variar conforme o grau de segmentação e o contexto classificatório.
É isso que faz com que este artigo tipifique as indústrias de duas formas diferentes, uma por seu papel na cadeia de produção e outro pela natureza das operações. Mesmo estas classificações podem ser tênues e mudar conforme entendimento legal, acadêmico ou científico.
Continue lendo e saiba mais sobre os tipos de indústria.
Categorizar as indústrias conforme seu papel na cadeia de produção e suprimentos é entender o quão próximas ou afastadas estão da matéria-prima bruta e do produto final a ser consumido na sociedade.
Há fábricas que atendem de ponta a ponta ou que oferecem serviços e produtos separados, de níveis diferentes. Por isso, não considere a classificação abaixo como algo engessado.
Dito isso, vamos a estes 4 tipos de indústria:
São aquelas que transformam matérias-primas brutas em produtos a serem usados por outras indústrias. Aqui estão incluídas as extrativistas. Isso é, aquelas que extraem e produzem materiais como aço, cimento, e tarugos de ferro.
Seu papel é de iniciar o processo e geralmente demandam investimentos em capital e tecnologia vindo tanto de entes privados quanto estatais/governamentais. Costumam consumir grandes quantidades de energia e recursos naturais e tendem a ser voltados a outras indústrias, não ao consumidor final.
Estão classificadas aqui todas aquelas que produzem os componentes e os chamados produtos semiacabados, peças a serem usadas, normalmente, por outras indústrias a fim de serem incluídas no produto final. É o fornecedor de meio-termo entre matérias-primas e bens de consumo.
No entanto, uma fábrica que vende peças para uma indústria automotiva também poderá comercializar as mesmas peças em caráter de reposição para um consumidor final, por exemplo.
Essas são as indústrias que fabricam pensando diretamente no consumidor final. Fábricas de alimentos, montadoras de veículos, manufaturas de móveis e roupas, entre outras, é uma lista bastante vasta. Se você olhar à sua volta, praticamente tudo ao seu redor veio de uma fábrica de bens de consumo.
Aqui estão todas as empresas que focam na inovação e desenvolvimento tecnológico. Sua produção é voltada para pesquisa e desenvolvimento do que pode melhorar os processos das outras indústrias, questões do dia a dia do consumidor final, e diversas outras partes da sociedade.
Costumam exigir bastante investimento e disposição para riscos, visto que pesquisas podem não resultar diretamente em produtos novos.
Falando em inovação, confira este artigo sobre 15 matérias-primas inovadoras desenvolvidas no Brasil e resto do mundo.
A gestão e o estudo da administração industrial ficam mais fáceis quando você tem acesso a ferramentas de auxílio otimizadas e gratuitas. Os engenheiros e outros profissionais especialistas em indústrias preparam um catálogo completo.
Confira planilhas, checklists, ebooks e outros materiais ricos gratuitos:
A indústria, como esclarecido anteriormente, pode ser categorizada de várias formas conforme produtos fabricados, fim das atividades, e matéria-prima utilizada. Muitas fábricas podem estar em mais de um destes tipos ao mesmo tempo.
A lista abaixo possui 15 tipos, mas expandiremos com o tempo para abarcar todas as possibilidades. Se você sentir falta de algum em específico, deixe nos comentários que incluiremos na próxima atualização:
Estudantes, gestores, pesquisadores e profissionais da indústria no geral podem aprender mais sobre os processos da indústria na coletânea de cursos gratuitos e com certificado oferecidos pela Nomus:
A indústria trabalha fundamentalmente com processamento de materiais a serem derretidos, cortados, misturados, montados, enfim, sofrerem transformações a fim de chegar nas peças e produtos desejados.
Existe um livro digital que você pode usar para aprender sobre a maior parte deles. É o Guia de Processos de Transformação Industrial da Nomus. Você pode baixá-lo de forma totalmente gratuita abaixo:
A indústria é um campo do conhecimento bastante amplo e complexo. Estudar sobre seus diversos tópicos é a solução. Uma boa fonte de matérias, artigos e oportunidades de aprendizado é o blog industrial da Nomus, que você está lendo agora.
Recorrentemente, eu, meus colegas e convidados publicamos sobre diversos assuntos de interesse industrial. Processos da indústria, gestão financeira, sistemas digitais, guias de carreira, entre outros, podem ser aprendidos aqui.
Convido você a ficar de olho em tudo que sair no blog. Para isso, basta se inscrever, e receberá notificações sempre que uma nova matéria for ao ar.
Também, convido você a assinar a nossa newsletter mensal e receber notícias de alta importância da indústria.
Vamos em frente!
Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.
Encontre Thiago Leão nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: