Atualizado em 11/12/23 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Estratégia de marketing para indústrias, ou marketing industrial, é um conjunto de estratégias realizadas de uma empresa para outra: o conhecido B2B.
O termo em inglês, usado para definir o marketing de uma empresa para outra, é o B2B, que significa “business to business”. É a forma de fazer marketing, não para o consumidor final, mas para outras organizações.
Nem sempre as empresas criam produtos para o consumidor final, muitas vezes a produção é destinada para outros negócios e organizações. É o caso de indústrias que fabricam máquinas para agroindústrias, equipamentos logísticos, entre outros produtos.
Mesmo que o foco da indústria não seja o consumidor final, existe a necessidade de se comunicar com as empresas consumidoras, de forma eficiente e compreensível. Esta é a função do marketing para indústria.
Usado de forma estratégica, o marketing B2B permite aumentar consideravelmente os lucros de uma organização. Com ações que a tornam diferente das demais, é possível criar formas de agregar e impactar de forma positiva os consumidores.
O marketing industrial é feito de forma diferente se comparado ao tradicional, principalmente quando diz respeito ao público alvo. Porque não é o cliente final que precisa entender as vantagens do produto, mas sim outras empresas. É neste ponto que precisam ser desenvolvidas ações que visem atingir este perfil específico.
Veja também: Tipos de Marketing: Conheça os 10 principais e como aplicá-los na sua empresa
No entanto, apesar da diferença nas estratégias na execução, podemos dizer que o objetivo muitas vezes é o mesmo: garantir um bom posicionamento da marca no mercado e aumentar as vendas.
Neste sentido, a estratégia certa de marketing para indústrias pode trazer inúmeros benefícios como:
Muitas empresas ainda desconhecem ou desqualificam o marketing digital. Mas investir em estratégias de marketing pode melhorar a visibilidade da marca no mercado.
Com o conteúdo certo é possível atrair novos clientes e ainda aumentar a autoridade da empresa, no caminho para se tornar uma autoridade dentro da sua área de atuação.
Atualmente, as pessoas fazem todos os tipos de negócios pela internet. Desde compras simples, como uma peça de roupa até investimentos mais complexos, como um maquinário.
E, se o seu cliente está na internet, você também precisa estar. E é nesse ponto que entram as estratégias de marketing.
Outra grande vantagem das estratégias de marketing, principalmente falando de marketing digital, é a possibilidade de uma análise precisa de dados e resultados.
Com ferramentas como o Google Analytics é possível identificar, por exemplo, número de acesso em seu site, tempo de permanência nas páginas, entre outros dados. Além disso, você também consegue avaliar com precisão resultados de mídia paga e outras estratégias.
Isso é fundamental para entender o que funciona e o que precisa de ajuste, para que sua estratégia seja aprimorada constantemente em busca dos melhores resultados.
Mas, para alcançar esses benefícios e muitos outros como o aumento nas vendas e a fidelização de clientes, é preciso traçar a estratégia certa. Veja no tópico a seguir como fazer isso:
Veja também: DMP: o que é, como funciona e quais os seus benefícios
Existem alguns passos que precisam acontecer para a concretização e efetividade de uma estratégia de marketing para indústrias. Confira:
Para entender em quais estratégias sua empresa deve investir, é muito importante conhecer o seu público e como ele se relaciona. Ainda importa saber seus hábitos de consumo e padrões de comportamento.
Além disso, busque identificar quais são suas maiores dificuldades e problemas. Essa informação é muito importante para o desenvolvimento das demais ações que, de certa forma, precisam focar em ajudar seu possível cliente na resolução de seus problemas.
Com base nas informações da persona, identifique quais são os melhores canais para se comunicar com esse público. Sabemos que o foco do marketing B2B são outras empresas, mas é importante entender quem é o tomador de decisão em cada caso.
A partir disso, busque entender onde esse público se encontra. Pode ser o LinkedIn, o Instagram, o Youtube, o Facebook, ou outra rede. O importante é que sua empresa esteja no mesmo lugar que os potenciais clientes.
Vendas B2B podem ser mais demoradas do que quando falamos em negociações B2C. Isso porque os produtos podem ter um alto valor agregado e o processo de decisão pode ser mais longo.
Por isso, é muito importante identificar como é a jornada de compra dos clientes:
Assim, você identifica qual é o momento ideal para mandar um conteúdo e tirar uma dúvida, e quando é o momento de fazer uma comunicação mais comercial, oferecendo uma consultoria ou um pedido de orçamento, por exemplo.
Veja também: Consultor ERP: o que faz, quanto ganha e os melhores sistemas para trabalhar
Apenas uma pequena parte das pessoas está pronta para realizar uma compra neste momento (3%). A grande maioria (97%) precisa passar por um processo de identificação da necessidade e aí sim iniciar a busca pela solução. Esse é o caminho que o cliente percorre em sua jornada de compra, e é essencial que sua empresa esteja presente em todos os momentos.
E uma ótima forma de fazer isso é investir na produção de conteúdo. Identifique as principais dúvidas dos clientes, quais são os desafios que esse público enfrenta no dia a dia e trabalhe na produção de materiais úteis.
A produção de conteúdos é muito importante para o desempenho orgânico de um site. Mas investir em mídia paga também é essencial para alcançar os resultados. Você pode trabalhar com tráfego pago nas redes sociais, como Instagram e o Facebook, ou no Google, através de anúncios de display ou rede de pesquisa, entre outros.
O importante é sempre considerar onde seu público está e quais são as necessidades dele. Em uma estratégia de tráfego pago é possível, por exemplo, segmentar públicos específicos, de acordo com o objetivo da sua campanha.
Como mencionamos acima, é importante que sua empresa esteja presente em todos os momentos. O que significa que não basta apenas tentar vender. É preciso, antes de tudo, construir um relacionamento com o lead ou potencial cliente.
Para isso você pode utilizar o email marketing, por exemplo, que permite uma comunicação direta e personalizada. Também vale a pena apostar em algumas redes sociais.
Tão importante quanto conquistar novos clientes é fidelizar os clientes atuais. E o marketing também pode ajudar nesta questão. O e-mail marketing, citado no tópico anterior, pode ser utilizado para manter o relacionamento, enviar materiais, cupons de desconto, entre outros. Pensando sempre nas coisas que fazem sentido para o seu público.
O comportamento do consumidor muda constantemente, assim como o mercado. Por isso, é essencial que sua estratégia de marketing seja sempre avaliada e melhorada. Busque identificar pontos de acerto, que devem ser reforçados, e também pontos de melhoria.
Ao longo deste conteúdo, foi possível perceber que o marketing para indústrias é tão importante quanto as estratégias que buscam atingir o consumidor final. Mas, para conquistar bons resultados, a estratégia do plano de marketing deve estar de acordo com o mercado e as necessidades do seu público.
Agora que você já entendeu os conceitos básicos do marketing para indústria, e como realizar uma estratégia, é hora de botar a mão na massa e agir. Fale com um consultor e veja como aplicar todo esse processo na sua empresa também!
Se inscreva na lista de emails do Blog da Nomus para receber mais conteúdos como este, sobre o mundo industrial e empresarial. Siga também a Nomus em suas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: