Como indústrias podem usar recursos visuais para impulsionar vendas B2B

Atualizado em 10/11/21 - Escrito por Alessandro Oliveri (Venngage) na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

No mundo dos negócios B2B, haverá ocasiões em que você pode precisar apresentar um produto, destacar benefícios ou compartilhar estatísticas. Ao invés de contar apenas com palavras ou com imagens puramente ilustrativas, comunicar visualmente tem um impacto maior no seu público e torna a comunicação mais rápida. 

As ferramentas de storytelling e visualização de dados são as ideais para essas situações e causam uma impressão mais consistente no seu público e ajudam a comunicar de forma rápida e eficaz. 

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas práticas sobre como usar recursos visuais para impactar os seus clientes B2B e aumentar as vendas da sua indústria.

Apresente o seu negócio

Se você está lançando ou reformulando a sua indústria, essa é uma grande oportunidade para atrair a atenção do público e da mídia com novidades. Mas enviar uma newsletter tradicional e um release de imprensa é o suficiente? Hoje em dia, não.

Uma forma criativa e atraente de apresentar a sua empresa e branding é contar a sua história visualmente através de infográficos. Você usar recursos de storytelling e visualização de dados para apresentar uma visão geral da sua indústria, características marcantes, diferenciais ou mesmo aspectos importantes do seu plano de negócios

Ícones e cores, por exemplo, são ótimos para destacar e hierarquizar informações um infográfico com propostas de negócio, serviços, características de gestão ou diferença entre produtos, como no exemplo abaixo:

Esse tipo de recurso é ótimo para apresentar a sua indústria ao seu público-alvo e influenciadores, pois além de ajudar a reter informações, permite uma visualização rápida e abrangente do que você quer informar. Isso aumenta as chances de ganhar a atenção desejada e tão concorrida dos stakeholders.

Usar elementos de visualização de dados e storytelling na sua apresentação vai causar maior impacto e confiança do que apenas contar fatos, mostrar ideias ou posicionamentos. Veja como os números contextualizados em um infográfico ajudam a atrair atenção e curiosidade do público.

Comunique valor

Imagine receber uma proposta por email contendo apenas blocos de texto descrevendo um produto ou serviço. Dificilmente você leria o conteúdo inteiro, especialmente quando se trata de vendas B2B, onde os responsáveis por compras recebem diversas propostas por dia.

Uma forma de reunir características e benefícios que o seu produto oferece é através de um infográfico de produto. Infográficos são ótimos para resumir e destacar informações e despertar o interesse do público. Ao usar um infográfico ao invés de um texto longo você consegue apresentar produtos e comunicar valor de forma instantânea e memorável.

Você também pode usar infográficos para mostrar com um produto funciona ou compará-lo com outras opções que você ou os seus concorrentes oferecem, ajudando o seu público-alvo a tomar uma decisão fundamentada.

Aqui está um infográfico de comparação que destaca as diferenças entre dois tipos de produto:

Outra forma de ajudar o seu cliente a escolher o produto certo ou mostrar porque a sua solução é a ideal para as necessidades dele é apresentando uma árvore de decisão. Esse tipo de recurso visual é uma ferramenta que auxilia a tomada de decisão e ajuda a visualizar e analisar opções para chegar a uma conclusão de forma rápida.

Além disso, uma árvore de decisão pode ser usada para organizar informações e apresentá-las de forma que tenham sentido imediato para o seu público, como no exemplo abaixo:

Apresente resultados de pesquisa

O compartilhamento de dados e pesquisas originais atrai a atenção do público, desperta o interesse para a sua expertise e aumenta as chances de ser visto como uma fonte confiável por outras empresas.

E a melhor maneira de apresentar as suas descobertas de pesquisa é fazer isso visualmente com infográfico bem projetado. Você pode combinar texto com tabelas, gráficos, imagens e símbolos para visualizar os dados e tornar a leitura interessante.

Aqui está um trecho de um infográfico criado pela Venngage após pesquisar e reunir insights de mais de 200 profissionais de marketing sobre o uso de conteúdo visual, divulgado em 2021.

Compartilhe conteúdo divertido

Você nem sempre precisa compartilhar materiais informativos, educacionais e promocionais. Às vezes, compartilhar conteúdo divertido também pode gerar simpatia pela sua marca.

O importante é criar conteúdo que tenha a ver com o seu público-alvo e permaneça fiel à sua identidade. Por exemplo, aqui está um infográfico interativo que a Marriott criou para promover seu hotel em Scottsdale. Ele Inclui um fluxograma fácil de usar que sugere um conjunto de atividades locais com base nas respostas do usuário.

A maioria das pessoas evita criar infográficos porque é considerado demorado, mas você pode optar por usar templates customizáveis ao invés começar do zero. E melhor parte sobre eles é que podem ser facilmente reaproveitados em outros formatos de conteúdo, como postagens em mídias sociais, e-books, boletins informativos, relatórios e postagens em blogs.

Quando você quiser mostrar relações entre conceitos, ideias ou estratégias, táticas e ações desenvolvidas pela sua indústria, um mapa conceitual é o recurso que você precisa.

Portanto, adicione interesse visual ao seu conteúdo para comunicar sua mensagem de forma eficaz e atrair a atenção dos seus clientes B2B.

Simplifique processos complexos

Esclareça rapidamente as informações para os seus clientes em potencial. Gestores e responsáveis por aquisições nas empresas normalmente têm pouco tempo e recebem muitas propostas. Portanto, ser breve e claro é algo visto com simpatia e como uma demonstração de eficiência. 

Não confunda o seu público com jargões e termos legais, mas use linguagem direta e simples para explicar os processos e etapas envolvidas no fornecimento dos produtos e serviços.

Uma forma de fazer isso é usando infográficos de processo ou fluxogramas. Veja abaixo como esse tipo de visual apresenta processos de forma lógica e fácil de entender:

Veja também: Como fazer o mapeamento de processos na sua indústria?

Newsletters atraentes

As newsletters têm como objetivo informar, envolver e gerar conversões, mas como você pode garantir que seus emails sejam lidos?

Com  tantos emails enviados e recebidos todos os dias, as marcas precisam criar newsletters que se destaquem e agreguem valor.

Em vez de enviar as mesmas fotos estáticas de produtos e blocos de texto, por que não incorporar recursos visuais em sua estratégia de marketing por e-mail para comunicar a mesma mensagem de uma forma visualmente atraente?

Aqui estão algumas ideias de conteúdo de infográfico para seus boletins informativos por e-mail de comércio eletrônico:

  • Crie um infográfico de lista, ou checklist, com dicas e recursos que ajudem o seu público. Lembre que as vendas B2B são mais demoradas do que as B2C, portanto construir um relacionamento com stakeholders é fundamental.
  • Outra forma de tornar os seus emails mais interessantes é compartilhar estatísticas e dados relevantes por meio de um gráfico de setores, como o exemplo abaixo, ao invés de usar apenas textos e números. 
  • Crie um infográfico de processo para o e-mail de boas-vindas para novos clientes para detalhar as próximas etapas
  • Eduque seu público sobre sua marca por meio de um infográfico informativo

Conclusão

Vivemos em uma economia visual e as indústrias também precisam fazer parte disso e investir em técnicas que ajudem as pessoas a tomar decisões.

Infográficos e outros recursos visuais podem ser reaproveitados em várias plataformas,  desde apresentações de vendas, emails, blog até redes sociais. Em todos esses formatos, comunicar de forma visualmente atraente vai ajudar o seu público a entender e lembrar da sua mensagem.

Guia de marketing para indústrias

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: