Catálogo de produtos: como montar o seu grátis


Atualizado em 14/05/25 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Planilha formação de preço de venda

Catálogo de produtos é um documento ou material onde a empresa coloca seus produtos com informações para disponibilizar aos clientes. Sua função é similar à de um cardápio em um restaurante, mas podendo ser aplicada em formatos, mídias e contextos diferentes – e não sendo restrito a alimentos.

Também é possível usar o catálogo como um instrumento de marketing. Inserir copywriting, usar linguagem visual, apostar em elementos de branding etc podem reforçar o desejo de compra do seu cliente. É importante aliar criatividade, pensamento de vendas e clareza de informações.

Se quiser aumentar as vendas da sua empresa, é necessário aumentar seu conhecimento. É por isso que eu escrevi o artigo abaixo, ensinando o que é e como fazer seu catálogo de produtos. Por fim, montei até mesmo alguns modelos grátis para você usar.

Faça uma boa leitura!

Catálogo de produtos: como montar o seu grátis

O que é um catálogo de produtos?

Catálogo de produtos é uma ferramenta de apresentação dos produtos da sua empresa através de ilustrações, informações importantes e, contextualmente, preço. Logo, seus clientes podem conhecer o que você vende e encomendar a compra.

A quantidade de detalhes nas fichas depende da sua estratégia, objetivo, e mídia utilizada. Entre os dados que podem ser encontrados, há os mais básicos, como nome e código, até mais detalhados ou contextuais.

Por exemplo, cores nas quais ele é produzido, material de fabricação, medidas como tamanho e dimensões, variações possíveis, avaliações de clientes, preço etc. A fim de entendimento, pense que o catálogo é o cardápio da sua empresa, independente de tipo de produto ou serviço prestado. 

Veja também: Ficha técnica de produto: o que é e como montar a sua

Para que serve um catálogo de produtos?

O catálogo de produtos é utilizado para promover seus itens e também oferecer uma informação objetiva do que você vende, para que o público analise e faça o pedido de compra. É a mesma função de um cardápio de um restaurante – inclusive, o cardápio é um catálogo.

Logo, oferecer esse material para seus clientes pode contribuir para aumentar as suas vendas. Por fim, saiba que o catálogo ainda pode ser incrementado com técnicas de copywriting, design e branding para reforçar o desejo de compra no consumidor.

Como montar um catálogo de produtos

A montagem de um catálogo de produtos deve ser realizada em ferramentas de design gráfico, edição visual, ou desenvolvidas especificamente para criação de catálogos. Entre as possibilidades, há o Canva, Adobe Illustrator, Photoshop, Corel Draw e o Desygner.

Você deve começar listando os itens que serão incluídos no catálogo e as informações que deseja colocar, assim como pensar na organização dos mesmos. Dividir por categoria, cor, uso, matéria-prima, etc depende da sua estratégia.

Considere também hierarquia dos que precisam de maior promoção para dar mais ou dar menos destaque a cada um.

Depois, deve-se planejar a diagramação dos mesmos pensando no espaço disponível e, então, montar na ferramenta o seu catálogo, inserindo fotos e informações de cada produto.

Por fim, adicione os elementos gráficos que ajudarão na leitura.

Esses passos podem variar dependendo da abordagem do designer ou se você utilizar um modelo pronto, com layout e estrutura já definidos, que podem ser personalizados conforme sua necessidade.

Vantagens do catálogo de produtos digital

O catálogo de produtos pode ser físico ou digital e cada um tem seus benefícios. No entanto, em plenos anos 2020 – 2030, é indispensável existir a versão virtual, independente de você ter ou não a versão impressa. Você atinge muito mais clientes gastando menos com o catálogo digital.

Um mesmo arquivo ou plataforma de disposição de produtos pode ser enviado para centenas de possíveis clientes sem qualquer custo adicional. É diferente do material impresso. Se você quiser fornecer para seu cliente levar consigo, terá que gastar mais para imprimir.

Se for um catálogo físico que fica em apenas um lugar, perde-se na mobilidade. O cliente não pode revisitar as informações quando bem entender. É diferente do catálogo de produtos digital, que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento.

Ainda, catálogos de produtos digitais podem ser integrados a suas ferramentas de marketing e vendas. Pessoas que visualizam o catálogo podem ser já captadas como leads ou ter acesso a links diretos para suas lojas virtuais para compra imediata.

Bons exemplos de ferramentas que podem integrar vendas, catálogos de produtos e gestão de empresas (ERP):

5 Dicas para seu Catálogo de Produtos Digital

O catálogo de produtos deve receber atenção especial se você ter mais eficiência na promoção das suas vendas. Lembre-se que mesmo sendo um material de consulta, também é uma ferramenta de experiência do cliente, impactando nas suas vendas.

Confira:

Facilite a navegação no catálogo

Tanto catálogos PDF, hospedados em site ou dispostos em aplicativo desenvolvido para isso podem oferecer navegação otimizada. Para isso, ele precisa ter algumas características importantes.

Elementos que podem melhorar seu catálogo de produtos digital:

  • Índice com links para os tópicos;
  • Possibilidade de aplicar zoom nas imagens;
  • Links internos e externos para chegar na loja virtual, no Whatsapp da empresa, enfim, executar a compra;
  • Filtros de produtos;
  • Compatibilidade com diferentes dispositivos (PC, celular, tablet e até televisor);
  • Mecanismos de busca*.

No caso de arquivos PDF, garanta que o texto esteja selecionável – assim, o cliente poderá usar o CTRL + F.

Diagramação e layout devem ser dinâmicos

É importante que a disposição das informações do catálogo sejam pensadas de forma dinâmica em um design responsivo. Ou seja, o layout deve se adaptar ao dispositivo usado pelo cliente na visualização. Algumas pessoas ainda conseguem ir além e desenvolver catálogos que correspondem até mesmo à velocidade de conexão do cliente, omitindo elementos mais pesados ou menos importantes.

Apresente fotos claras e contextualizadas

Colocar imagens do seu produto é sempre importante para o cliente identificar exatamente o que ele está comprando. No entanto, não use apenas fotos de itens soltos. Mostre os produtos sendo usados no dia a dia e pessoas satisfeitas com o resultado também.

Se você estiver usando uma página própria ou desenvolvendo funcionalidades para algum app, lembre de oferecer a opção de dar zoom nas fotos e ter galerias dinâmicas, de fácil 

Use boas descrições e aplique copywriting

O texto utilizado no catálogo de produtos é uma boa oportunidade para reforçar a venda, ao mesmo tempo não pode perder sua função. Aproveite os textos para descrever bem os produtos de forma objetiva e prática, mas sem esquecer que é uma oportunidade de ser persuasivo. No entanto, cuidado para não acabar exagerando com termos batidos e clichês.

Aplique SEO no catálogo de produtos

Usar recursos de SEO – Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca – permitirá que as pessoas encontrem seu catálogo ao procurarem por produtos específicos. Além disso, aumentará a autoridade do domínio da sua empresa sobre assuntos relacionados aos produtos vendidos.

Importante: essa dica só serve para catálogos online em sites e apps. PDFs fechados para download não terão influência e PDFs indexados têm limites quanto a otimização e ranqueamento.

[Grátis] Modelo de Catálogo de Produtos

Eu preparei mais de um modelo grátis para você usar no catálogo dos seus produtos. Tem mais de uma versão com mais de um perfil de produto para você baixar ou editar online. É importante notar, no entanto, que você precisa criar uma cópia da versão online para baixá-la.

Versão Canva (online e editável)

A versão Canva desse modelo é a mais personalizada e personalizável, colorida e dinâmica por conta da natureza da ferramenta. Não esqueça de que o link não leva para uma versão editável – é necessário criar uma cópia e, a partir daí, editar o seu catálogo. Personalize à vontade.

Versão Word / Google Docs

Alguns negócios combinam mais com catálogos mais tradicionais como os criados em Word, Docs e editores de texto. Por isso, criamos o modelo abaixo. Não esqueça de que o link não leva para a versão editável – é necessário criar uma cópia e, então, editá-la conforme suas necessidades.

Versão PDF

Um modelo exclusivamente feito em PDF editável limitaria as possibilidades de personalização para você. Por isso, nossa orientação para o modelo grátis em PDF é usar um dos outros modelos (Canva ou Word/Docs) e, então salvar em PDF, editável ou não.

[Indústria] Gestão de Produtos Avançada

Você pode ter uma gestão completa dos produtos do seu catálogo através de um sistema avançado para indústrias. O Nomus ERP Industrial permite gestão total de estoque, ordens de produção, compra e venda, negociações e integração de todos esses dados.

Também é possível lançar pedidos de compras em portal de fornecedores, criar tabelas de preços conversíveis em PDF, gerenciar projetos e engenharia, trabalhar com produção sob encomenda e muito mais.

Assista a uma demonstração grátis:



[Grátis] Modelos e Planilhas para Indústrias

O catálogo de produtos não é a única ferramenta de gestão de produtos necessária para uma empresa – nem é a única que oferecemos gratuitamente. A Nomus criou um catálogo inteiro de planilhas, checklists, ebooks e outros materiais ricos que auxiliarão na sua gestão.

Confira agora:



Mais conhecimento sobre produção e venda

O que pode realmente melhorar seus resultados na empresa é investir tempo em obtenção de conhecimento sobre produção, venda e gestão no geral. Falo tempo, não dinheiro, porque há formas gratuitas de obter insights, dados e informações.

Eu, meus colegas e convidados publicamos de forma recorrente neste blog as mais diferentes matérias sobre gestão industrial. Você aprenderá desde como emitir uma nota fiscal a como funciona uma caldeiraria. 

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Autor do Artigo

João Pedro

Redator Industrial e Copywriter. Bacharel em Tradução do Inglês pela UFRGS. 10+ anos de redação, storytelling, tradução e criação de nomes de empresas.

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