Inbound marketing para indústrias: o que é e como colocar em prática


Atualizado em 24/03/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

A internet está mudando a forma que as pessoas e empresas compram produtos. Isso é ruim? Só se você não aproveitar as mudanças. Neste artigo vou mostrar como o inbound marketing para indústrias é um grande aliado da sua empresa.

Nunca antes as pequenas empresas tiveram tanto espaço na mídia e chances de se comunicarem com seu público-alvo. É preciso aproveitar essa oportunidade para alavancar as vendas da sua indústria e ainda se posicionar como grande referência do mercado.

Quer saber como? Vamos ao texto.

Mas o que é inbound marketing?

Para entender o que é inbound marketing para indústrias (veja outras siglas e termos de marketing) e como ele funciona, vamos primeiro revisar como é feito o marketing tradicional ou de interrupção. Essa era a única forma de se fazer marketing até poucos anos atrás.

Marketing tradicional de interrupção

A grande maioria das empresas comete um erro de marketing que é ainda está fazendo apenas o tradicional marketing de interrupção e de prospecção.

Ou seja, elas vão atrás dos prospectos que estão interessados em comprar seu produto.

Para isso é preciso desembolsar uma boa verba para colocar um anúncio na TV, jornal, revista, rádio ou portais online.

Esses anúncios então interrompem o conteúdo que o prospecto está consumindo e mostra a marca da empresa contratante.

Esse tipo de marketing tem dois grandes problemas, eles são:

  • É caro.
  • É limitado.
  • Constrói autoridade em terreno alugado.

Por que o marketing de interrupção é caro?

Para você se comunicar com uma boa quantidade de pessoas, precisará fazer um alto investimento e isso pode ser muito arriscado para pequenas empresas.

Por que o marketing de interrupção é limitado?

Quando uma empresa anuncia seus produtos a venda, essa comunicação só será interessante para as pessoas que estão de fato procurando aquele produto naquele momento.

Ou seja, são os prospectos prontos para a compra.

O problema é que o número de prospectos prontos para comprar o produto é muito menor do que os prospectos que ainda não estão prontos e poderiam comprar o produto no futuro.

Por que o marketing de interrupção constrói autoridade em terreno alugado?

Quando uma empresa para colocar um outdoor, para aparecer na TV ou ainda para aparecer em um site, ela está alugando a audiência daquele veículo de comunicação.

Ou seja, a audiência não é dela. No momento em que a empresa parar de pagar, irá perder todo o contato com os prospectos.

Isso deixa a empresa nas mãos dos donos dos canais de comunicação e não é o ideal.

4 As do marketing: o que é, como funciona e como aplicar na sua empresa

Inbound marketing para indústrias

Agora vamos falar sobre o novo inbound marketing para indústrias e com ele chegou para transformar a forma de se fazer marketing e também para ajudar imensamente pequenas empresas.

Os principais objetivos do inbound marketing são:

  • Atrair os seus prospectos até você, por vontade própria, sem interrompê-los.
  • Educar os prospectos e montar uma lista de seguidores fieis.
  • Quando estiverem no ponto para a compra, oferecer seu produto.

Mas como fazer isso?

Vou listar um passo a passo bem simplificado para que você possa entender a ideia do inbound marketing para indústrias, vamos lá:

1. Atrair prospectos até você

Com a internet e o Google, sempre que temos dúvida de alguma coisa, perguntamos ao Google qual é a resposta.

É por ai que você irá alcançar seus prospectos.

Seus potenciais clientes estão nesse exato momento procurando no google como resolver um problema, seu site aparece como resposta?

Para atrair seu público, você precisa se transformar em uma fonte de informação, seja ela escrita em um blog, em vídeos no youtube ou até mesmo em um podcast.

Dessa forma você irá alcançar não somente quem está procurando comprar o seu produto agora, mas também quem poderá comprar no futuro.

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2. Educar seus contatos e criar uma lista de seguidores

Agora que você começou a montar seus conteúdos informativos e a audiência começou a chegar, está na hora de criar uma lista de seguidores para montar seu funil de vendas.

2.1 crie uma lista

A primeira coisa é permitir que seus seguidores inscrevam-se na sua lista por email. Assim você terá um canal de comunicação direta com seus prospectos que será só sua. O oposto da audiência alugada do marketing de interrupção.

2.2 Funil de vendas

Agora você precisa montar seus conteúdos (textos do blog, videos, podcasts) de acordo com as diferentes etapas da jornada de compra do seu prospecto.

Normalmente é divido da seguinte forma:

  • Topo de funil
    Aqui entram conteúdos informativos para quem ainda não sabe que tem um problema. São os conteúdos mais básicos e seu objetivo de marketing é atrair visitantes para o seu site.
  • Meio de funil
    Aqui entram conteúdos mais aprofundados para sua rede de contatos que já sabe que possui um problema e está buscando entender como resolvê-lo. Seu objetivo de marketing é conseguir o email do prospecto em troca de informação valiosa.
  • Fundo de funil
    Aqui entram os conteúdos para seus contatos que já sabem que possuem um problema, já sabem como resolvê-los, mas ainda não escolheram a melhor forma de fazer isso. Seu objetivo de marketing é apresentar seu produto e mostrar que é a melhor opção.

3. Oferecer seu produto

Nesse ponto, o seu prospecto terá passado pelo funil:

  • Você ajudou o prospecto a tirar suas dúvidas gratuitamente
  • Isso gerou uma confiança na sua empresa e autoridade para sua marca para esse assunto
  • Ele entendeu que possui um problema e você é um dos fornecedores
  • Ele irá analisar sua proposta com muito mais consideração do que de outras empresas que ele não conhece e não sabe a procedência

Com isso você irá completar o fluxo do inbound marketing e criará uma situação de benefício-benefício. O seu contato recebeu informação gratuita e você conquista clientes sem interromper suas atividades e sem precisar de grandes investimentos.

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