Takt Time: entenda o que é, como funciona, como calcular e exemplos


Atualizado em 19/03/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Processos e Organização

Seis Sigma

Takt Time é um conceito chave no método lean e no Sistema Toyota de Produção. Ele se refere ao tempo ideal em que sua empresa precisa concluir um processo e entregar a demanda. Assim, poderá repensar estratégias e tomar decisões.

O sistema toyotista lida com ferramentas e estratégias para otimizar o uso de recursos. No entanto, a diferença entre cortar excessos e cortar o que não deve, está em entender o que é e o que não é necessário. O takt time permite entender ou definir objetivos quanto ao ritmo de produção.

Se você ainda não conhece o takt time da sua indústria, recomendamos que descubra como chegar nele o quanto antes. Mesmo que você não adote o Sistema Toyota, conhecer os números de produção da sua empresa é importantíssimo para tomadas de decisões. Te mostramos o que é e como funciona no texto abaixo.

Faça uma boa leitura!

Confira os tópicos:

  • Takt Time: O que é? Para que serve?
  • Diferenças entre Tempo de Ciclo, Lead Time e Takt Time
  • Como calcular e aplicar o Takt Time + Fórmula
  • Exemplo de Takt Time na indústria
  • Outros conceitos do Sistema Toyota de Produção

Takt Time: O que é? Para que serve?

Takt é um termo do alemão para pulso e é usado para o compasso de uma música, sendo uma palavra que chegou ao Japão como “ritmo de produção”. Dessa forma, conforme os técnicos japoneses entraram em contato com técnicas de fabricação de engenheiros alemães e o seu idioma, surgiu o tempo “takt time”.  Ele faz parte do sistema Lean.

O Takt Time é, então, o ritmo de produção necessário para atender a um determinado nível considerado de demanda, dadas às restrições de capacidade da linha ou célula. Essa é a definição acadêmica, encontrada no trabalho de Roberto dos Reis Alvarez

Dessa forma, você pode considerar que o Takt Time é o tempo que rege o fluxo dos materiais e está diretamente relacionado com ao Processo.

Quanto ao uso, o Takt Time tem o objetivo de indicar e definir o tempo para produzir as mercadorias em uma indústria de forma que consiga atender às demandas.

Com esse número em mãos, pode-se ajustar o ritmo atual da esteira, através de investimentos e reorganização de equipes e equipamentos. Isso ajudará a evitar superprodução, produção insuficiente, estoque parado e sobrecarga de todos os envolvidos. 

Através dessa ferramenta, sua produção estará alinhada com o ritmo comercial e será possível analisar o que precisa ser alterado. Quanto mais próximo seu tempo de ciclo for do Takt Time, que é o tempo ideal, melhor está o seu processo.

Benefícios do Takt Time

  • Facilita uma produção alinhada com o ritmo de vendas, otimizando o processo;
  • Ajuda a evitar produção insuficiente e prejuízos devido à falta de produtos na hora da entrega ou no estoque das lojas;
  • Evita excesso de estoque, reduzindo custos logísticos e prevenindo a deterioração de produtos;
  • Libera capital “parado” para investimentos mais inteligentes;
  • Identifica perdas não programadas e paradas indesejáveis de forma mais rápida.
  • Permite resolver problemas de produção de maneira mais eficiente, eliminando interrupções desnecessárias.

Diferenças entre Tempo de Ciclo, Lead Time e Takt Time

Os três termos (Takt Time, Tempo de Ciclo e Lead Time) aparecem próximos sempre que falamos de produção no Sistema Toyota. Isso leva a enganos e confusões, ainda mais para quem está começando na indústria agora, como um Auxiliar de PCP.

Por isso, vamos ajudar você a entender a diferença entre os três:

Tempo de Ciclo – é o tempo de produção efetivo. Ou seja, o ritmo atual ou de um período específico da sua produção. Pode ser tanto referente ao ciclo total da esteira ou de alguma etapa individual;

Lead Time – É o tempo completo que sua indústria precisa para fazer uma mercadoria chegar até o cliente. Aqui, você não considera apenas a fabricação, mas também etapas como o recebimento da demanda e a logística de envio;

Takt Time – como já dissemos, é o ciclo de tempo ideal para o processo de produção de uma mercadoria na sua indústria. Isso significa tanto o tempo efetivo disponível para a produção quanto a demanda e o ritmo de vendas desse mesmo item.

Como calcular e aplicar o Takt Time + Fórmula

Se você quiser calcular e aplicar o Takt Time na sua indústria, existem 4  valores que você precisa definir. São eles:

  • Tempo Efetivo Disponível: Quantidade de tempo em que sua equipe e suas máquinas estão, de fato, produzindo a mercadoria, sem contar as Paradas Previstas;
  • Tempo de Produção: O tempo total utilizado na produção;
  • Paradas Previstas: Valor do tempo de manutenção planejada, intervalos, trocas de turno, feriados, e outras pausas;
  • Demanda de Produtos: Montante de mercadorias a ser fabricado em um certo período de tempo.

Então, antes de tudo, você precisa descobrir quais são esses valores. O Tempo Efetivo Disponível é calculado a partir das Paradas Previstas e do Tempo de Produção, nesta fórmula:

Tempo Efetivo Disponível = Tempo de Produção – Paradas Previstas

A partir daí, vamos efetivamente para a fórmula do Takt Time, onde dividiremos o Tempo Efetivo Disponível pela Demanda de Produtos.

Só que para que esse cálculo realmente faça sentido, você só pode usar intervalos de tempo em comum entre todos os usados.

Por exemplo, se quiser usar o Tempo Efetivo Disponível em um mês, considere a Demanda de Produtos em um mês.

A fórmula do Takt Time é:

Takt Time = Tempo Efetivo Disponível / Demanda de Produtos

Exemplo de Takt Time na indústria

Vamos considerar que você é responsável por uma fábrica da indústria naval que possui uma demanda de 75 remos por mês.

Seu Analista de PCP faz uma análise detalhada da sua esteira e percebe que sua indústria funciona 320 horas por mês. No entanto, para manutenção, intervalos e trocas de turno, levam-se 100 horas.

Logo, vamos começar calculando o Tempo Efetivo de Produção que surge do Tempo de Produção menos as Paradas Previstas. Segue novamente a fórmula e sua aplicação abaixo:

  • Tempo Efetivo Disponível = Tempo de Produção – Paradas Previstas
  • Tempo Efetivo Disponível = 320 – 100
  • Tempo Efetivo Disponível = 220 horas por mês

Agora, vamos ao Takt Time. Vamos transformar o Tempo Efetivo Disponível de horas para minutos primeiro, para facilitar. 220 * 60 minutos dá 13200 minutos. Fórmula Takt Time e cálculo a seguir:

  • Takt Time = Tempo Efetivo Disponível / Demanda de Produtos
  • Takt Time = 13200 minutos / 75 remos
  • Takt Time = 176 minutos por remo ou 2 horas e 56 minutos por remo.

Chegamos, enfim, no Takt Time, ou seja, ritmo ideal de produção de cada remo, que é de 176 minutos. Se sua equipe produzir mais rápido do que isso, o volume final fica acima da demanda e isso impacta em estoques muito grandes, enquanto se produzir mais lento, sua indústria terá problemas de entrega.

Outros conceitos do Sistema Toyota de Produção

Takt Time é apenas uma das ferramentas que você precisa aprender e dominar se quiser produzir como a Toyota e empresas que seguem seu exemplo. Existem vários outras, assim como conceitos e filosofias a serem conhecidos.

Entre eles, estão:

Jidoka

Jidoka é um termo do japonês para “automatização com toque humano”. Se trata da fiscalização da esteira de produção acompanhando cada etapa do processo para corrigir ou prevenir erros exatamente onde acontecerem ou estiverem prestes a acontecer. 

Heijunka

Heijunka é outro termo em japonês e significa “nivelamento”. Essa ferramenta de gestão está totalmente ligada ao Takt Time, pois está relacionado ao nivelamento da produção para otimização de recursos, como matéria-prima, tempo e mão de obra.

Kaizen

Kaizen também vem do japonês e é o nome de uma filosofia, cuja tradução é “mudança para melhor”. Se trata da busca constante por melhorias, não apenas no processo industrial, mas na sua vida pessoal, social e profissional. 

Não fique apenas no Takt Time: Domine todo o Sistema Toyota de Produção

Você conheceu a fundo o conceito de Takt Time e um pouco sobre outros conceitos do Sistema Toyota de Produção. Porém, queremos convidar você para expandir seus estudos em nosso blog de conhecimento industrial.

Estamos abordando todos os termos, filosofias e ferramentas desse sistema e trazendo em nossos posts. Também, você encontra informações sobre carreiras da indústria, métodos de produção e outros conhecimentos importantes para administrar uma fábrica.

Receba notificações quando tivermos um post novo: inscreva-se no blog!

Além disso, receba pílulas de conhecimento em nossas redes sociais:

Obrigado e vamos em frente!

Seis Sigma

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: