8 motivos para sua fábrica usar um software para programação da produção

Atualizado em 24/01/19 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção

Custos industriais

Programar é um dos passos mais importantes em um planejamento organizado. Neste artigo vou mostrar por que sua indústria deve usar um software para programação da produção e quais os benefícios oferecidos.

Como disse meu sócio e Engenheiro João Pimenta no artigo Primeiros passos para implantação da programação da produção industrial (PPCP):

Podemos dizer que a PPCP – Planejamento, programação, e controle da produção determina “o que” vai ser produzido, “em qual quantidade”, “como” e “onde” (qual máquina), “quem” vai produzir e “quando” vai ser produzido. A tarefa de trabalhar com as informações: “o que”, “em qual quantidade” e “como” para retornar o “onde” e “quando” é responsabilidade da programação da produção.

Agora que ficou claro o papel fundamental da Programação da produção, precisamos pensar em como colocá-la em prática.

Software para programação da produção

Você tem algumas opções:

  • Usar um quadro físico
  • Usar uma planilha de Excel
  • Usar um software de gestão de produção

Felizmente a tecnologia avançou e hoje em dia é quase impensável fazer a programação da produção através de quadros ou fichas físicas. O processo fica lento, sujeito a erros e não há integração com outras ferramentas.

A segunda opção é a planilha de Excel. Essa saída pode ser rápida e barata. Mas não se engane, fica cada vez menos confiável conforme sua indústria cresce. As planilhas podem conter erros na fórmula, geram conflitos de versões, falhas de segurança e não integram com o restante da gestão da sua indústria.

Com isso deixamos a última opção como a ideal, utilizar um software para programação da produção. Agora vamos ver por que ele é a sua melhor escolha.

Benefícios de utilizar um software para programação da produção:

  • Você será capaz de determinar a melhor programação da produção para sua fábrica;
  • com isso aumenta a produtividade dos seus centros de trabalho;
  • sua fábrica conseguirá definir prazos de entrega realistas para seus clientes;
  • será possível cumprir com os prazos de entrega acordados com seus clientes;
  • há uma redução de lead times de produção eliminando gargalos e aumentando assim o faturamento da sua indústria;
  • para fechar, você aumenta o lucro da sua fábrica aproveitando melhor a capacidade disponível.

Como pode ver, os benefícios são muitos. Mas afinal, como escolher um software para programação da produção?

Para responder essa pergunta, vou listar algumas funcionalidades que considero fundamentais para realizar uma boa programação da produção.

Funcionalidades importantes em um software para programação da produção

Programação da produção com capacidade finita

É importante que o software seja capaz de determinar uma capacidade finita para todas as suas máquinas e assim sua equipe possa fazer a programação considerando os tempos de produção x capacidade disponível.

Gráfico de Gantt da programação

Geração do Gráfico de Gantt da programação da sua fábrica é fundamental para identificar visualmente os gargalos da fábrica e atravessamento das ordens de produção na fábrica.

Programação de operações por máquina

É preciso ver a programação de operações de cada máquina da sua fábrica. O software que contratar precisa informar exatamente a sequência de ordens que deve ser fabricada, quando vai começar e terminar cada operação.

Análise do prazo de entrega de pedidos de venda

A próxima funcionalidade importante é ser capaz de ver a data de entrega programada de todos os seus pedidos de venda em carteira considerando a capacidade disponível da sua fábrica.

É preciso saber exatamente quais pedidos de venda estão com previsão de atraso e assim identificar o que fazer para cumprir com os prazos de entrega acordados com seus clientes.

Análise do prazo de entrega de ordens de produção

O software para programação da produção que escolher precisa informar a data de entrega programada de todas suas ordens de produção considerando a capacidade disponível da sua fábrica.

É importante que saiba exatamente quais ordens estão com previsão de atraso e identifique o que fazer para cumprir com os prazos de entrega acordados com seus clientes.

Análise de gargalos na produção

Para analisar os gargalos na produção, você precisa saber quais os centros de trabalho e máquinas mais sobrecarregadas da sua fábrica e simular como o aumento de capacidade nos gargalos pode ajudar sua fábrica a cumprir os prazos de entrega acordados com seus clientes.

É importante também acompanhar os centros de trabalho e máquinas mais ociosos da sua fábrica e identificar oportunidades de redução de custos sem prejudicar a capacidade de entrega e faturamento da sua fábrica.

Previsão de faturamento

A ferramenta precisa também informar a sua equipe a previsão de faturamento da sua fábrica alinhado com a programação da produção.

Desta forma, quanto mais rápido sua fábrica produzir, maior será o faturamento gerado.

Programação integrada com o apontamento da produção

É importante que sua indústria seja capaz de acompanhar o andamento de todas as operações da sua fábrica com o apontamento da produção. Assim será possível atualizar a sua programação da produção de acordo com a evolução dos trabalhos no chão de fábrica.

Qual software para programação da produção recomendado?

No mercado existem algumas opções de software para programação da produção, entretanto, é preciso ficar atento se a ferramenta escolhida atende as necessidades que apontei acima.

O software para programação da produção que tenho certeza que atende esses e outras funcionalidades é o Nomus ERP Industrial.

O Nomus ERP Industrial é um software de gestão para indústrias projetado por Engenheiros de Produção e é a ferramenta que utilizo diariamente com meus clientes.

Recomendo que assista uma demonstração da ferramenta e assim conhecer todas as funcionalidades que sua indústria pode utilizar.

Além disso, recomendo que veja também estudos de caso com gestores de indústrias que utilizam o Nomus ERP Industrial diariamente.

Fique a vontade para entrar em contato comigo caso tenha alguma dúvida. Até a próxima!

Software ERP Para controle da programação

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam