Prazo com muita folga pode fazer sua indústria perder dinheiro

Atualizado em 14/06/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Estratégia / Logística / Processos e Organização / Produção

Programação da produção
As melhoras da
Programação da Produção podem ser muito significativas. Efetuar prazo com muita folga pode causar muitos danos para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Neste artigo você pode conferir em vídeo, seguindo a série Dores da Indústria, onde trazemos tratamentos para seus problemas.

VEJA MAIS – Primeiros passos para implantação da programação da produção industrial (PPCP)

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

Dar prazos com muita folga te faz perder dinheiro

Seguimos no grupo de tratamento da programação da produção, ainda como causa de não saber definir prazos realistas. Neste cenário, uma opção é dar prazos com muita folga, evitando atrasos com um tempo exagerado.

Perda financeira

É muito importante pensar na realidade da sua indústria e colocar no papel o quanto está perdendo por dar prazo com muita folga. Tento esse prejuízo em mãos será um estímulo para buscar uma forma de reverter essa situação. Consultorias, softwares de gestão, entre outros podem te ajudar a chegar ao tratamento, mas é preciso agir.

Perdendo vendas

Se seu cliente quer um prazo de 15 dias, você normalmente entrega com dez, mas com medo de atrasar promete que entregará em 20. Talvez essa folga faz com que o cliente busque um concorrente, que sabe prometer e cumprir os prazos corretamente. Pode ser que a diferença do prazo seja pequena, mas fundamental para a escolha do comprador.

Produto parado no estoque

Você pode ganhar a venda, prometendo entregar em três meses e terminando de produzir em dois. Apesar de finalizar a produção, o cliente pode não querer receber o item antes do prazo combinado, por já haver se programado.

Assim, você terá um mês de estoque parado, o mesmo tempo sem receber o valor da venda. O que você poderia fazer com esse dinheiro? Essa quantia parada atrapalha seu capital de giro durante esse tempo.

Outra possibilidade é danificar o produto parado, ao ocupar um espaço da sua fábrica, sujeito a contato e, consequentemente, retrabalho não planejado.

Veja na prática

A Nomus possui um software de gestão ERP especializado no segmento de indústrias, que tem um modo de programação fina da produção e te ajudará a prometer prazos de entregas realistas. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo:




Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam