Como solucionar as dificuldades de uma indústria de alimentos

Atualizado em 11/02/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Estratégia / Logística / Processos e Organização / Produção

Chão de fábrica

No artigo 5 Principais dificuldades do setor industrial alimentício, identifiquei 5 principais dificuldades no gerenciamento de uma fábrica do setor de alimentos. E agora apresentarei algumas funcionalidades disponíveis em um sistema de gestão, como o Nomus ERP Industrial, que proporcionam a facilidade necessária para solucionar essas dificuldades.

1. Gerenciar a lista de materiais (Receitas ou Ficha Técnica)

Para um ótimo gerenciamento da lista de materiais, é necessário utilizar um sistema informatizado para centralizar o cadastro das “receitas” de todos os seus produtos.

A padronização é o segredo da gestão, mesmo se seu produto for artesanal é possível padronizar criando uma ficha técnica de produto. Sendo até mesmo o ponta-pé inicial para a gestão da sua fábrica.

Esse é o primeiro passo na gestão de uma indústria do setor alimentício.

Lembre-se: Não importa o tipo do seu negócio, sempre é possível padronizar uma ficha técnica.

2. Emissão das ordens de produção

Em qualquer sistema de gestão quando geramos uma ordem de produção o sistema faz a “regra de três” automaticamente para calcular os insumos necessários para aquela produção.

Chamamos de empenhos todas as necessidades de insumos a partir da geração das ordens.

Logo os funcionários sabem precisamente a quantidade dos empenhos da ordem de produção, evitando assim erros de medidas na produção.

3. Gestão por empenhos

Ao gerar ordens de produção o sistema Nomus PCP gera os empenhos (insumos) necessários para toda sua produção. Logo você tem acesso a tudo que precisa para sua produção, seja diária, semanal ou mensal. Então fica mais fácil planejar as requisições do estoque pois você sabe exatamente o que vai utilizar. (Claro que todos precisam seguir a ficha técnica)

No artigo sobre as dificuldades do setor de alimentos, fiz as seguintes perguntas:

  • No final do dia de produção é comum ficar insumos na área de produção?
  • A produção é feita sem ficha técnica?
  • A requisição no Estoque Central é feita de forma arbitrária, ou seja, sem padrão?
  • Você tem dificuldade para saber o saldo de um produto, por exemplo “Farinha”, nesse estoque periférico?
  • Falta insumos para produção e só é percebido nos 45 do segundo tempo?

Se a resposta foi SIM significa que vocês tem sérios problemas, e vamos dar as seguintes dicas para solucionar esse problema.

Enfrentamos esse problema numa fábrica de salgados no Rio de Janeiro e a solução foi parametrizar o sistema nos seguintes passos:

  • Organizar o cadastro de produtos: Esse foi um passo árduo mas necessário pois o com um cadastro de produto mal feito ou com poucas informações você não consegue gerir bem o sistema, como sempre digo “o cadastro de produtos é a alma do sistema”. Então foi necessário alocar os produtos em grupo e família  conforme sua usabilidade e aplicação, podendo assim gerar indicadores mais eficientes para a gestão do estoque.Veja a importância de classificar o cadastro de produtos em grupos e famílias
  • Organizar os setores de estoque:
    • Almoxarifado Central: Onde recebe todas as mercadorias e distribui para os demais setores da indústria(Ao entrar com uma NF-e o sistema de valorizar esse setor de estoque)
    • Setor produtivo: Aqui será seu estoque de apoio ou periférico. Importante: Esse estoque deve tender a zero. Se não sua receita e/ou processo produtivo não estão corretos, logo acaba sendo um indicador importante.
    • Estoque em processo: Esse setor é necessário para distribuir os insumos entre as ordens de produção.
    • Estoque de produtos acabados
  • Gerar o relatório de empenhos no sistema
  • Requisitar do Almoxarifado central com base nos empenhos
    • Veja o esquema abaixo com todas as movimentações da produção nessa modelagem

4. Sistema de atendimento com base na demanda

Esse sistema é um velho conhecido de todos. Quem nunca viu o sistema de atendimento do McDonald?

Quando eu peço meu BigMac sempre reparo na gestão do meu pedido na tela que fica na “fábrica” da loja, onde é possível ver se meu pedido já está passando do tempo previsto para o atendimento.

Esse mecanismo é importante para produção sob encomenda com a gestão integrada ao atendimento ao cliente.

Se esse for seu caso, por favor, veja a tela abaixo, pode ajudar muito no seu atendimento.

5. Gestão de lote e validade

A gestão de lotes e validade é bem simples mas precisa de compromisso com essa gestão de maneira religiosa.

Seguindo esses passos esse problema será mitigado.

  1. Registre o lote e validade na entrada da Nota fiscal
  2. Registre o lote e validade na requisição do Almoxarifado central para o estoque de apoio
  3. Faça a requisição com base no controle PEPS (Nosso sistema faz isso de forma automática)
  4. Gere indicadores com os produtos que estão saindo da validade.

Leia mais: Ferramenta de BI: como transformar dados soltos em informações valiosas para sua indústria

Cobrindo a entrada e saída dos materiais você terá o controle sobre a situação. Mas como sempre lembro: O estoque deve ser tratado como um banco, onde deve ser registrado todas as movimentações do seu produto.

Leia Mais:  5 dicas essenciais para um controle de estoque eficiente

Como ver na prática essas soluções?

A Nomus possui uma solução completa para atender as necessidades da sua indústria plástica. Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes, assista uma demonstração do software Nomus ERP Industrial e veja na prática como resolver estes problemas.  


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Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


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