Como organizar os processos na sua indústria

Atualizado em 10/08/21 - Escrito por Adriana Mariano na(s) categoria(s): Processos e Organização

Guia do ERP para indústrias

Toda empresa é composta por diversos processos, sejam eles produtivos, administrativos, jurídicos, financeiros, etc. Além disso, cada processo é único e possui objetivos, características e complexidades que devem ser observadas.

De qualquer maneira, para uma empresa alcançar todo seu potencial, é essencial não somente ter clareza sobre tais processos, mas também ordená-los  da melhor forma possível a fim de agregar valor aos seus stakeholders.

Diante disso, o grande desafio da maioria das empresas é saber organizar todos os processos de maneira simples, rápida e eficaz. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a organizar os processos da sua indústria.

Confira!

Qual é a importância de organizar os processos?

Em primeiro lugar, a organização de processos é essencial para o bom funcionamento do seu negócio, já que um ambiente organizado aumenta a sensação de bem estar, e consequentemente a produtividade dos colaboradores.

Suponha que um cliente solicite um grande pedido para sua fábrica por e-mail. No entanto, além da empresa demorar duas semanas para dar um retorno, o contrato é enviado com o valor errado.

Ao perceber o erro, o cliente entra em contato com a empresa novamente e solicita o ajuste do contrato. E mais uma vez, há um atraso no envio do contrato, que faz com que o cliente fique insatisfeito e acabe desistindo da compra.

Esse problema poderia ser evitado, se a empresa tivesse organizado seus processos de forma mais simples e com foco no cliente. Por isso, é muito importante que todos os processos da empresa sejam bem definidos a fim de evitar erros e retrabalhos desnecessários.

Além disso, é importante frisar que para ter processos organizados, não é preciso burocratizar ou mesmo engessar a rotina. Pelo contrário, quanto mais simples e objetivos forem os processos, será muito mais fácil e ágil executá-los.

Quais benefícios da organização de processos?

Dessa forma, ao organizar os processos da sua indústria é possível obter diversos benefícios, dos quais podemos citar:

  • Agilidade e facilidade de execução de tarefas;
  • Identificação e eliminação de gargalos no fluxo produtivo;
  • Aumento da produtividade;
  • Reduz erros e retrabalhos;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Assertividade na tomada de decisão;
  • Aumento dos lucros.

Como organizar os processos?

Tenha clareza sobre todos os processos

O primeiro passo para você  se organizar, é conhecer todos os processos que fazem parte do seu negócio. Para isso, faça um mapeamento de processos para ter um panorama geral da empresa. 

Dessa forma, será possível tanto definir o objetivo de cada processo quanto identificar e eliminar gargalos. Assim, deve-se estabelecer a sequência das atividades de forma a otimizar o tempo de execução do mesmo.  

Caso a empresa tenha muitos processos, comece por aqueles que agreguem mais valor a empresa e seus clientes, mas não esqueça de prosseguir com os outros processos. Afinal, eles também são importantes e devem ser organizados.

Padronize e priorize as atividades

Após realizar o mapeamento atual, o próximo passo é analisar quais atividades são essenciais para aquele processo. Para isso, busque identificar as tarefas que podem ser automatizadas ou até mesmo eliminadas para tornar o fluxo de atividades o mais fluido possível.

Além disso, procure padronizar os processos para ganhar mais rapidez e eficiência no dia a dia. Assim, com a remodelagem dos processos é possível aumentar a produtividade do seu time.

Melhore a comunicação interna

A comunicação entre as partes envolvidas no processo é fundamental para o sucesso de uma empresa. Por isso, ao organizar os processos procure facilitar tanto a comunicação interna quanto a externa. 

Para que isso ocorra, é necessário que a equipe esteja alinhada e familiarizada com os processos. Então, busque envolver a equipe durante todo processo de modelagem, peça sugestões e seja transparente quanto aos objetivos desse projeto. Assim, com o apoio da equipe será muito mais fácil organizar os processos da empresa.

Use um sistema de gestão para organizar os processos

Com os processos definidos e a equipe alinhada, o último passo é ter um ambiente onde as informações possam ser compartilhadas de forma rápida e eficiente. Para isso, use um sistema de gestão que ajude não somente a ter todas as informações em um só lugar, mas também minimize perdas e erros.

Por fim, é importante ressaltar que as ferramentas de gestão utilizadas não precisam ser complexas, mas é imprescindível que sejam funcionais.

Agora que você já sabe que a organização de processos é fundamental para atender melhor os clientes e alavancar seu negócio, junte sua equipe e comece a colocar em prática as dicas deste artigo. 

Mais sobre gestão de processos

Para receber ainda mais dicas sobre gestão de processos, recomendo que se inscreva na lista de emails do Blog Industrial e também siga a Nomus na sua rede social favorita:

Ferramentas de gestão

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: