3 práticas para aumentar a qualidade e a produtividade da sua indústria

Atualizado em 5/10/16 - Escrito por Philip Magrath na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização / Produção

3-praticas-para-aumentar-a-qualidade-e-a-produtividade-da-sua-industria

Por mais de uma década dando Coaching Executivo para líderes em todos os níveis hierárquicos de uma empresa, incluindo os donos e os CEO’s, tenho visto que 3 Gargalos principais afetam diretamente a Qualidade e Produtividade das empresas e que se resolvidos as ajudarão a sair de qualquer cenário de crise. Entenda cada um deles e saiba como solucioná-los:

1. Comportamento do Líder

Costumo frisar que liderança é como uma garrafa, o gargalo está sempre no topo! Quando me chamam para resolver uma desmotivação em uma equipe de vendas, eu pergunto quem é o gerente comercial; afinal de contas, a desmotivação da equipe é um problema ou um sintoma?

É um sintoma, criado provavelmente pelo comportamento do gerente. Portanto, se o gerente se encontra desmotivado, eu subo para o diretor, e assim por diante, sempre chegando ao líder máximo, que é o causador do problema. Por quê? Porque liderança é como uma garrafa, o gargalo está sempre no topo.

Geralmente, a forma de remuneração adotada por esse líder, ou a forma como exige resultados pode estar gerando a desmotivação.

Quando falo do líder sendo o gargalo, estou me referindo ao comportamento do líder. Isso fica muito evidente nos líderes dominantes, ou machos alfas, comportamentos que geram vários riscos à sobrevivência da empresa. Neste caso, os líderes precisam adotar atitudes mais agradáveis e menos nocivas à indústria, com a ajuda do coach, gerando resultados com clima organizacional mais positivo.

2. Fluxo de  Comunicação

O segundo gargalo é Ruído na Comunicação. Este ruído começa num organograma desalinhado.

Ao trabalhar com Grupos Mentores (ou Gestores) em empresas, a primeira dinâmica que aplico é pedir aos gestores que desenhem o organograma da empresa, sem olhar para o gestor ao lado, e adivinhem? Em 99,9% dos casos, eles não batem! Isso significa que existe confusão, e onde há confusão não há produção! Por isso:

  • Um organograma desalinhado gera problemas de cadeia de comando, cadeia de comunicação, comunicação cruzada, by-pass, etc;
  • Isso afeta toda a organização, especialmente no tempo de resposta em todos os processos, culminando no pior problema das empresas, que é impedir que o líder máximo seja estratégico apenas; pois, ele continua sendo operacional ou híbrido estratégico-operacional.
  • O gargalo também está na falta de empatia dos membros de uma empresa, que desconhecem perfis comportamentais, canais representacionais e mapas mentais, que ajudariam as pessoas a se entenderem e se respeitarem, diminuindo atrito, conflito e perda de talentos.

3. Gestão do tempo

O terceiro gargalo é Gestão de Tempo. Pouquíssimas pessoas sabem gerenciar suas prioridades.

Primeiro porque não sabem defini-las e segundo porque confundem o que é importante e o que é urgente. E também desconhecem os mecanismos mentais que promovem a procrastinação.

Não saber administrar tempo não é uma questão apenas de falta de conhecimento ou de habilidade: é uma questão comportamental. É preciso entender que procrastinar gera recompensa imediata, e esta recompensa cria o hábito de procrastinar.

Aí estão os 3 principais gargalos que percebo que afetam a qualidade e produtividade das empresas e que se resolvidos podem ajudar as indústrias neste momento de saída de crise.

eBook com dicas de outros 52 especialistas para sua indústria sair da crise

O texto do Coach Phil está no eBook O guia para sua indústria superar a crise. Nele, reunimos empresas de sucesso e com estratégias eficientes com dicas de seus profissionais para ajudarem a sua indústria a sair da crise.

Além disso, o Guia conta com métodos de marketing, comunicação, economia, gestão, entre outros que contribuem de forma essencial para o conhecimento dos profissionais da indústria.

Baixe agora gratuitamente e eleve sua indústria para um patamar ainda mais alto!


Compartilhe esta matéria:


Tags:


Coach de Liderança e Carreira, especializado em Coaching de Grupos Mentores (Mastermind Groups) em Empresas. Mais de 4500 horas de coaching já dadas.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo:




Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam