7 principais impactos da inteligência artificial nos negócios


Atualizado em 11/04/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Processos e Organização

Ferramentas de gestão

Além de aumentar a produtividade em diversas áreas e promover a integração de dados e sistemas, as ferramentas baseadas em IA auxiliam na tomada de decisão, tornando as companhias muito mais eficientes, lucrativas e competitivas.

Como resultado, temos o crescimento no uso da inteligência artificial nas empresas.  

Conforme aponta o relatório Zendesk CX Trends, 67% dos líderes planejam aumentar os investimentos em IA no próximo ano. Isso mostra que a maior parte das organizações já estão antenadas na importância dessa ferramenta para o futuro.

Não podemos negar que, considerando todo esse contexto favorável à inovação, essa ascensão já era esperada, afinal, ninguém quer ficar para trás, certo?

Ou seja, se você quer que a sua empresa cresça e se destaque da concorrência, precisa acompanhar as tendências do mercado e investir nessa tecnologia!

Neste post, falamos sobre os principais impactos da inteligência artificial nos negócios, tanto os positivos, quanto os negativos, abordamos os motivos do crescimento do uso de IA nas empresas e mostramos como essa tecnologia afeta o cotidiano dos brasileiros com exemplos de aplicação na prática.

Impactos da inteligência artificial nos negócios

Qual é o motivo do crescimento no uso da inteligência artificial nas empresas?

Os motivos para o crescimento no uso da inteligência artificial nas empresas são vários, entre eles, temos o avanço dessa tecnologia e seu potencial para fomentar a inovação. Contudo, não podemos nos esquecer que recentemente tivemos contato com um elemento catalisador para essa mudança: a pandemia de Covid-19.

O período, que foi marcado por incertezas e mudanças bruscas no comportamento do consumidor, demandou que as empresas saíssem da zona de conforto em busca de diferenciais que lhes permitisse atender às novas necessidades do público. É aí que entram os impactos da inteligência artificial nos negócios e na vida das pessoas.

Com consumidores mais exigentes, as organizações precisaram inovar para entregar uma experiência à altura de suas expectativas. É verdade que tudo isso já vinha acontecendo antes mesmo deste período. A pandemia apenas acelerou tais mudanças, fazendo com que as companhias aderissem à IA e outras tecnologias.

Quais os impactos da inteligência artificial nos negócios?

Os impactos da inteligência artificial nos negócios mudaram a regra do jogo, transformando a maneira como as empresas são gerenciadas. Ao mesmo tempo que fomenta a inovação, ela confere previsibilidade em relação ao mercado e auxilia na tomada de decisões, além, é claro, de viabilizar a automatização de tarefas.

Agora, você pode estar se perguntando: “quais os principais impactos positivos e negativos da inteligência artificial nas empresas e no cotidiano dos brasileiros?”, certo? Vamos falar sobre isso a seguir!

4 impactos positivos da inteligência artificial

Entre os principais impactos positivos da inteligência artificial nos negócios, temos:

  • 1. Automatização

Um dos principais impactos da inteligência artificial nos negócios é a automatização, que contribui para a otimização de processos, aumentando a precisão e eficiência na forma como são executados. Isso se aplica a diferentes setores, a exemplo do marketing, atendimento ao cliente, financeiro e vendas.

Assim, atividades repetitivas passam a ser executadas por sistemas autônomos, liberando os agentes humanos para funções mais desafiadoras e de maior impacto para os resultados da empresa.

  • 2. Previsibilidade

Por meio da análise de grandes volumes de dados complexos que são produzidos pelas companhias diariamente, é possível prever, com alto nível de confiança, os movimentos futuros do mercado.

Assim, a empresa consegue, por exemplo, antever a demanda em determinados períodos, adequando sua produção na medida certa.

  • 3. Suporte à tomada de decisão

A análise de dados também confere maior segurança à tomada de decisões. Por meio da análise de padrões, é possível identificar tendências para direcionar recursos e orientar investimentos de forma estratégica, visando maximizar o retorno.

  • 4. Inovação

Inovação é a palavra de ordem para quem busca o sucesso em um mercado onde a concorrência está cada vez mais acirrada. 

Neste cenário, a inteligência artificial é a chave para oferecer aos consumidores o diferencial que eles buscam, por meio da personalização dos serviços/produtos e com um atendimento de excelência.

3 impactos negativos da inteligência artificial

Como nem tudo são flores, a inteligência artificial também gera impactos negativos, entre os quais podemos destacar:

  • 1. Segurança e privacidade

Um dos maiores impactos da inteligência artificial nos negócios está relacionado à segurança e privacidade, tendo em vista que essa tecnologia opera com base em dados, o que gera um alerta em relação a como esses dados são coletados e o que é feito com eles, sem falar no risco de ataques e vazamentos dessas informações.

  • 2. Perpetuação de vieses e preconceitos

Uma vez que são treinados com dados reais, os algoritmos de IA estão sujeitos aos vieses e preconceitos presentes na sociedade, o que pode contribuir para a perpetuação de estereótipos e alimentar a discriminação contra minorias.

  • 3. Regulamentação

Por se tratar de algo relativamente novo e que vem evoluindo rapidamente, ainda não temos uma regulamentação definitiva para essa tecnologia, gerando diversos debates que, inclusive, envolvem questões éticas, de privacidade e segurança.

Veja também: 15 Matérias-primas inovadoras do Brasil e do mundo que podem mudar sua indústria

3 exemplos de aplicação da inteligência artificial nos negócios

Sabemos que esses conceitos podem soar um pouco abstratos. Para tornar essa explicação mais palpável, listamos abaixo exemplos práticos de aplicação da inteligência artificial nos negócios:

1. Chatbots

Chatbots baseados em inteligência artificial são ferramentas que permitem oferecer um atendimento ágil e eficiente aos consumidores. Operando como uma primeira camada de suporte, eles podem resolver solicitações simples, reduzindo o tempo de espera. Já as questões complexas, são encaminhadas para agentes qualificados.

2. Personalização

O consumidor moderno busca por experiências personalizadas, e a inteligência artificial permite oferecer isso, seja pela recomendação de produtos e conteúdos alinhados ao seu perfil ou com um serviço de suporte que leva em conta suas preferências e seu histórico de atendimento.

3. Análise de sentimento do cliente

Outra aplicação prática da inteligência artificial que gera impacto nos negócios é a análise de sentimento. O algoritmo processa as mensagens enviadas pelos clientes, seja em um ticket de suporte via chat ao vivo ou em comentários nas redes sociais.

Com isso, é possível medir a percepção dos consumidores em relação à empresa, e assim, definir como abordá-los e planejar os próximos passos. 

Que tal fazer parte do crescimento do uso da inteligência artificial nas empresas?

A transformação digital trouxe consigo uma série de tecnologias que rapidamente se tornaram indispensáveis para as empresas. Os impactos da inteligência artificial no cotidiano dos brasileiros gerou uma expectativa por experiências mais consistentes. 

Logo, as organizações que ainda não investem em tais inovações, precisam se apressar ou ficarão para trás, pois o mercado é dinâmico e não espera por ninguém.

Se você também quer oferecer um atendimento mais ágil, eficiente e personalizado, contribuindo para a experiência de compra de seus clientes, nós temos uma sugestão!

Veja uma demonstração do software Zendesk e conheça seus recursos de IA, ou faça uma avaliação gratuita da ferramenta para conferir, na prática, os impactos da inteligência artificial nos negócios da sua empresa.

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