Problema para identificar lotes de fabricação: sua indústria está perdendo dinheiro

Atualizado em 1/07/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização / Produção / Qualidade

Chão de fábrica

As melhorias da Gestão da Qualidade podem ser muito significativas. Não controlar ou identificar lotes de fabricação pode culminar em muitos danos para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

O que é lote de fabricação e produção em lotes?

Vou começar com o básico para situar qualquer leitor(a) que por acaso ainda não souber o que é lote de fabricação e a produção em lotes. Afinal, sem isso, será impossível determinar a importância e o impacto de identificar os lotes de fabricação.

A produção em lotes é um tipo de produção onde a fábrica produz uma quantia limitada de um determinado produto a cada vez.

Os lotes são identificados com um código (normalmente código de barras) ou um número identificador e cada lote é dimensionado visando atender o volume de vendas previsto.

A produção em lote é amplamente utilizada por indústrias de todo o mundo, principalmente quando fabricam produtos como automóveis, roupas, eletrodomésticos etc.

Esse sistema de produção possui produtos com características em comum, como por exemplo:

    • A indústria é capaz de fabricar produtos com diversas características. Por exemplo, uma fábrica de produtos de beleza pode produzir batons de diferentes cores e texturas. Uma fábrica de móveis pode fazer diferentes produtos e cores.
    • Normalmente o layout da fábrica agrupa as máquinas por etapas de produção. Por exemplo, em uma seção ou departamento estão as máquinas de montagem, enquanto no departamento anterior está a seção de corte.
    • A indústria precisa se adaptar e a cada lote é preciso configurar as máquinas para atender as características e necessidades do produto que será fabricado.
    • Quando se produz em lotes, é preciso um bom local para estocar os produtos acabados e semi-acabados.
  • Para finalizar, ao produzir em lotes, sua indústria precisa planejar a produção para finalizar todos os lotes necessário e organizar toda a matéria-prima e fornecedores.

Segunda etapa: a rastreabilidade. Como rastrear e identificar os lotes de fabricação?

O objetivo final desse artigo é mostrar a você, qual pode ser o impacto financeiro que sua fábrica pode ter ao não conseguir controlar ou identificar lotes de fabricação. Então é importante que ambos os conceitos estejam bem claros.

Agora que já passamos pelo o modelo de produção em lotes e o que é um lote de fabricação, chegou a hora de entender um pouco mais sobre rastreabilidade.

A rastreabilidade na indústria significa a capacidade de identificar insumos, matérias-primas, componentes ou materiais de determinado produto nas etapas do processo.

A rastreabilidade industrial também permite garantir que os atributos de qualidade e a segurança dos produtos foram conferidos e se todos os itens da produção estão liberados para a produção e com a qualidade garantida.

Uma dica valiosa  é que a indústria defina lotes de matérias primas, embalagens e  produtos e onde e quando os retrabalhos são feitos. É preciso registrar sempre da onde veio e para onde vai cada matéria-prima e produto na produção.

O seu sistema de controle da rastreabilidade precisa incluir todas as informações durante as etapas do processo produtivo e com isso entregar rapidamente a rastreabilidade facilitar a investigação em tempo real ou em um segundo momento.

Também vale a pena considerar integrar na rastreabilidade da sua fábrica os dados externos e internos da sua produção. Por exemplo, fornecedores e clientes. Dessa forma você poderá dar acesso de acompanhamento da produção para seus clientes e fornecedores.

Depois de definir tudo, é extremamente importante testar sua rastreabilidade e verificar se o processo que montou é de fato eficaz e entrega a rastreabilidade desejada. Esse é o momento perfeito para identificar e aplicar melhorias no processo

Assim sua indústria estará com a rastreabilidade implantada na produção e poderá cumprir a exigências de rastreabilidade necessárias e terá um processo produtivo muito mais seguro.

Alguns benefícios de rastrear a sua produção e seus lotes de fabricação:

    • Muitos segmentos industriais precisam ter rastreabilidade para atender demandas da lei e / ou de certificações.
    • Minimiza os custos, tornando o processo mais eficaz;
    • Permite a ação orientada para prevenir a recorrência de erros e problemas;
    • Auxilia no diagnóstico do problema, passando a responsabilidade quando pertinente;
    • Promove a confiança do cliente e proteção de marca;
  • Otimiza a eficiência da produção e controle de qualidade , bem  como, controle de estoque, uso de material e de origem / características de produtos).

A importância de identificar lotes de fabricação

Na indústria, muitas vezes, é preciso rastrear o que foi produzido. Por exemplo, identificar os lotes de matérias primas utilizadas na fabricação de carros. em uma indústria de cosméticos, saber quais foram os componentes utilizados de um determinado produto acabado.

No exemplo dos cosmético, é preciso identificar os lotes de fabricação para que se um dia houvesse uma reclamação erro na coloração de determinada tinta. Assim, é possível rastrear todos os componentes utilizados na produção para fazer um recall e sanar o problema.

Para ter a rastreabilidade é preciso efetuar o controle de lote ou de número de série. Com um sistema automatizado pode ser gerada uma etiqueta de identificação, na movimentação de estoque, você pode informar qual lote está sendo consumido. Com a gestão da qualidade essa tarefa se torna mais fácil.

Perda financeira por não identificar lotes de fabricação

É sempre um desafio fazer essa cálculo. As dores da indústria são particulares de cada empresa e sua realidade. Convido você a pensar no seu caso específico.

Para ajudar, vou citar alguns problemas comuns que as indústrias que não conseguem identificar lotes de fabricação acabam passando. Confira:

Problemas por não identificar lotes de fabricação

Abaixo vamos listar alguns exemplos, fáceis de ser visualizados, que podem ser causados por essa dor da indústria:

  • Reclamação do consumidor sobre um item com problema e sua equipe não consegue rastrear a origem nem o lote.
  • Processos internos mal otimizados e sua equipe acaba consumindo um tempo desnecessariamente grande para identificar os lotes de fabricação.
  • Impossibilidade de fazer um recall de um lote específico após a identificação de um defeito no projeto ou no lote.
  • Não conseguir cumprir normas de regulamentação devido a falta de rastreabilidade na produção.

Recall da produção sem identificar lotes de fabricação

Sem a rastreabilidade adequada e um determinado problema é apontado por um dos seus cliente, talvez sua única solução seja a recolher toda a produção e não apenas o lote específico.

Rastrear a causa do problema e eliminá-la, seja de fornecedor ou erro interno de fabricação, não será uma tarefa fácil. Você pode ter três ou quatro fornecedores da mesma matéria prima, o que irá dificultar muito essa ação.

Com isso em mente, convido você a refletir:

Se houver um problema grave de fabricação em seus produtos e você não conseguir identificar qual é a origem exata:

    • Quanto dinheiro sua indústria irá perder por isso?
    • Quanto custa um recall completo dos seus produtos?
  • Quanto custa descartar um fornecedor de forma errada?

Calcule estes valores baseando-se em sua realidade e faça uma soma do valor.

Depois calcule quanto seria um investimento em uma solução de gestão que entregue o controle da produção e permita que sua equipe consiga identificar os lotes de fabricação.

Então coloque na balança para saber se o investimento em gestão irá valer a pena. Muito provavelmente sim.

Veja na prática como identificar lotes de fabricação

O controle da produção e estoque serão fundamentais para alavancar seu negócio e tratar de muitas dores da sua indústria.

A Nomus possui um software de gestão ERP especializado no segmento de indústrias que é capaz de identificar lotes de fabricação com facilidade.

Convido você para assistir como funciona em uma apresentação do Nomus ERP Industrial.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo:




Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam