Como criar um diferencial competitivo para sua empresa


Atualizado em 4/01/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Gestão financeira

O diferencial competitivo é alguma característica que diferencie a sua empresa em relação as demais aos olhos dos seus potenciais clientes.

A concorrência é inevitável. Ainda que você esteja atualmente no oceano azul, ou seja, fazendo um produto que ninguém mais tem, uma hora ou outra surgirá uma outra empresa oferecendo um produto similar.

Então por que o consumidor “fulano” irá escolher a sua empresa ao invés do seu concorrente?

Bem, uma das respostas são os diferenciais competitivos da sua empresa, já que eles fornecem vantagens exclusivas em relação as demais empresas.

Nesse artigo vamos entender 4 formas de diferenciar a sua empresa da concorrência e montar assim diferenciais competitivos de qualidade para o seu negócio. Vamos lá:

Conhecendo seus concorrentes

O primeiro passo para se diferenciar é conhecer o que está disponível no mercado. Ou seja, você precisa conhecer os seus principais concorrentes de perto.

Uma dica é se passar por cliente e assim observar como é todo o processo do seu cliente. Se o produto for acessível, experimente também comprá-lo para conferir a qualidade.

Uma sugestão de pontos que você pode observar:

  • Localização
  • Atendimento
  • Preço
  • Garantias
  • Qualidade

Com isso, busque responder a seguinte questão:

-Por que você voltaria ou não a comprar com a empresa X?

Essa pergunta deve fornecer respostas interessantes para você entender quais são os diferenciais e pontos fracos dos seus concorrentes.

A partir deste ponto, chegou a hora de montar o diferencial competitivo da sua empresa.

Diferencial competitivo de preço

O diferencial mais óbvio é o preço. Você pode escolher ser o produto mais barato do mercado e assim se diferenciar dos seus concorrentes.

Como ter o melhor preço do mercado?

Para se destacar com esse diferencial competitivo, a sua empresa precisa fabricar produtos em grande quantidade, para assim lucrar com o volume de vendas.

Você precisará encontrar fornecedores que possam vender os materiais que a sua empresa necessita em grande quantidade e a baixíssimo preço.

Riscos

O preço como estratégia de diferencial oferece alguns riscos para a sua empresa, fique atento a eles, já que podem ser muito prejudiciais no longo prazo.

O primeiro risco é que o seu cliente não será fiel a sua marca. Ao oferecer o melhor preço, o seu cliente irá trocar a sua empresa assim que aparecer outra com um preço menor.

O segundo risco é que você precisa de um excelente controle de custos e formação de preço de vendas para garantir que você não esteja na verdade perdendo dinheiro a cada venda.

Segmentação e especialização

A segunda forma de montar um diferencial competitivo para a sua empresa é segmentando o mercado de atuação e o seu público alvo.

Quando você tenta agradar a todos, na verdade não está agradando completamente ninguém, já que é impossível você entender e atender os desejos de todos.

Por isso, busque segmentar a sua atuação a um nicho e entenda de fato quais são as dores, desejos e anseios desse público alvo.

Dessa forma a sua empresa será especialista naquele público e assim conseguirá um destaque muito maior entre ele. É melhor ser um peixe grande num aquário pequeno do que um peixe pequeno em um aquário grande.

A Nomus por exemplo possui o Nomus ERP Industrial, um sistema ERP que se diferencia dos demais sendo especialista em gestão industrial.

Ele nasceu no chão de fábrica e foi projetado por engenheiros de produção justamente para atender as dores e a complexidade da gestão de indústrias.

Liderança

Outra forma de montar um diferencial competitivo é sendo líder de mercado. Ou seja, oferecendo algo que ninguém mais oferece naquela região.

Você pode começar sendo líder do seu bairro por exemplo. Para isso, sua empresa precisará oferecer produtos ou serviços muito superiores aos que existem por lá.

Outra alternativa é oferecer um produto ou serviço que não exista na região. Dessa forma você estará na liderança daquele mercado.

Atendimento

Para fechar, o atendimento é um ponto que muitas vezes acaba negligenciado por diversas empresas, mas que pode ser um diferencial competitivo valioso para a sua.

Os consumidores atuais estão habituados com um atendimento atencioso e se a sua empresa for além, com certeza terá um diferencial competitivo em mãos.

Algumas sugestões para melhorar o atendimento na sua empresa:

  • Padronizar o atendimento e capacitar a sua equipe;
  • Fazer pesquisas de satisfação do atendimento;
  • Determinar metas para a sua equipe buscar sempre melhorar no atendimento;
  • Realizar overdelivery, ou seja, adicione brindes e bônus inesperados quando for entregar o seu produto;
  • Oferecer diferentes canais de atendimento.

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Nomus ERP Industrial

Um comentário

  1. Letônio Bento dos Santos disse:

    Tenho me dedicado em estudar as orientações que me me enviaram. Estou feliz pois tem dado um suporte na minha caminhada.

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