Controle de materiais na indústria. Como fazer?

Atualizado em 5/04/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Logística

Gestao de estoque

O controle de materiais na indústria serve para garantir que a empresa tenha estoques em níveis equilibrados, usando um espaço adequado, com baixas perdas e dentro da validade.

A indústria precisa gerenciar os materiais de forma consistente, já que o estoque na verdade é boa parte do capital da empresa.

Neste artigo vamos compartilhar dicas práticas para que a sua empresa melhore o controle de materiais e possa assim garantir uma redução de custos e de desperdícios. Vamos lá:

Qual a importância do controle de materiais

O primeiro passo é entender a importância do controle de materiais em uma indústria. Como você está lendo esse texto, parabéns, isso quer dizer que você entende pelo menos de forma geral, que a gestão de estoque é muito importante em uma indústria.

Na realidade muitas empresas possuem tanto capital investido em materiais e estoque de produtos que essa é uma grande parcela do capital da empresa.

Você cuida bem do seu dinheiro, certo? Então deveria cuidar bem dos materiais da empresa também, afinal, eles também são dinheiro.

Além disso, sem um controle de materiais adequado, a empresa não consegue manter a produção em plena produtividade, já que eventualmente faltará materiais para a produção.

Existem também questões do controle de materiais ligadas ao setor da empresa. Por exemplo, uma indústria de alimentos precisa ficar atenta a data de validade de seus materiais.

Como melhorar o controle de materiais na sua indústria

Agora chegou a hora de ir para as dicas práticas de como melhorar o controle de materiais na sua empresa, vamos lá:

1. Organização dos materiais

O primeiro passo para garantir que você tenha um controle dos materiais usados na sua empresa é se certificar que eles estão armazenados de forma limpa e organizada.

Você deve garantir que seja fácil encontrar, retirar e armazenar materiais no seu estoque.

O ideal é organizar as prateleiras com endereços e materiais com etiquetas. Além disso, vale a pena uma leitura no nosso artigo sobre o 5S.

2. Atenção as normas do governo

Alguns setores da indústria, como o setor químico, farmacêutico e alimentício, possuem regras mais rigorosas em relação ao controle de seus materiais.

É importante se certificar que a sua empresa está atendendo essas normas da Anvisa e que seus colaboradores entendem a importância em respeitá-las.

Gestão de materiais em PDF

Além do conteúdo em formato de artigo, é possível baixar esse texto em formato PDF para você ler onde quiser.

Basta clicar na imagem ou botão abaixo:



3. Controle as entradas e saídas de materiais

A sua empresa precisa registrar o fluxo de entradas e saídas de materiais do estoque. O ideal é que qualquer movimentação seja registrada no momento em que acontece.

Uma sugestão é determinar que sem um documento, nada possa entrar ou sair do seu estoque. Alguns exemplos de documentos, são:

4. faça um planejamento da demanda do período

Para evitar falta ou excesso de estoque, o ideal é que a sua empresa planeje qual será a demanda esperada em determinado período.

Isso pode ser feito através do plano mestre de produção e pela previsão de vendas. Inclusive possuímos um artigo importante sobre como alinhar a previsão de vendas com o plano mestre de produção.

5. Faça inventários dos materiais

Fazer inventários periodicamente é fundamental para manter o seu controle de materiais atualizado e assim garantir que tudo funcione de acordo com o esperado.

Recomendo que leia o artigo O que é inventário de estoque, para que serve e como fazer

6. Sistema para controle de materiais

Você deve ter percebido que para colocar as dicas acima em prática sem um sistema pode ser uma tarefa bem trabalhosa.

A notícia boa é que você pode automatizar boa parte das tarefas e controlar os materiais usando um sistema de gestão especializado.

Além disso o sistema reduz drasticamente o risco de erros humanos.

Alguns exemplos de uso de um sistema de gestão para controle de materiais em uma indústria:

  • Criar lista e requisição de materiais
    É possível cadastrar a sua lista de materiais e assim cada vez que a produção emite uma ordem de produção, o sistema faz a requisição de materiais ao estoque de forma precisa e automatizada.
  • Controlar o estoque
    O sistema ERP também é capaz de garantir que a sua empresa tenha controle do estoque e que ele esteja sempre atualizado.
  • Realizar o plano de produção
    Com um sistema como o sistema da Nomus, você será capaz de saber exatamente o que comprar, quanto comprar, para quando comprar e assim manter seus níveis de estoque equilibrados.
  • Controlar a qualidade
    Na área da qualidade, o sistema pode ajudar a sua empresa com relatórios de inspeção de recebimento de materiais.
  • Organizar compras e importação
    Na área de compras, o sistema pode ajudar sua empresa realizando cotações de compras além de toda a gestão de importações de materiais.
Exemplo de lista de materiais no sistema Nomus ERP Industrial

Melhore o controle de materiais da sua empresa com a Nomus

Agora que você já sabe a importância de controlar os materiais e as dicas para melhorar esse aspecto da gestão da sua indústria, gostaria de fazer dois convites:

O primeiro é:

Assistir uma demonstração do Nomus ERP Industrial para entender como a nossa ferramenta pode ajudar a sua indústria a controlar os materiais com excelência.

O segundo é:

Se inscrever no blog da Nomus para receber dicas como essa semanalmente no seu email.

Além disso me coloco a disposição caso tenha alguma dúvida ou sugestão em relação ao controle de materiais na sua empresa. Um abraço e até a próxima!

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:





Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: