FIFO (PEPS): o que é, como funciona e quais suas vantagens

Atualizado em 25/03/21 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Logística

Chão de fábrica

FIFO é uma sigla para “First In, First Out” (ou em português PEPS – “Primeiro a entrar, Primeiro a Sair”) e é um sistema para armazenar o estoque da empresa em forma de fila, onde o primeiro item armazenado é também o primeiro item a sair do estoque.

Existem diversos tipos de sistemas de produção e eles utilizam o estoque da empresa de forma diferente. Os principais sistemas para gerenciar os materiais e produtos de uma fábrica são o FIFO, LIFO e FEFO.

Neste artigo vamos detalhar exatamente o que é o FIFO ou PEPS e com isso você vai:

  • Saber o que é First in, First out;
  • quais as vantagens do modelo FIFO;
  • como colocar o FIFO em prática;
  • uma introdução aos outros modelos.

Com isso você pode decidir qual o modelo é mais adequado para sua fábrica e colocá-lo em prática da forma correta. Então vamos lá:

O que é FIFO / PEPS?

Para começar, FIFO (First in, First out – Primeiro a entrar, primeiro a sair) é uma forma de armazenar e consumir materiais e produtos do estoque de uma empresa.

A ideia é simples: forma-se uma fila e o primeiro item colocado no estoque é também o primeiro item a sair.

Então o estoque da empresa funciona como um grande corredor ou fila, onde os itens são adicionados e consumidos na ordem de chegada.

Como funciona o modelo FIFO / PEPS?

Quando uma empresa resolve utilizar o modelo FIFO, o setor de vendas e/ou produção focam em utilizar os materiais ou produtos mais antigos do estoque, ou seja, que entraram lá primeiro.

Esse modelo pode ser muito bom para empresas que trabalham com produtos perecíveis ou que podem se tornar obsoletos rapidamente, como o setor alimentício, químico e vestuário.

Como colocar o FIFO em prática

Para aplicar o modelo na sua empresa é importante ficar atento a alguns pontos, sendo eles:

Sem furar filas

Para manter o fluxo constante e suave, nenhum item deve furar fila ou ser encaixado na linha original do estoque. Isso porque aumentaria todo o tempo de espera dos demais itens.

Defina uma capacidade máxima

Para evitar a produção excessiva e um problema de estoque, a empresa deve definir bem uma capacidade máxima que, quando atingida, o processo é interrompido.

Principais vantagens do FIFO / PEPS?

O modelo PEPS traz diversas vantagens para a empresa que coloca em prática. Aqui está uma lista com alguns dos principais benefícios do FIFO, confira:

  • Mais segurança e facilidade para trabalhar com materiais e produtos perecíveis, uma vez que os produtos mais antigos são utilizados primeiro;
  • Mais agilidade para estocar e utilizar os produtos e materiais, já que o sistema facilita a organização e localização dos itens;
  • Reduz variações entre custo de entrada e preço de saída, uma vez que os produtos não ficam muito tempo no estoque, facilitando assim a precificação e toda a parte contábil;
  • Maior rotatividade do estoque e redução dos itens estocados, o que diminui custos de estocagem.

Outras formas de gerenciar o estoque

Além do FIFO, existem outros duas formas de gerenciar o estoque muito famosas e bastante utilizados pelas empresas em geral, sendo eles o LIFO e o FEFO. Agora vamos ver um pouco mais sobre eles para que você entenda as diferenças das metodologias. Confira:

LIFO

LIFO significa Last in, First out. Ou seja, primeiro a entrar, último a sair. Esse sistema é o oposto do FIFO e funciona no formato de uma pilha, onde o primeiro item a ser estocado será o último a ser utilizado.

Esse sistema é indicado para empresas que possuem produtos e materiais que não são perecíveis e nem se tornam obsoletos rapidamente.

FEFO

FEFO significa First expire, first out. Ou seja, o primeiro a expirar é o primeiro a sair. Sendo assim, esse sistema é totalmente baseado na data de validade dos produtos e materiais do estoque.

Esse sistema é indicado para as empresas que trabalham muito com produtos e materiais que possuem prazos de validade curto e precisam ser utilizados antes de estragarem.

Siga a Nomus para mais dicas de gestão

Agora que você já sabe como o FIFO ou PEPS funciona e quais seus benefícios, recomendo que siga a Nomus para não perder as próximas atualizações. Aqui estão os nossos principais canais:

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: