4 Passos para diminuir a distância entre o projeto e o PCP

Atualizado em 4/04/19 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização / Recursos Humanos

Projeto e PCP

Vemos em muitas indústrias que há uma dificuldade na troca de informações entre a engenharia e o PCP. Estes problemas muitas vezes estão relacionadas à falta de procedimentos, à complexidade do produto ou até mesmo uma questão de recursos humanos. Preparamos, então, este artigo em 4 passos que vai te mostrar tudo o que você precisa saber para diminuir essa lacuna e otimizar o processo industrial:

1- Padronização do Part Number, ou codificação dos produtos

Acabei de ser pai de uma linda menininha, e após viver as emoções do parto tive que registrar minha filha em um cartório, a fim de diferenciá-la das demais crianças, sabendo que sendo tarefa uma obrigação dos pais. Esse exemplo é bem semelhante quando criamos um produto, onde deve-se sempre registrar o produto para não ser confundido com outros. Porém, essa obrigação do Projeto de “batizar” o produto em uma indústria é um pouco mais complicada, acontecendo em alguns casos erros como:

    • O Projeto batiza o produto com Part Number e o PCP batiza o produto novamente perdendo a rastreabilidade do processo.
    • O Projeto simplesmente não batiza o produto deixando essa tarefa para outro setor.
    • Não há preocupação na criação de PartNumbers de produtos intermediários.
    • Não há uma inteligencia na codificação ou criação do PartNumbers.
  • Quando há produtos semelhantes, mesmo desenho técnico, porem muda a materia prima. Algumas empresas mantem o PartNumber ocasionando erros de rastreabilidade no processo.

2-  Exportação da lista de materiais (BOM) para o sistema ERP

No software CAD (do inglês: computer aided design) deve conter os dados completos do produto, mas a informação principal é o partnumber do produto e unidade de medida do produto. A sua indústria pode utilizar inúmeros softwares CAD como o SolidWorks, SolidEdge, Inventor, Tecnometal e etc, mas se não tiver uma metodologia para criar seus produtos os dados da BOM ( Bill of Material ) exportados não servirão para nada.

Muitas empresas não utilizam esta automação por falta de padronização, conhecimento ou ferramenta. Sim, é muito importante ter tanto o software CAD que possibilite a exportação dos dados do projeto de forma sistémica quanto ter um ERP que possibilite importar e tratar os dados automatizando a criação da BOM. (Lista de materiais)

Muitos dos nossos clientes da contrução metálica utilizam esse conceito, o fato do produto acabado ter milhares de produtos intermediários indica que esse processo de automação é um diferencial para esse segmento industrial.

Por isso, na hora de escolher seu software CAD você deve verificar se ele:

    • Possibilita o cadastro de informações como PartNumber e descrição do produto
    • Se ele exporta a BOM de forma sistemática, em um formato de planilha eletrônica.(csv, xls, old)
  • Se é facil criar uma padronização na modelagem de seus produtos.

Para uma boa escolha do ERP, você deve procurar saber:

    • Se ele consegue importar e tratar a planilha eletrônica com as informação da BOM.
  • Se gera de forma automatica todos os vínculos para criação da lista de materiais a fim de criar as ordens de produção, MRP e controle de estoque.

Veja mais: Descubra os impactos da lista de materiais no PCP na sua indústria

3- Reunião de Kick-off

A reunião de Kick-off ( Pontapé inicial ) é a reunião de lançamento do projeto no qual a equipe de engenharia é responsável por apresentar o projeto ao demais stakeholders (Setores envolvidos) .

Quando não há essa apresentação, é possivel que apareçam ruídos entre a Engenharia e o PCP, pois muitas dúvidas iniciais precisão ser resolvidas. Além da motivação da equipe com um novo projeto e alinhamento das expectativas do cliente.

Outro ponto a ressaltar nesse topico é que a reunião deve ser estruturada para não sair do “foco” levantando outros assuntos. Então prepare bem o escopo da reunião que basicamente é:

    • Objetivo do projeto
    • Escopo Macro
    • Riscos
    • Responsabilidades
    • Datas de entrega
  • Requisitos de qualidade

4- Invista em Recursos Humanos

O capital humano é o bem mais valioso de uma empresa, pois para qualquer processo dar certo é necessário que as relações entre os setores, ou seja, as pessoas, devem estar em plena harmonia.

Por isso alguns métodos para que os setores interajam colaborativamente devem ser criados, motivando e conquistando a parceria dos colaboradores de uma fábrica.

Um dos problemas que encontramos em muitas indústrias durante nossos anos de consultoria é realmente esse. Se você conseguir gerir sua equipe de uma forma que ela compreenda que os setores internos não são competidores mas sim aliados e fazem parte do mesmo time, os resultados serão mais evidentes.

Escutamos muito “não quero fazer isso para facilitar o trabalho dele” e esse sentimento deve ser excluído da equipe, partindo da liderança. Entendendo que quando se passa a “bola redonda” é mais facil de fazer o gol, o que leva todos ao objetivo comum.

As dificuldades de relacionamento entre setores são mais comuns do que você pensa. Logo, inserir atividades conjuntas e reuniões de conscientização de trabalho em equipe fará toda a diferença.

Há alguns meses participei de um evento promovido pela Sorvete Brasil a fim de diminuir essa lacuna entre os setores da empresa. Em um espaço gourmet, a equipe toda foi reunida e resolveram cozinhar juntos, mesmo com muitas pessoas sem experiencia na cozinha. Fizemos um risoto de bacalhau magnifico, pois houve cooperação da equipe (cada um com sua função determinada pelo chef) e uma orienção de um chef de cozinha profissional (liderança). A lição aprendida por todos foi que quando fazemos algo motivados, com coloboração de todos e uma orientação profissional, chegamos a resultados magníficos.

O resultado. Risoto de bacalhau finalizado. #confraternizacao #sorvetebrasil #finaldeano

Uma foto publicada por SorveteBrasil (@sorvetebrasil) em

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Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.