Produção para terceiros: o que é, como funciona e como controlar


Atualizado em 9/12/25 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Chão de fábrica

Usar boas ferramentas e aprender como controlar produção para terceiros é imprescindível para indústrias que prestam serviços de produção para outras indústrias, pois você precisa entregar confiança, qualidade, segurança e pontualidade.

Conquistar clientes para processar materiais com você não é tão fácil. Eles depositam na sua indústria a confiança sobre o cuidado com suas matérias-primas, prazos e qualidades dos produtos que entregarão aos próprios clientes. Logo, esse controle não pode ser realizado de qualquer forma

É preciso usar bons sistemas de controle de produção que coletem dados reais, emitam relatórios personalizados fáceis de ler com tudo o que você ou seus clientes precisam saber, e permitam acompanhar os processos de perto.

Saiba como fazer isso abaixo: faça uma boa leitura!

Como controlar produção para terceiros

O que é produção para terceiros?

Produção para terceiros é quando a sua indústria presta serviços de processamento de materiais para seus clientes. Isso é, em vez de vender produtos prontos/sob encomenda, você faz o serviço de processamento, com a matéria-prima principal e outros insumos podendo ser fornecidos total ou parcialmente pelos clientes.

Prestar serviços de produção para terceiros é uma boa forma de operar uma indústria com menor preocupação quanto a estoques e vendas de produtos. Também é uma oportunidade para empresas que já vendem produtos consigam expandir suas fontes de faturamento.

Dessa forma, aprender como controlar produção para terceiros é uma forma de garantir a qualidade dos seus serviços prestados, não atrasar entregas e conquistar cada vez mais a confiança dos seus clientes.

Quais os riscos da falta de bom controle de produção para terceiros?

  • Atrasos nas entregas devido à desorganização dos processos produtivos;
  • Conflitos com clientes por divergências em quantidade ou qualidade dos materiais devolvidos;
  • Danos à imagem da empresa, reduzindo competitividade no mercado;
  • Dificuldade em gerar relatórios confiáveis para clientes e gestores;
  • Dificuldade em rastrear informações sobre consumo e sobras de materiais;
  • Erros na utilização de matérias-primas fornecidas pelos clientes;
  • Falhas no controle de estoque de materiais de terceiros sob posse da indústria;
  • Falta de visibilidade sobre o andamento da produção, impedindo decisões rápidas;
  • Mistura indevida de materiais de diferentes clientes;Perda da confiança dos clientes por falta de transparência e controle;
  • Perda de oportunidades de novos contratos por falta de credibilidade operacional;
  • Perda de qualidade nos produtos processados, afetando a reputação da empresa;
  • Problemas perante órgãos regulatórios inclusive com inclusive com risco de autuações fiscais por movimentação de mercadorias sem documentação correta de remessa e retorno;
  • Retrabalho causado por dados inconsistentes ou falta de padronização nas ordens de produção;
  • Riscos financeiros por desperdício de insumos de terceiros.

Como eu controlo a produção para terceiros?

O controle de produção para terceiros pode ser realizado por um bom sistema de gestão integrada para indústrias (ERP industrial) que dê poder total sobre as operações. Você também tem que ser capaz de visualizar os processos separados por cliente para evitar problemas na produção e na entrega.

Com um sistema de gestão integrada industrial, você pode:

  • Registra o estoque de materiais de terceiros em seu poder com precisão a partir da entrada da NF-e de remessa de materiais emitida por seu cliente;
  • Baixa o estoque de materiais de terceiros em seu poder com precisão a partir da emissão da NF-e de retorno de materiais remetidos pelo cliente;
  • Controla os materiais de terceiros utilizados na fabricação a com precisão partir de requisições para as ordens de produção para terceiros;
  • Devolve as sobras de materiais de terceiros em seu poder com precisão a partir da emissão da NF-e de retorno de sobras de materiais remetidas pelo cliente;
  • Evita falhas no controle de estoque de terceiros em seu poder.

Ferramenta de controle de produção para terceiros

A ferramenta mais indicada para controlar a produção para terceiros com certeza é o Nomus ERP Industrial, sistema de gestão especializado em indústrias que conecta todos os seus dados com relatórios e telas dinâmicas que mostram dados em tempo real.

Entre as funcionalidades de controle de produção em terceiro do Nomus, você encontra:

Geração de ordem de produção para terceiros

Emita ordens de produção e controle o processo realizado por sua indústria para terceiros, empenhando materiais do estoque que foram fornecidos pelos clientes.

Recebimento de materiais remetidos por terceiros

Controle todas as etapas do processo logístico de recebimento, armazenamento, inspeção de qualidade, e distribuição no estoque dos materiais fornecidos pelo cliente para a prestação do serviço.

Controle dos materiais de terceiros sob seu poder

Faça o controle completo do estoque fornecido por terceiros para a prestação de serviço com separação correta dos materiais de diferentes clientes e integração às movimentações de produção. Assim, você garante a rastreabilidade completa.

Controle da produção efetuada para terceiros

Tenha o controle completo da produção e dos demais serviços prestados para os terceiros, assim como dos materiais consumidos do cliente, atualizando o controle de estoque de materiais de terceiros sob seu poder.

Retorno de materiais de terceiros

Emita NF-e de retorno de materiais de terceiros para atualizar o controle de estoque de materiais de terceiros sob seu poder, assim como regular os materiais sob sua posse perante o Fisco e outras instituições regulamentadoras.

Controle de sobras de materiais recebidos de terceiros

Faça a gestão de sobra de materiais que foram recebidos de terceiros para processamento, integrando esses dados a todo o controle de estoque de terceiros sob seu poder.

Sugestão de materiais retornados para terceiros

Você também recebe sugestões de materiais a serem retornados para terceiros com base nas requisições de materiais realizadas nas ordens de produção para terceiros, garantindo mais agilidade e precisão no registro dessas movimentações.

Acesse a demonstração grátis do Nomus ERP Industrial:



Saiba mais sobre controle de produção

Controlar a produção para terceiros ou para si mesmo precisa ser realizado com conhecimento teórico e ferramentas práticas de gestão de produção.

Para ajudar você a estudar esse tópico e acessar os melhores instrumentos, eu, colegas e convidados publicamos recorrentemente neste blog as matérias mais importantes, focando tanto em assuntos abrangentes ou quanto super-específicos.

Por isso, não perca nenhum post.

Convido você a inscrever-se no blog para receber as matérias diretamente no seu e-mail e, também, nos seguir nas redes sociais e acessar pílulas diárias de conhecimento industrial:

Obrigado e vamos em frente!

Apontamento de produção
Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: