7 benefícios de um sistema de gestão integrada

Atualizado em 15/07/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Comprar ERP

Os benefícios de um sistema de gestão integrada são muitos, desde aumentar as vendas e entregar mais rápido, até uma melhor visão do desempenho geral da empresa.

Sem um sistema de gestão integrada o gestor tem muita dificuldade de entender qual é o verdadeiro resultado da sua empresa e assim pode ter problemas na tomada de decisão.

Neste artigo vamos listar os principais benefícios de um sistema de gestão integrada e como sua indústria pode se beneficiar dele. Vamos lá:

Como funciona um sistema de gestão integrada?

Como falei no artigo sobre gestão integrada aqui no blog, um sistema integrado é uma ferramenta capaz de integrar as mais diversas áreas da empresa em um só banco de informações para o gestor.

Essa integração evita diversos problemas, como duplicidade de dados, retrabalho, desatualização de informações, entre outros.

Um ERP (Enterprise Resource Planning) especialista em indústrias, como o Nomus ERP Industrial, é capaz de unir informações desde as compras, produção, vendas e expedição em tempo real.

Para você entender melhor, irei listar 7 benefícios diretos de um sistema de gestão integrada.

Benefício 1: empresa com gestão integrada

A primeira vantagem é a mais óbvia, sua empresa terá uma gestão integrada dos setores e das atividades.

Se você controla a gestão da empresa com planilhas de excel certamente já deve ter encontrado problemas com duplicidade de dados, erros de digitação, retrabalhos, entre outros problemas rotineiros.

Isso acontece porque não há uma integração automatizada e seus processos estão muito vulneráveis a erros humanos.

Existe também o cenário dois, onde a sua empresa utiliza diversos sistemas diferentes para cada área da empresa. O problema aqui é a dificuldade de centralizar os dados para a tomada de decisão.

Um sistema de gestão integrada é capaz de agilizar essa centralização e permitir que você foque no que realmente importa: analisar os dados da sua indústria para tomar decisões que irão impactar positivamente o resultado da empresa.

Além disso, a redução de problemas nas informações e a economia de tempo da sua equipe podem significar uma redução de custos no curto prazo.

Benefício 2: vendas integrada com entregas

É muito importante que o seu setor de venda converse muito bem com a expedição e entrega. Afinal, caso existam problemas aqui, o seu cliente pode ficar sem o seu produto dentro do prazo ou acabar recebendo um produto errado e isso gerar uma insatisfação desnecessária.

Entre os benefícios de um sistema de gestão integrada, esse é um dos mais importantes, já que como as informações ficam concentradas em um só local, a chance de equívocos e informações erradas é drasticamente menor.

Benefício 3: vendedores trabalham com preços e descontos padronizados

Durante as negociações que a sua empresa fizer, muitas vezes seus vendedores irão praticar condições especiais para seus clientes.

Um sistema de gestão integrada poderá ajudar imensamente na hora de calcular a comissão de vendas de cada um deles, mesmo que o volume seja grande.

Benefício 4: impostos e tarifas calculados da forma correta

Quando a sua empresa vende para outros estados ou países, a questão fiscal pode ficar bastante complicada.

Além disso, existem exigências do governo, como o Bloco K, que devem ser entregues de forma correta.

O sistema integrado pode gerar o cálculo fiscal e dessas declarações de forma muito mais rápida e descomplicada, reduzindo ou eliminando o risco da sua empresa ter problemas fiscais.

Benefício 5: entregas mais rápidas

Aqui está outro grande benefício que pode ser visto do ponto de vista do seu cliente, entregas mais rápidas.

O benefício de um sistema de gestão integrada nessa área é devido ao sistema auxiliar todos os processos da cadeia de suprimentos.

Por exemplo, o sistema:

  • garante que o fornecedor terá as informações corretas, no momento correto
  • melhora a comunicação entre as equipes envolvidas (compras, produção, embalagem, distribuição)

Veja também: Como escolher o fornecedor de logística para a sua indústria

Benefício 6: equipe e estoque em níveis ideais

Outro benefício de um sistema de gestão integrada é manter os estoques e o seu pessoal em uma quantidade ideal, onde não há excesso ou falta de estoque e nem de pessoal.

Isso porque o sistema fornece dados em tempo real sobre o seu estoque e sua equipe saberá exatamente quando é a hora de reabastecer os materiais e estoque.

Além disso, como o sistema agiliza o trabalho, sua equipe poderá ser remanejada para atividades mais lucrativas para empresa.

Gestao de estoque

Benefício 7: visão melhor da empresa para a tomada de decisão

Entre os benefícios de um sistema de gestão integrada, esse é um dos principais.

O gestor precisa de informações precisas para saber se o negócio está dando lucro ou não. Além disso, é preciso tomar decisões certas para alterar o rumo da empresa caso o negócio não esteja sendo lucrativo.

No setor industrial a necessidade de um sistema é ainda maior, já que os processos são mais complexos do que o comercio e os serviços.

Já vi situações onde indústrias comemoraram uma grande venda e depois descobriram que na verdade aquele produto estava dando prejuízo para a empresa.

Então é fundamental que a sua empresa possua um sistema capaz de orientar a sua gestão para o rumo certo.

Coloque os benefícios de um sistema integrado em prática na sua empresa

Agora que você já conhece alguns dos benefícios de utilizar um sistema de gestão integrada na sua indústria, faço um convite para que avance um passo além e veja uma demonstração de uma ferramenta real funcionando.

Para assistir, basta clicar no link abaixo:

Além disso, recomendo que se inscreva no nosso blog para receber artigos como esse semanalmente no seu email:

Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou sugestão. Até a próxima!

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: