Como escolher o fornecedor de logística para a sua indústria

Atualizado em 24/06/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Logística

Chão de fábrica

Saber como escolher o fornecedor de logística da sua indústria é fundamental para garantir que seus pedidos cheguem aos seus clientes de forma segura e pontual.

Não adianta muito melhorar a sua produção para atender os prazos determinados com seus clientes e na hora da distribuição e logística acabar perdendo o tempo das entregas.

Nesse artigo irei dar algumas dicas para você escolher o fornecedor de logística ideal para sua empresa e assim garantir que o seu produto seja distribuído da melhor forma possível. Vamos lá:


1. Custo x Benefícios do fornecedor de logística

O primeiro tópico é sobre o preço e a qualidade. Em qualquer negociação o preço tem papel importantíssimo para a viabilidade de uma parceria.

Um ponto importante a ressaltar é que nem sempre o mais caro oferece a melhor qualidade e vice versa.

Entretanto, não é bom tentar economizar o máximo possível e depois ter grandes problemas que irão gerar grandes custos.

É preciso colocar na balança e determinar qual fornecedor de logística oferece o melhor Custo x Benefício para as necessidades da sua indústria.

Ou seja, muitas vezes é melhor pagar um pouco mais caro mas contratar uma empresa que ofereça mais benefícios e seja mais confiável do que as outras que esteja cotando.

2. Posição do fornecedor de logística no mercado

O segundo ponto que deve ser avaliado são as questões do mercado envolvendo o fornecedor de logística. Ou seja, é preciso avaliar:

  • Tempo de mercado dos fornecedores cotados;
  • Tempo médio para processar e enviar os produtos;
  • Valores de frete das entregas.

Com essas e outras informações é possível determinar qual o posicionamento, a velocidade e a capacidade das empresas que está cotando para a logística.

3. Avalie a opinião dos clientes

Verifique os casos de sucesso e valide a opinião dos clientes da empresa de logística que está pensando em contratar.

É importante entender qual a opinião dessas empresas para avaliar o nível de qualidade do fornecedor e se realmente cumprem o que prometem.

Muitas vezes é possível telefonar ou até visitar outras empresas que contrataram o mesmo fornecedor e eles poderão informar quais são seus pontos fortes e fracos.

4. Estude a capacidade do fornecedor de logística

Avalie a sua demanda e então, antes de começar as negociações, avalie a capacidade dos fornecedores que irão negociar com você.

Comunique sobre possíveis picos na sua demanda e verifique se o fornecedor será capaz de atendê-los ao longo do ano.

De nada adianta negociar com uma empresa que não conseguirá atender a sua demanda por completo.

5. Avalie se o fornecedor atende o seu produto

No mercado atual a personalização é cada vez mais importante. Sendo assim, verifique se o fornecedor que está avaliando é capaz de atender o seu modelo de negócio e suas necessidades específicas.

Veja se o fornecedor é capaz de se adequar ao seus processos. Se não for possível se adequar a todos, então levante a compatibilidade entre a sua empresa e o fornecedor.

6. Faça contratos

Os contratos são ferramentas poderosas para uma boa negociação com fornecedores de logística. Isso porque eles garantem níveis de qualidade determinados.

É possível por exemplo, estipular multas para evitar:

  • Atrasos
  • Extravios e avarias
  • Desistências e faltas

Avalie se o fornecedor se sentirá seguro com essas garantias. Caso ele fique muito na defensiva, pode ser um sinal que o serviço prestado não é compatível com a qualidade esperada.

Depois que ambas as partes concordarem com o contrato, monitore o desempenho por indicadores de desempenho na logística.

7. Mantenha uma segunda opção

No setor logístico é comum que apareçam situações atípicas que podem comprometer o resultado da sua empresa.

Desta forma, é importante sempre ter uma carta na manga para resolver problemas de última hora e garantir que seus clientes serão atendidos da melhor forma.

Por exemplo, sua empresa pode ter contratado uma transportadora para realizar as entregas em determinada cidade. Entretanto, houve um pico de pedidos e essa empresa não dará conta da demanda.

Nesse caso sua empresa teria que correr atrás de outras opções mais caras e com urgência para entregar os seus pedidos e cumprir o prazo de entrega.

Por essa razão que seria bom você já ter uma negociação com outra transportadora e assim poder contar com ela em um momento como esse.

Escolha seu fornecedor de logística

Para escolher o fornecedor de logística certo para a sua empresa é importante seguir as dicas desse artigo mas também é preciso ir além.

Procure entender se o fornecedor atende:

  • Seu modelo de negócio
  • Produtos que oferece
  • Sua demanda
  • Sua capacidade de investimento

Para fechar, recomendo que assine o blog industrial gratuitamente para receber dicas como essa no seu email.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: