Matriz Ansoff: o que é, benefícios e como aplicar


Atualizado em 4/04/23 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização

Ferramentas de gestão

Matriz Ansoff é uma ferramenta que possibilita gestores corporativos analisarem e planejarem as melhores estratégias empresariais de crescimento. A metodologia utiliza quatro pilares que vão direcionar a execução e os rumos do projeto.

Nesse artigo você vai conhecer os detalhes desse recurso e como a sua utilização pode trazer benefícios servindo como um aliado para gestores e na evolução do seu negócio.

Boa leitura!

Conheça a Matriz Ansoff 

Iniciar uma nova estratégia pode ser um grande desafio para gestores de quaisquer corporações. Embora os resultados finais desejados tenham semelhanças em todas as empresas, como o sucesso de um novo produto, rentabilidade e o fortalecimento de uma marca, ainda assim, muitas variáveis podem influenciar no desenvolvimento dos projetos e nas metas alcançadas. 

Seja nas áreas de marketing, produção ou comercial, os profissionais envolvidos na criação de novas estratégias precisam de ferramentas capazes de otimizar o tempo, recursos e mitigar possíveis dificuldades. Para atingir os objetivos principais e alcançar as metas projetadas é importante que o gestor saiba qual o caminho que deverá ser percorrido. 

A Matriz Ansoff é útil exatamente para demonstrar o rumo mais assertivo que deverá ser explorado. A intenção do seu criador era expandir os horizontes e campos de análise por parte das organizações para ter um planejamento estratégico com mais dados. 

Nascido na Rússia, Igor Ansoff, chamado de pai da gestão estratégica, foi um professor de engenharia, matemática e criador do modelo Ansoff. A metodologia que se distinguia do padrão de gestão criado por Taylor, Mayo e Fayol, onde todo plano de expansão era feito a partir de análises apenas dentro da própria organização. 

Na visão de Ansoff, as estratégias deveriam ser planejadas observando e entendendo todo o contexto. Foi quando o professor começou a explorar não apenas o interior das empresas, mas também o ambiente externo. Ao analisar o mundo macro, Ansoff criou um mecanismo capaz de projetar o desenvolvimento da empresa por meio de trajetos mais seguros com uma formatação relativamente simples. 

A Matriz Ansoff não é uma ferramenta complexa, sendo eficaz e de fácil aplicação. Como os dados devem ser precisos, essa é a parte onde pode haver mais trabalho.  Ela possui apenas dois fatores como base: mercados x produtos. O intuito é unificar essas duas referências para criar novas possibilidades em conjunto com aquelas já praticadas pela empresa. 

Como utilizar a Matriz Ansoff 

Dentro do conceito da Matriz, tanto mercados quanto os produtos podem ser novos ou existentes. E a junção dessas variantes resultam em quatro possibilidades estratégicas. São elas:

Penetração de mercado

Penetração de mercado: aqui a estratégia é para ampliar a fatia dentro de um mercado já explorado, com um produto que também já está sendo comercializado. Nesse caso, o objetivo da empresa é focar em um produto, por exemplo, motores para carros, dentro de um mercado também já existente, no caso, o automotivo. 

Dessa forma ela tem a possibilidade de fazer novos clientes, captando os da concorrência, além de fidelizar os da própria empresa. A Coca Cola é um grande exemplo de penetração de mercado. 

Para estar presente no mundo todo, ela utiliza uma gama de técnicas como corte de preços, redes de distribuição e investimentos em divulgação.

Desenvolvimento de mercado

Desenvolvimento de mercado: nesse caso a intenção é diversificar os mercados para um produto que já existe. É a combinação entre produto existente com novo mercado. 

Imagine que uma loja de material de construção está abrindo uma filial em outra cidade. Ela terá que investir nesse novo mercado, mas com o mesmo produto. A marca de móveis domésticos Ikea diversifica suas estratégias para entrar nos mais variados mercados. 

Essa estratégia também funciona quando uma organização pretende ampliar seu mercado com exportações.

Veja também: ERP para fábrica de móveis de aço inox: como funciona e quais resultados

Desenvolvimento de produto

Desenvolvimento de produto: nessa situação a empresa tem a intenção de desenvolver um novo produto para um mercado já existente. Uma indústria oferece um determinado produto, como tubos e conexões em PVC, por exemplo. Mas pretende ampliar sua atuação no mercado e produzir crachás em PVC.

Na prática, as empresas oferecem uma variação de produtos para atender outras necessidades dos clientes. Aqui o trabalho de marketing e o desenvolvimento do novo produto recebem atenção especial para que a novidade seja bem recebida pelo mercado. A Apple é um exemplo clássico.

Veja também: As ferramentas de produção mais importantes para a gestão de uma indústria

Diversificação

Diversificação: finalizando, este é o cenário mais delicado, imprevisível e que pode apresentar os maiores riscos para a empresa. É quando um novo produto será lançado em um novo mercado. Quando um processo é bem conduzido, ele pode apresentar os resultados mais positivos. 

Um case que se destaca é o do McDonald’s. A gigante rede de fast food, já consolidada em boa parte do planeta, teve que se reinventar para atender as necessidades de um novo mercado, o indiano.

Foi criado um novo Big Mac (Chicken Maharaja Mac) dessa vez sem carne bovina, para que a marca fosse bem aceita pela população de maioria Hindu, que não come vaca e os muçulmanos que não comem carne suína. 

Alguns anos antes seria difícil imaginar que a cadeia de lanches a base de carne bovina fosse abrir sua primeira lanchonete vegetariana. Mas perder a oportunidade de atender uma população como a da Índia, não estava nos planos do McDonald’s. 

Ainda relacionados à diversificação, são dois os tipos que podem ser explorados:

  • 1- Diversificação Relacionada: quando há combinação entre o modelo atual da empresa e os novos produtos e mercados. Por exemplo, uma fábrica de confecção de roupas brasileira que vai abrir uma sede no Chile e fabricar o mesmo produto.
  • 2- Diversificação não Relacionada: aqui é o oposto da situação anterior. Não há combinação entre modelo atual e novas atividades. O exemplo pode ser a mesma confecção de roupas indo para o Chile, no entanto, para fabricar óculos.

Veja também: Matriz Rice: o que é e como melhorar a priorização dos seus projetos

Aplique a Matriz Ansoff no seu negócio

Poder visualizar diversos cenários futuros possibilita o desenvolvimento e execução das melhores estratégias de negócios para sua empresa. A Matriz Ansoff proporciona esse direcionamento. Para isso é importante que o gestor saiba que a obtenção de dados sobre o mercado e produto – tanto no micro, quanto no macro ambiente é fundamental. 

Não existe uma fórmula pronta. Tudo pode variar conforme a gestão e o contexto do momento. 

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