4P’s do Marketing: conceito, aplicação e exemplos


Atualizado em 12/04/23 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Marketing e vendas

O conceito dos 4P’s do marketing, também chamado de Mix de Marketing, almeja resumir os quatro elementos básicos que integram a estratégia de marketing da sua empresa. Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção. 

Cada um destes componentes será responsável por definir qual caminho o marketing do seu negócio irá tomar. Além disso, eles devem ser definidos já considerando sua vendabilidade.

Nesse artigo, você verá:

E, com isso, será capaz de:

  • Compreender cada um dos 4P’s;
  • Entender como cada um deles é executado;
  • Assimilar a importância desse conceito;
  • Aplicá-los no seu negócio de forma inteligente.

Nesse artigo, você irá descobrir os conceitos de cada um dos P’s, e compreendê-los através de exemplos simples, que esclarecem a relação entre essas ideias. Continue a leitura!

4P's do marketing

Introdução aos 4 P’s do Marketing

O conceito de Mix do Marketing foi aprimorado pelo professor Jerome McCarthy da Universidade de Michigan. No entanto, ele só ganharia força após ser estudado e divulgado por Philip Kotler, até hoje considerado um dos maiores especialistas em marketing do mundo.

Esse conceito já possui mais de 60 anos de existência, e, ao longo dos anos, foi levemente alterado e renovado para se adequar às inovações que surgiram desde então, como veremos mais adiante.

Como falamos anteriormente, os 4 P’s representam as seguintes palavras: Produto, Preço, Praça e Promoção. Estes são os pilares de qualquer plano de marketing — seja tradicional ou Marketing Digital — e devem ser definidos com cuidado.

Esses fatores são controláveis pelas empresas, são interdependentes e devem estar em perfeito equilíbrio para ser possível a implementação de uma estratégia de marketing de sucesso. 

Os 4P’s do Marketing: Produto

O produto, que pode ser também um serviço, é tudo aquilo que é disponibilizado ao consumidor final para satisfazer suas necessidades ou desejos. Nele, devem ser pensados:

  • Categoria (físico ou digital);
  • Objetivo (qual problema ele busca resolver);
  • Design (cor, formato, tamanho, estilo);
  • Qualidade (quais materiais serão utilizados, qual será seu ciclo de vida);
  • Diferencial (como se destaca dos concorrentes);
  • Serviços agregados (assistência, instalação, garantia).

Todas essas características devem ser pensadas de acordo com as necessidades e desejos reais do público-alvo

Elas também são responsáveis por definir aspectos tangíveis e intangíveis do seu produto. Como a percepção inconsciente que o público possui sobre o valor ou prestígio do produto, o valor sentimental que é agregado a ele, entre outros.

Através de pesquisas e análises, você deve entender o que é desejado pelo cliente, e como você pode oferecer isto de maneira a se diferenciar das demais empresas já presentes no mercado.

O seu diferencial pode estar no design, nos serviços agregados, no status social que aquele produto confere, entre outros. 

Exemplo

Uma marca X, depois de uma extensa pesquisa de mercado, decide produzir relógios à prova d’água que brilham no escuro, e são resistentes ao impacto. 

Este produto tem o objetivo de ser utilizado para fazer exercícios, dentro da água ou não, e pode ser utilizado no escuro.

Seu design será simples, pensando em um público alvo que está mais preocupado com a funcionalidade do que com a estética, não possui muitas opções de cores, e o formato será único.

Sua qualidade é suficiente para resistir ao que ele promete, mas sem aumentar demais o custo de produção, permitindo um valor mais baixo para o consumidor final, que não pretende gastar muito, já que preza pela praticidade.

O diferencial do produto é exatamente seu custo-benefício: um relógio com diversas vantagens, que não é muito caro.

Os seus serviços incluirão: garantia de 6 meses, e assistência no site para a configuração do seu produto.

Cada uma dessas características foi definida de acordo com o cliente ideal da marca, as possibilidades da empresa hipotética, que é iniciante, e as condições do mercado, que carece de opções com essas características. 

Os 4P’s do Marketing: Preço

O segundo dos 4P’s do marketing que vamos apresentar, é o preço. O preço é, obviamente, o valor que será cobrado pela aquisição do seu produto ou serviço.

Apesar de parecer simples, ele deve ser bem planejado, levando em consideração todos os outros P’s, para garantir a sobrevivência do seu negócio.

O consumidor estará pagando pelos benefícios que seu produto irá trazer, logo, ele envolve um forte componente psicológico, da percepção que o público possui sobre sua marca.

Mesmo que inconscientemente, envolvendo aspectos emocionais e racionais, o cliente estará fazendo uma análise do custo-benefício e da qualidade que são atribuídos ao seu produto, e o quanto ele está disposto a pagar pela transformação que seu produto oferece.

Por isso, essa decisão deve envolver entendimento sobre:

  • Métodos de precificação (através dos custos de produção e lucro desejado);
  • Média do mercado (preço dos concorrentes);
  • Posicionamento (status da marca);
  • Condições de pagamento (do público-alvo).

Mesmo após essa definição, a empresa deve continuar se atualizando sobre essas informações, e ajustando seus preços de acordo com mudanças no mercado, nos custos de produção, na competitividade da marca etc. 

No entanto, essas mudanças só devem ser feitas caso haja necessidade, pois isso pode confundir o consumidor. Um caso interessante que pode ser citado aqui é o da Havaianas.

Essa marca teve sua origem com produtos que eram populares entre as classes mais baixas devido ao seu preço baixo. 

Através da preocupação da empresa em agregar valor aos seus produtos, ela obteve sucesso na internacionalização destes e se tornou a maior marca no mercado de chinelos.

Com isso, veio a mudança de preços, acompanhando a maior valorização dos chinelos Havaianas, que são vistos como uma referência na qualidade de seus produtos. 

Exemplo

Continuando com o exemplo do relógio, como foi dito anteriormente, o seu preço deve atender a um público específico, que não está disposto a pagar muito caro pela solução oferecida.

Logo, os custos de produção, das matérias primas, da infraestrutura, entre outros, devem ser definidos de acordo com este objetivo.

Isso posicionará a marca X como acessível perante o público, o que atrai um segmento específico da população.

Seu preço deve se encontrar entre um meio termo em relação aos concorrentes, de maneira que a permita produzir um produto de qualidade razoável, mas ainda sim, com preço admissível para uma grande porção da população.

Os 4P’s do Marketing: Praça

A praça, originalmente denominada em inglês como place, é o lugar onde o seu produto será exposto para a venda, sendo ele digital ou físico.

Para isso, deve-se levar em conta quais canais de distribuição conseguirão alcançar o seu público da maneira mais eficaz.

A praça é definitiva para a satisfação do seu consumidor, e deve considerar os seguintes fatores:

  • Logística (pontos de produção e armazenamento, capacidade financeira da empresa);
  • Manuseio dos produtos (frágeis ou não, perecíveis);
  • Canais de distribuição (quais redes sociais utilizar, quais lojas seus concorrentes se encontram);
  • Público-alvo (localização deste, bairros ou regiões onde se encontram).

Nessa decisão, o perfil e a comodidade do seu cliente devem estar sempre sendo consideradas. Assim como os demais P’s da estratégia.

Claro que você também pode unir mais de um canal de distribuição, e isso pode ser muito benéfico para sua empresa se feito da maneira correta. 

Exemplo

O relógio da marca X é produzido em uma cidade do interior, onde a fábrica consegue economizar com custos de infraestrutura.

Essa marca, segundo seus estudos, tem feito mais sucesso entre homens jovens de 20-30 anos. Dessa forma, e pensando também em facilitar a logística de transporte, a sua distribuição será feita majoritariamente através de certas redes sociais, onde esse público se encontra.

A maioria das vendas será feita através dessa plataforma. No entanto, ainda há uma parte do público que resiste em comprar sem poder observar na prática o funcionamento do relógio.

Com isso em mente, a empresa decidiu também disponibilizar porções do estoque para certas lojas de departamento que vendem artigos esportivos. Essas lojas estão localizadas nos estados e cidades onde o maior número de clientes potenciais foi identificado.

Assim, os consumidores podem se direcionar até estes locais físicos para ver como o produto funciona, e se decidir pela compra.

Os 4P’s do Marketing: Promoção

A promoção, apesar de ser muito associada a descontos e liquidações, não possui este significado. Na verdade, ela é tudo aquilo que busca promover o seu produto. E quais técnicas serão utilizadas para estimular o desejo e a demanda por este.

Nela, existem diversas variações e estratégias diferentes planejadas para ampliar o conhecimento do público sobre a sua marca e gerar vendas.

Essas estratégias também serão definitivas sobre a percepção que o público possui sobre o seu produto, e como ele se relaciona com este.

Para organizá-la, você deve refletir sobre as seguintes questões:

  • Perfil do cliente (para quem será direcionada sua promoção);
  • Relações públicas (como será sua comunicação e relação com o público);
  • Local (onde e através de que canais será anunciado seu produto);
  • Momento (qual o período de tempo mais efetivo para promover seu produto);
  • Concorrência (como seus concorrentes realizam estas ações).

Os descontos e liquidações também podem estar inseridos em suas ações de promoção, e são comumente utilizados para limpar estoque ou inserir um produto novo no mercado.

A promoção deve ser feita através da propagação de uma mensagem que utilize uma linguagem e um meio que atinjam o seu público alvo.

Exemplo

Por último, a empresa quer que a marca tenha uma imagem jovem, no entanto séria, para se posicionar com certo nível de autoridade entre homens adultos de 20-30 anos.

A comunicação será feita com uma linguagem jovem, porém não informal demais. Através desta, serão destacados os benefícios físicos do produto, e quais problemas ele busca resolver.

A marca busca se associar a uma cultura esportiva, ao mundo dos esportes, e, por isso, está sempre buscando atletas que topam utilizar e divulgar seus produtos, participando de suas campanhas nas redes sociais.

Por último, ela percebe que a maioria de seus concorrentes não se encontra com um posicionamento próximo do público nas redes, então seu objetivo é construir essa relação. Por isso, ela responde dúvidas em seu perfil, ensina como utilizar seus produtos etc.

Conceito dos 4P's do marketing

Conclusão

Por fim, podemos ver que, mesmo após tanto tempo desde seu surgimento, o conceito dos 4P’s do marketing continua sendo essencial para a criação de qualquer plano de comercialização de produtos e serviços. Ela ainda é imprescindível para:

  • Estabelecer a importância do seu produto;
  • Definir o seu local de atuação no mercado;
  • Construir a imagem da sua marca;
  • Planejar toda e qualquer ação de marketing;
  • E compreender a integração entre as áreas da sua empresa.

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4 Comentários

  1. Yury Oliveira disse:

    Excelente artigo, bem explicativo. Obrigado!

  2. Imaculada Conceição disse:

    Tema muito interessante

  3. Joelma disse:

    Muito bem explicado, matéria de prova obrigada, por postar conteúdos práticos objetivos, continue com esse projeto de esclarecer dúvidas

  4. Herculano guli Mucono disse:

    mui bem explicado

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