Como aumentar as vendas no meio da crise?


Atualizado em 29/12/23 - Escrito por Alan Medeiros na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Liderança na indústria

Vários segmentos da sociedade sentem os estragos econômicos provocados pelo Coronavírus. E as empresas, nesse caso, não escaparam dos abalos que o Covid-19 provocou na economia. As vendas sofreram quedas e o alerta de perigo soou alto nos meses recentes.

É nesse contexto, de crise e incertezas, que a solução para aumentar as vendas passa pela transformação digital. Essa transformação vai além de ter um site, um registro de domínio e uma hospedagem de sites como muitos imaginam. 

Toda essa transformação, na verdade, envolve o uso de ferramentas digitais que facilitam vários processos do seu negócio, especialmente o atendimento aos clientes, possibilitando com isso o aumento das vendas.

Para saber mais a respeito de como a digitalização ajuda no aumento das vendas, confira os tópicos apresentados nesse artigo:

  • Invista nos processos digitais do seu negócio
  • As vantagens da digitalização para a sua empresa
  • Como digitalizar o seu negócio

Invista nos processos digitais do seu negócio

Digitalizar é adaptar a sua empresa para essa nova realidade, onde vemos um cenário cada vez mais caracterizado por clientes que utilizam as redes sociais e dispositivos móveis para comprar produtos e serviços.

Na atual era, em que com um smartphone é possível efetuar compras no supermercado, pedir comida e solicitar serviços de transporte, qualquer empresa deve adotar tecnologias que visam facilitar o atendimento ao público.

Pegue como exemplo esse cenário de pandemia, em que a regra é evitar aglomerações para impedir o avanço do vírus. Um gestor que queira driblar essa dificuldade deve investir em ferramentas que viabilizem as compras online.

A lógica é simples: se o público não pode ir até ao seu empreendimento, permita que os produtos possam ir até ao público. É nesse sentido que marketplaces e sistemas de delivery podem ser grandes ferramentas de vendas para contornar a crise e vender mais. Aplicativos próprios também podem ser grandes ferramentas para auxiliar nas suas vendas.

A realidade de uma crise nos força a pensar em soluções que antes não estavam no escopo do seu negócio e com o passar do tempo, até podem ajudar a inovar a sua operação e se tornarem parte das estratégias.

Quais as vantagens da digitalização para a sua empresa?

Quando o assunto é aumentar as vendas, são vários os benefícios que a transformação digital traz para o seu negócio. 

Ter um site (e um bom serviço de hospedagem de sites) para garantir a sua presença online já é uma iniciativa importante, pois traz mais visibilidade e alcance para a sua empresa.

Outro exemplo disso é otimizar a comunicação com os clientes por meio dos canais digitais. Utilizar ferramentas de e-mail marketing, nesse caso, é uma das alternativas. Elas são importantes para captar leads, divulgar promoções e, consequentemente, vender mais.

Além disse, vale também destacar outros benefícios que a transformação digital traz e que viabilizam o aumento das vendas. Confira! 

Veja também: SPIN Selling: o que é e como utilizar para aumentar as vendas da sua indústria

A sua empresa sempre estará de portas abertas

Graças a ferramentas de atendimento online, qualquer cliente, a qualquer instante, poderá acessar a loja virtual do seu negócio e efetuar uma compra. De certa forma, vendas poderão ser efetuadas aos domingos e também feriados.

Em tempos de crise e de pandemia, é importante estar disponível 24h por dia para os consumidores.

Relacionamento melhor com os clientes

Isso é consequência de uma gestão das redes sociais. Ao efetuar postagens com conteúdos que informam e auxiliam os seus clientes em relação aos serviços que você disponibiliza, você tem a possibilidade de melhorar muito o relacionamento com eles. 

Isso é muito importante para fortalecer a imagem da sua marca, fazendo com que o cliente se lembre do seu negócio e escolha por comprar os seus produtos ou até mesmo recomendar a sua empresa para outros clientes em potencial.

Facilidade para elaborar estratégias

Ferramentas digitais também auxiliam o gestor a obter números sobre o comportamento do seu cliente. 

Por meio de tais tecnologias é possível obter uma quantidade precisa das pessoas que acessaram o seu site, quantas efetuaram alguma compra, o local de origem dessas pessoas, informações demográficas e várias outras informações relevantes. 

A vantagem disso é auxiliar na segmentação do público e facilitar na compreensão do que está surtindo resultados positivos em sua estratégia. Desse modo você terá condições de estabelecer estratégias capazes de aumentar o número de vendas.

Como digitalizar o seu negócio com foco em vendas?

Se a transformação digital é fundamental para promover o aumento das vendas, então é importante que você saiba como digitalizar o seu negócio, ou seja, como utilizar as ferramentas adequadas para aumentar as vendas. 

Para isso, o ideal é seguir alguns passos básicos. Vamos ver algumas ideias sobre isso a seguir? 

Tenha uma estratégia digital

Lembra quando falamos que transformação digital não é apenas ter um site e administrar a página da sua loja nas redes sociais? 

Pois bem, digitalizar a sua empresa é utilizar a tecnologia em todos os setores dela, desde o controle do estoque até o atendimento aos clientes. É por essa razão que a digitalização envolve também muito planejamento.

Para isso é necessário estabelecer metas plausíveis e mensuráveis. Um exemplo de um objetivo a ser alcançado pode ser “aumentar as vendas em 50% dentro de 6 meses”.

Além disso, uma estratégia de digitalização também envolve avaliar quais setores do seu negócio necessitam mais dos recursos digitais. 

Da mesma forma, também é necessário estar ciente de que uma nova cultura precisa ser adotada pelos colaboradores. Uma cultura que enxerga todos os processos do seu negócio – inclusive o atendimento – sob o prisma da tecnologia.  

Vale lembrar que tudo isso deve ser estendido a área de vendas, pois o comportamento do consumidor mudou e atualmente, com o e-commerce, muitos clientes só vão até a loja para ter alguma experiência sensorial com o produto para depois comprar pela internet. 

Nesse ponto, a sua empresa ou marca deve estar atendo para criar estratégias omnichannel, onde as vendas podem acontecer por todos os canais da empresa, inclusive até mesmo pelo WhatsApp. 

Promova treinamentos para a sua equipe

Visto que a transformação digital implica em uma mudança de cultura dentro de uma empresa, então é de extrema importância promover o treinamento do seu time, preparando o terreno para a utilização adequada das ferramentas digitais.

É diante dessa preparação que a equipe irá ter uma ampla compreensão de como utilizar as tecnologias novas para atender os seus clientes e assim aumentar as vendas.

Um exemplo disso é saber utilizar ferramentas de Big Data. Por meio delas se torna possível conhecer e até compreender antecipadamente comportamentos de seus potenciais clientes.

Isso viabiliza a possibilidade do seu negócio adaptar ou antecipar de forma rápida as necessidades do mercado para melhorar a experiência dos seus clientes na hora de adquirir os produtos e os serviços que eles procuram.

Leve em conta as profissões do futuro

Ao digitalizar os processos da sua empresa, leve em conta que muitos desses processos terão que ser realizados por profissionais que dominam as atuais ferramentas de estratégias e gestão

Por essa razão, na hora de recrutar novos colaboradores, é importante levar em consideração esses novos conhecimentos. Atualmente muito se fala nos profissionais do futuro e em como as empresas já devem ir contando com eles.

Nesse contexto, gestor de e-commerce e analista de Big Data são alguns exemplos de profissionais que serão engrenagens importantes para entender a jornada de compra dos seus clientes e assim facilitar as vendas. Recomendamos um bom curso de e-commerce gratuito para os gestores se desenvolverem cada vez mais.

Pense na experiência do usuário

Na era digital, os principais canais que os clientes utilizarão para entrar em contato com você serão os meios digitais. Diante disso, proporcione para eles uma boa experiência de navegação nesses canais.

Lembre-se de facilitar a eles o acesso aos aplicativos do seu negócio, de utilizar ferramentas de e-mail marketing para não tornar as suas estratégias invasivas e de, inclusive, priorizar a responsividade do seu site. O layout responsivo é fundamental para viabilizar o acesso e a navegação por meio de dispositivos móveis.

Contudo, é importante também, nesse aspecto, contar com um serviço de hospedagem de sites. Graças a ele é possível obter recursos que aceleram o carregamento das páginas do seu e-commerce, bem como permite garantir mais segurança para a sua loja virtual.

Sobretudo, se a sua operação é totalmente baseada em um e-commerce, fatores como segurança digital e boa experiência de navegação se tornam mais do que fundamentais para ter sucesso em vendas.

Não custa lembrar que sites e e-commerces com boa velocidade de carregamento possuem mais facilidade para serem bem posicionados nas páginas de resultado do Google. Já a segurança no seu e-commerce traz mais credibilidade, facilitando as vendas.

Melhore a sua presença digital

Das várias maneiras que existem para melhorar a sua presença online, uma das mais eficientes é utilizar o Google Meu Negócio. Ele é uma ferramenta gratuita do Google que traz mais visibilidade para o seu empreendimento. 

Por meio dele você torna o seu negócio mais visível na internet e com informações importantes, como, por exemplo, endereço, contato, horários de funcionamento e até a localização no Google Maps.

Para quem deseja aumentar as vendas, vale a pena apostar na otimização de produtos e divulga-los no Google Shopping e em outros marketplaces. 

Conheça os canais a serem utilizados

Hoje em dia, quando se fala em melhorar o atendimento e, consequentemente, as vendas, entra no assunto o conceito de “omnichannel”.

Omnichannel consiste em uma estratégia que visa utilizar, de forma integrada, canais online e offline para as empresas atenderem os consumidores.

Essa abordagem melhora bastante a experiência do cliente, oferece mais alternativas de atendimento e, consequentemente, permite aumentar as vendas.

Um exemplo disso é uma loja que permite a compra de produtos pelo aplicativo, loja física, marketplaces, pontos de vendas, televendas e todos os canais possíveis, mantendo a convergência entre eles. 

Diante da crise é necessário encontrar alternativas

Não é novidade para ninguém o fato de que os tempos de crise são razões para empreendedores se reinventarem. Hoje em dia, diante das ferramentas digitais, como o sistema de CRM e outras alternativas de inovação não faltam.

Para aumentar as vendas, é preciso pensar “fora da caixa’ e entender o que o atual consumidor está buscando, em termos de satisfação, necessidade e facilidades. Lembre-se que tudo isso é visto com uma extensão do seu produto. 

Software ERP Para controle da producao

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: