ERP para fábrica de estojos: como funciona e quais são os benefícios


Atualizado em 5/03/24 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): ERP

Guia do ERP para indústrias

Na indústria plástica, Uzio estojos, o Nomus ERP Industrial trouxe organização, agilidade e precisão para os processos produtivos e da administração.

Essa evolução se deu a partir do uso de diversos módulos do sistema, visando registrar as informações da produção, assim como acompanhar os resultados da empresa.

Para saber mais sobre como se deu tal progresso na empresa, confira e entrevista com o diretor da Uzio, Paulo Renato:

Sobre a Uzio Estojos

A Uzio Estojos é uma empresa que nasceu no ano de 2014 em Goiânia com o intuito de atender demandas do mercado óptico, que possui grande expressão no Brasil.

Dessa maneira, os produtos da Uzio são destinados a agregar na segurança e higiene de óculos, ajudando na manutenção da sua qualidade.

Isso pode ser feito através da utilização do principal produto da Uzio: os estojos plásticos para óculos, produzidos em 5 modelos diferentes, no parque industrial da empresa.

Os estojos também podem ser personalizados com a logo do cliente que as revende, divulgando sua marca.

A empresa foi criada a partir de sua antecessora, que possuía outro nome e gestão, atuando mais localmente.

A partir de sua aquisição, foi realizada uma expansão dos seus serviços, tornando-a presente em quase todos os estados brasileiros no momento atual e passando de uma carteira de 700 clientes para em torno de 2000 clientes.

Para saber mais sobre a Uzio Estojos, acesse o site da empresa ou entre em contato através do e-mail [email protected] ou telefone (62) 3256-2006. 

A escolha do sistema

Em 2014, quando a empresa foi assumida por uma nova gestão, foi notado que não era realizado um controle dos processos da fábrica de maneira formal.

Muitos processos eram realizados apenas através do diálogo, os pedidos eram anotados em papel e havia algumas poucas planilhas de Excel para administração da produção.

Por algum tempo, esse processo informal ainda foi utilizado, até que a empresa se deparou com a necessidade de realizar um investimento maior para organizar seus processos e melhorar a gestão.

A Uzio buscava agilizar seus processos e padronizar atividades, de maneira a obter maior confiança no que estava sendo realizado.

Por isso, em 2015 a indústria realizou uma pesquisa de mercado, na qual encontraram o sistema da Nomus, que logo chamou atenção do gestor pela sua funcionalidade voltada especificamente para o mercado industrial.

Para a empresa, o critério que mais chamou atenção no sistema eram os módulos voltados para chão de fábrica, que forneciam apontamentos e a funcionalidade de engenharia de produtos, dentre outros recursos.

A possibilidade de integrar a área de produção com o setor de vendas, de realizar o controle de estoque e o módulo de MRP II também foram pontos importantes para a escolha do software.

Além disso, o custo e benefício entre todas essas funcionalidades oferecidas e o investimento requerido para a aquisição do sistema também teve influência positiva na decisão do gestor.

O último ponto que foi decisivo para a escolha do Nomus ERP Industrial foi o atendimento da equipe, que se demonstrou competente e atenciosa.

Ao considerar todos esses critérios, a Uzio percebeu que o sistema da Nomus poderia trazer benefícios imprescindíveis para o negócio, e contratou a ferramenta.

O processo de implantação

O processo de implantação da Uzio iniciou-se em 2016 pelo método tradicional e remoto, que vem sendo muito bem sucedido para a indústria.

Esse processo deu início a uma relação de proximidade entre a equipe da Uzio e a equipe de suporte da Nomus, o que deu segurança à empresa de que sempre receberiam o devido apoio para quaisquer necessidades.

Novos funcionários são facilmente treinados através dos conteúdos incluídos no sistema, como vídeo aulas sobre os módulos.

Atualmente, a empresa visa utilizar todos os recursos ofertados pelo sistema, como a parte de engenharia de produtos, de chão de fábrica e de apontamentos, que já foram devidamente implantadas e são muito utilizados na empresa.

Toda a administração da empresa é realizada através do sistema, assim como a emissão de nota fiscal e o setor financeiro.

Isso foi possível devido ao número de funcionalidades que o sistema abarca.

Além disso, a partir do atendimento da equipe de implantação, a Uzio é capaz de criar novos recursos dentro do sistema para suprir suas necessidades específicas.

Com isso, atualmente a empresa possui mais de 300 relatórios personalizados desenvolvidos especialmente para suas necessidades.

Os indicadores da empresa também podem ser acessados através do celular do gestor, facilitando o acompanhamento dos resultados obtidos de qualquer lugar.

Para a Uzio, a geração de relatórios era uma prioridade, e por isso seu time se dedicou a essa funcionalidade para que controles que eram feitos manualmente pudessem ser automatizados e disponibilizassem as informações de maneira mais ágil.

Exemplo de painel no Nomus ERP Industrial

Atualmente, a empresa deixa seus relatórios expostos em televisores dentro de uma sala para os visitantes e colaboradores acompanharem informações em tempo real.

O cadastro de clientes na Uzio é realizado 100% através do sistema, incluindo a logomarca de cada cliente, que é utilizada na produção dos estojos personalizados.

Assim, o sistema gera as propostas comerciais, os pedidos de clientes e o romaneio, o que antes era feito manualmente, exigindo retrabalho e ocasionando erros humanos.

Com o software Nomus ERP Industrial, a empresa foi capaz de diminuir a mão de obra responsável pela coleta e organização de informações, o que otimizou os gastos da empresa.

É através do sistema que também é feito o controle de estoque, o que permite à área de produção verificar a disponibilidade dos componentes necessários.

O indicador de estoque mínimo é utilizado para que o gestor saiba quando realizar o pedido de compra de componentes no tempo certo, contando com o tempo de entrega do fornecedor.

A empresa também se beneficia dos avisos de vencimento de boleto aos clientes, o que permite que ela tenha um recebimento mais rápido e mais saúde no fluxo de caixa, evitando inadimplências.

Outro aspecto que a Uzio considera importante no sistema são as suas regulares atualizações, que sempre trazem melhorias e refinamentos a suas funcionalidades, além da criação de novas funcionalidades quando sugeridas ou necessárias.

Resultados alcançados

Com o uso do ERP, a Uzio se tornou capaz de acompanhar as informações da sua produção em tempo real, de maneira muito mais precisa.

Com isso, a empresa é capaz de otimizar situações com mais agilidade, a fim de não permitir que problemas de produtividade se estendam.

Além disso, também é possível planejar a produção da empresa de maneira mais eficaz através das informações obtidas, avaliando quais produtos foram mais vendidos ou não.

Toda a parte administrativa da empresa também é controlada através do sistema, dando mais confiabilidade aos processos executados.

O módulo de CRM, que permite guardar informações sobre todo o processo de negociação com o cliente, também tem trazido benefícios à relação com os clientes da indústria.

Nesse módulo, a empresa também se utiliza de personalizações para criar diferentes processos que se adaptem à realidade da Uzio, permitindo o controle de fluxos específicos.

O armazenamento da logomarca de cada cliente em seu cadastro também minimiza erros na fabricação, garantindo que a logomarca utilizada é a correta e atualizada.

Todas essas informações funcionam de maneira integrada, facilitando sua organização e simplificando o processo de armazenamento dos dados.

Dessa maneira, podemos resumir que os ganhos obtidos com a implantação do ERP foram:

  • Rastreio de informações cruciais da produção;
  • Otimização dos processos produtivos;
  • Planejamento da produção mais preciso;
  • Melhora no relacionamento com o cliente;
  • Minimização de erros na produção;
  • Redução de desperdícios;
  • Menor tempo de entrega;
  • Integração das informações da empresa.

Dicas para gestores em busca de um ERP

Atualmente, a Uzio confia plenamente no sistema para o gerenciamento e agilizamento de suas atividades, e se ampara nele para seu funcionamento.

O diretor da Uzio, Paulo Renato, afirma que na modernidade, nenhuma empresa pode prescindir de um sistema de gestão.

Devido a grande quantidade de opções de software disponíveis no mercado, Paulo reconhece a necessidade de pesquisa a respeito das possibilidades.

No entanto, ele recomenda o Nomus ERP Industrial para gestores de indústrias que buscam uma ferramenta capaz de controlar sua produção.

Ele ressalta também a capacidade de adaptação que o sistema da Nomus oferece, se flexibilizando de acordo com o seu negócio e as inovações do mercado, como uma característica fundamental.

Além disso, ele destaca a importância da agilidade na obtenção de informações, que podem ser conferidas de qualquer lugar, a qualquer momento.

Ele afirma que os planos de expansão da empresa serão muito beneficiados pelo uso do sistema.

Assista uma demonstração e entenda como o sistema funciona

Depois de ver tudo que o sistema Nomus é capaz de oferecer a sua empresa, convidamos você a assistir como o sistema da Nomus funciona na prática e conversar com um especialista do nosso time.

Para saber mais sobre as funcionalidades do software, assista a nossa demonstração do sistema, e saiba quais são os módulos disponíveis.

Você também pode agendar uma consulta com um especialista da Nomus, para entender melhor como o sistema pode beneficiar o seu negócio.

Quaisquer dúvidas ou sugestões, entre em contato através dos nossos canais de comunicação.

Guia do KPI para indústrias

Um comentário

  1. Gelson Silva disse:

    Ótimo para conhecer os benefícios do sistema

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: