6 habilidades necessárias para se tornar um profissional da indústria 4.0

Atualizado em 10/01/19 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Produção

Glossario da gestão industrial - engenharia de produção

A chamada Manufatura avançada, ou indústria 4.0, está se expandido cada vez mais pelo mundo e a indústria brasileira está caminhando para essa evolução. Pensando nisso, o profissional da indústria 4.0 precisa se adaptar as mudanças para se manter e se destacar no mercado.

O objetivo desse texto é justamente auxiliar o profissional da indústria 4.0 a desenvolver ou atualizar habilidades importantes para acompanhar as novidades.

Aqui está a lista de habilidades necessárias para o profissional da indústria 4.0:

1. Possuir um olhar técnico

É fundamental para o profissional da indústria 4.0 possuir um olhar técnico e sistêmico dos processos.

Isso porque esse profissional precisa trabalhar com máquinas que operam com processos mais complexos, com sistemas de gestão integrados, que atualizam as informações em tempo real.

Sendo assim, o ideal é que o profissional da indústria 4.0 possua alguma formação em áreas como: elétrica, mecânica, automação, entre outras.

2. Ser flexível

Possuir flexibilidade é uma característica importante para o profissional da indústria 4.0, já que as mudanças são rápidas e é preciso se adaptar as novas tecnologias e sistemas.

Esses profissionais precisam estar aptos a trabalhar com equipamentos que geram informações sobre seu ciclo produtivo e vão além de uma simples operação via software.

Os equipamentos da indústria 4.0 são capazes de informar sobre suas operações e ainda avisar quando há a necessidade de realizar uma manutenção preventiva.

3. Ser capaz de tomar decisões

A indústria 4.0 é repleta de informação. Os equipamentos emitem dados detalhados sobre o trabalho que realizam. Entretanto, o profissional da indústria 4.0 precisa ser capaz de analisar e tomar decisões baseadas nas informações recebidas.

A tendencia é cada vez mais os gestores e colaboradores estejam sempre conectados aos resultados das máquinas e assim conhecerem a fundo os processos produtivos.

4. Se relacionar bem

Apesar do foco da indústria 4.0 ser a tecnologia, é fundamental que o profissional se relacione bem com seus colegas de trabalho.

Isso porque é preciso trabalhar em conjunto para usufruir ao máximo as informações e possibilidades da manufatura avançada.

Aqui estão algumas dicas para motivar sua equipe.

5. Dominar o inglês

No trabalho de escritório o inglês já é quase fundamental. Essa é a realidade que acompanhará a indústria 4.0. Isso porque o inglês é o idioma que domina essa evolução tecnológica na produção.

Os profissionais da indústria 4.0 precisam saber inglês para estudar sobre o assunto, conhecer a fundo as possibilidades e ainda tirar possíveis dúvidas na internet.

Neste artigo você pode ver 40 termos de gestão em inglês que são usadas com frequência no Brasil.

6. Se manter atualizado

A inovação tecnológica é algo constante na indústria 4.0, com isso os profissionais precisam se manter atualizados para acompanhar as novidades.

Por exemplo: estudar o que já é realidade no exterior mas que ainda está começando no Brasil, se aperfeiçoar com cursos complementares e participar de comunidades online sobre o assunto para se manter informado.

Recomendo que leia esse artigo para conhecer cursos importantes para quem trabalha na indústria.

Próximo passo para o profissional da indústria 4.0

Agora que você já conhece as principais habilidades do profissional da indústria 4.0, recomendo que se inscreva gratuitamente no Blog Industrial Nomus. Dessa forma você receberá um email sempre que publicarmos um novo artigo.

Essa é uma ótima maneira de se manter atualizado e ainda conhecer as melhores práticas da gestão industrial.

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam

Read previous post:
3 dicas para otimizar resultados industriais com equipamentos, manutenção e monitoramento

Com o constante avanço tecnológico nas indústrias, inovar se tornou extremamente importante para que a sua indústria e empresa continue...

Close