Matriz BCG: o que é, para que serve, exemplos e como montar a sua


Atualizado em 8/09/22 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Processos e Organização

Ferramentas de gestão

Sempre que seu time traça um planejamento, as expectativas geradas com os produtos e/ou serviços são sempre muito positivas. Tudo sai como o planejado, não é verdade? É óbvio que não!

Compreender o impacto que o seu produto gera no mercado é algo de suma importância. Existe uma ferramenta muito simples de se utilizar que pode ajudar a analisar esses impactos. Ela se chama Matriz BCG

Se você ainda não conhece ou não sabe muito bem como ela funciona, não se preocupe! Neste post você vai entender absolutamente tudo sobre essa ferramenta preciosa, para que possa utilizar em sua empresa. 

A história

Embora não seja um termo frequentemente utilizado, a Matriz BCG já possui um bom tempo no mercado. Foi em 1970, que Bruce Henderson, empresário americano especializado em gestão, criou esse sistema de análise.

A ferramenta foi criada para ser utilizada pela empresa de consultoria empresarial, Boston Consulting Group (a sigla BCG é proveniente do nome), grupo de que Bruce foi o presidente. 

Não demorou para que a metodologia caísse nas graças do empresariado americano. Afinal, essa análise simples não demanda nenhum tipo de ferramenta extra, apenas dados. 

O foco inicial da Matriz BCG era o de atender às grandes empresas, mas nada impede uma empresa menor de utilizá-la, desde que se tenha um volume de dados disponível. 

Analisando a matriz BCG

A matriz é realmente uma matriz literal no plano cartesiano e opera de uma forma bastante divertida, utilizando simbolismos como referência aos comportamentos dos produtos no mercado. 

O bom humor fazia parte da trajetória de Bruce, que classificou o momento dos produtos com símbolos bastante peculiares, conforme você vai observar logo abaixo. 

Abaixo você vai entender em detalhes como é realizada a matriz: 

A matriz BCG é constituída de dois blocos maiores, um deles é denominado taxa de crescimento do mercado, já o outro, participação do produto no mercado;

Esses blocos são subdivididos em mais dois blocos, onde são inseridos os produtos. Perceba que, no total, já são 4 blocos para se analisar; 

Cada um desses blocos possui um elemento específico, são eles: 

Vaca leiteira

Esse é o produto que é a sua vaca leiteira, ou melhor, o melhor de seus produtos. É aquele que melhor abastece o caixa e que demanda menos esforço para divulgação. 

Geralmente são produtos bem consolidados e que já possuem boa reputação, além de uma clientela fiel em seu consumo. 

Estrela

São produtos de grande relevância, que geram um retorno satisfatório para a empresa, mas ainda não estão plenamente consolidados no mercado e uma força-tarefa ainda se faz necessária para o processo de oferta.

Ponto de interrogação

É o produto que ainda não representou nada para a empresa, pode ser que ele ainda traga lucro, ou pode ser que traga prejuízo, não se sabe.

Comumente são produtos novos, então é preciso que adquiram uma maior maturidade para que, com mais dados, uma conclusão possa ser tomada. 

Abacaxi

É melhor não desejar ter um abacaxi com você, afinal esses são os produtos mais complicados de se trabalhar. Eles são responsáveis por gerarem um baixo resultado em vendas e um alto índice de esforço para a venda. 

Os benefícios da Matriz BCG

Utilizar essa metodologia permite compreender os impactos de seu produto no mercado, pois vai oferecer uma visão ampla do que ele representa para o público final, já que irá comparar o desempenho com a concorrência. 

Essa visão ampla permite a captação de pontos que possam ter sido ignorados, além, é claro, de um ajuste estratégico de rota, em que a gestão pode promover mudanças essenciais para a correção do trajeto. 

Se você pretende utilizar a Matriz BCG, saiba que a sua utilização não se limita a uma única vez. Será preciso fazer uma reanálise de forma constante! Não se esqueça de que as flutuações do mercado impactam diretamente os produtos. 

Desenhando a Matriz

Para que você possa tirar o máximo proveito de sua matriz BCG, leia com atenção os 6 passos abaixo. Eles correspondem às etapas necessárias para que a ferramenta de análise possa ser elaborada. 

Passo 1

Trace um plano cartesiano simples, com uma reta na horizontal e a outra na vertical. O ângulo formado pelo encontro das linhas é de 90º.

Enquanto a linha vertical representa a taxa de crescimento do mercado, a horizontal se refere à participação do produto no mercado. 

Na linha vertical, você deverá acrescentar o valor 10% ao centro, no extremo inferior, 0%, já no extremo superior, 20%.

Na linha horizontal você irá inserir “10x” na extremidade esquerda, 1x no centro e 0,1 na extremidade direita. Feito isso, agora é hora de preencher com os seus produtos.

Passo 2

Insira os 4 elementos na sua Matriz BCG.

Passo 3

Para seguir analisando, você precisa ter acesso ao índice de crescimento do produto no mercado e também o quanto ele vende (a sua taxa de participação no mercado), se comparado a um concorrente. 

Uma sugestão é que você crie uma planilha e trace 3 colunas: uma delas é a do nome do produto, a outra da taxa percentual de crescimento, a terceira, a participação no mercado. 

Considere os valores apresentados no passo 2, para o crescimento de mercado, de 0% a 20%. Já o índice de participação do produto, fica entre 0,1x até 10x.

O índice de participação é calculado da seguinte forma: suponha que o seu produto teve um faturamento de R$100.000,00 e o de seu concorrente, R$50.000,00, logo, o seu faturamento é o dobro, ou, 2x. 

Procure acrescentar nomes simples ao produto, por exemplo A, B e C ou 1, 2 e 3. Assim você terá mais facilidade de preencher.

Passo 4

Acrescente os produtos na sua Matriz BCG de acordo com o nome escolhido. Correlacione o crescimento com a presença do produto no mercado. 

Passo 5

Observe atentamente onde os seus pontos ficaram inseridos e você saberá exatamente qual é o impacto do produto que você está fornecendo ao mercado.

Veja também: Matriz Rice: o que é e como melhorar a priorização dos seus projetos

Acompanhe a inovação

Agora que você tem uma visão mais ampla do impacto do seu produto no mercado, faça e refaça essa análise quantas vezes precisar. Não se esqueça do mais importante, que é o ajuste estratégico das ações de sua empresa. 

Se as adequações estratégicas forem realizadas constantemente, você com certeza verá seus produtos caminhando se tornando estrelas em vendas, ou então, as suas preciosas vacas leiteiras. 

Essas dicas foram importantes para você? Então não deixe de se inscrever no blog industrial da Nomus, para ficar por dentro das novidades. 

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2 Comentários

  1. ELIANE CRISTINA RIBEIRO ALVES DE OLIVEIRA disse:

    Muito interessante

  2. Raiane disse:

    gosto muito do site. todos os artigos são muito bem explicados e de fácil entendimento.
    me ajudam bastante quando preciso retomar alguns conhecimentos, aprender e a repassar também.
    parabens a(s) equipe(s).

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