Como o Business Intelligence pode melhorar os seus resultados

Atualizado em 22/01/20 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Estratégia

Glossario da gestão industrial - engenharia de produção

Se você possui uma empresa e deseja que o seu negócio cresça de modo sustentável e devidamente organizado, utilizar o Business Intelligence pode ser o melhor caminho para isso.

Afinal, guiar um estabelecimento de uma maneira adequada, considerando riscos e retornos, de modo a tomar uma decisão assertiva não pode ser uma jogada de sorte.

A administração e a gestão de qualquer empresa demandam conhecimento, experiência e acesso a recursos que podem facilitar grande parte dos seus processos internos.

Por isso, é de grande importância que se tenha planejamento e os elementos necessários para que o negócio seja conduzido apropriadamente.

O Business Intelligence (BI) é a chave para tudo isso. A inteligência de negócios oferece meios para que seja possível atuar com mais tranquilidade, podendo se basear em dados e estatísticas precisas sobre um estabelecimento, gerenciando-o adequadamente.

Para entender mais sobre o conceito e como ele pode ser de grande auxílio na administração do seu negócio, siga na leitura deste artigo e saiba como implementá-lo na sua empresa o quanto antes.

Business Intelligence

O que é Business Intelligence e como ele funciona?

O Business Intelligence se trata de um conjunto de técnicas que colhem informações específicas sobre diferentes análises de um negócio e o transformam em um material preciso.

Com tudo isso em mãos, a tomada de decisões dentro de um estabelecimento pode ser mais assertiva, e render resultados positivos para a empresa.

Para isso, o Business Intelligence envolve elementos como:

  • Processo de coleta de dados;
  • Organização de informações;
  • Análise precisas;
  • Tomada de decisões;
  • Monitoramento dos resultados.

Todos esses processos fazem parte da inteligência de negócios, o que quer dizer que se uma empresa de topografia, ou mesmo de outros segmentos, decidir implementar o Business Intelligence na sua estrutura organizacional, ela passará por todas as etapas mencionadas.

Os dados que são coletados para o BI trazem informações precisas sobre as características do negócio, tanto em termos de custos quanto de produtividade, de aproveitamento de oportunidades e até as questões envolvendo a identidade da marca e sua reputação no mercado.

Depois dessa coleta, existe uma organização geral, dividindo as informações de acordo com a sua importância e relevância. 

Normalmente, esse processo é feito dentro de um banco de dados, que permite uma estruturação mais visual do conteúdo.

Então, o próximo passo é a realização de uma análise deles, que vai permitir que os gestores da empresa possam entender mais sobre o cenário em que ela está e, então, ter meios para saber quais são as melhores estratégias para se seguir.

Na próxima etapa, tanto as empresas de licenciamento ambiental como as que atuam nos mais diversos segmentos e utilizam o Business Intelligence para facilitar a sua administração, podem tomar decisões baseadas em dados mais concretos.

Nesse sentido, qualquer ação que precise ser realizada na empresa terá um respaldo, sem que seja preciso contar com a sorte para atingir resultados.

Na sequência, é possível monitorar e mensurar os efeitos de cada decisão tomada pelos gestores, de modo a perceber a sua assertividade ou corrigir pequenos pontos, caso seja necessário.

Por isso, o Business Intelligence se mostra importante dentro dos negócios que buscam crescer, fortalecendo a sua marca e atingindo pontos positivos.

Como o Business Intelligence por ser benéfico para o meu negócio?

Entender mais sobre o Business Intelligence já nos deu uma ideia geral de como o conjunto de processos oferecido por ele pode ser vantajoso dentro da administração de uma empresa.

Uma empresa que realize serviços de manutenção hidráulica industrial e queira ampliar a atuação do seu estabelecimento para outras regiões, pode utilizar o BI para que a sua tomada de decisões possa ser feita da melhor maneira possível.

Mas ainda há diversos benefícios que envolvem a aplicação do Business Intelligence em outros tipos de empresas, como veremos na continuação do artigo.

O Business Intelligence e o gerenciamento de informações

Existem muitas ferramentas no mercado que ajudam as empresas a organizarem as suas informações. Contar com um software de gestão de documentos, por exemplo, pode ser o meio mais eficiente de acessar os seus documentos mais facilmente e melhorar assim a sua gestão de documentos.

Mas ter apenas dados organizados não é o suficiente para que o seu estabelecimento possa crescer e garantir maior assertividade nos processos e decisões.

É preciso que você utilize o Business Intelligence para que eles se tornem muito mais do que meros registros contábeis ou administrativos.

Desse modo, você pode fazer com que o seu negócio seja muito mais eficiente, melhorando os resultados da sua empresa de carpete comercial, tanto em termos de expansão quanto de resultados financeiros.

O Business Intelligence otimiza processos

Sabendo com o BI pode ser aplicado internamente na sua empresa, um dos benefícios que se torna visível nesse processo é o da otimização de tempo e de processos.

Isso, porque o trabalho do Business Intelligence é promover um acompanhamento profundo da instituição, fazendo com a administração seja eficaz e recompensadora.  

Nesse caso, ficará mais fácil o conhecimento do negócio, da análise das necessidades e dos processos que precisam ser implementados, além de saber como fazer isso de modo simples e eficaz.

Por isso, o Business Intelligence pode fazer com que você consiga administrar muito mais coisas, em menos tempo, e de forma mais eficiente.

O Business Intelligence previne riscos

Levando em consideração a visão integral que você atinge por meio do BI no seu negócio, outro benefício que salta aos olhos é o de prevenção de riscos.

Se você consegue visualizar de modo mais profundo como conduzir adequadamente a sua empresa, você certamente consegue prever os riscos que podem surgir na gestão dela.

Não é possível evitar todos os imprevistos dentro de um negócio, mas é indicado que se minimize os transtornos que ocorrem em certos momentos da rotina empresarial.

Graças do Business Intelligence, isso é muito mais controlável e reversível, diminuindo os erros dentro da sua gestão.

O Business Intelligence e o destaque no mercado

Ao aplicar o BI no seu negócio, você pode entender melhor o seu mercado de atuação e agir de acordo com o momento em que o segmento se encontra.

Além disso, conhecer os seus concorrentes e os diferenciais que ele oferece pode ser a chance de criar as estratégias mais assertivas para que a sua empresa se destaque.

Com o Business Intelligence, você permite que o seu negócio atue de maneira mais direta e centrada, desenvolvendo de modo positivo os seus processos e melhorando a sua atuação.

Entender mais sobre a estrutura e os benefícios do Business Intelligence é fundamental para que você possa aplicá-lo no seu estabelecimento, garantindo mais assertividade em termos de gestão e uma melhora dos seus resultados.

Os profissionais que atuam com o Business Intelligence

Ter os dados da sua empresa em mãos é o primeiro passo para que o BI possa ser importante dentro da sua empresa.

Mas ele necessita de profissionais devidamente qualificados para que uma análise efetiva seja realizada, além de permitir que a sua instituição trilhe o caminho mais certeiro.

Por isso, os colaboradores que atuam com o Business Intelligence são vários, entre eles: 

  • Analistas de TI;
  • Engenheiros; 
  • Gerentes financeiros; 
  • Entre outros.

É válido ressaltar que para que o BI seja desenvolvido de modo satisfatório, a sua equipe de analistas tem que conter profissionais que possuam conhecimento do mercado e saibam decidir de acordo com as informações obtidas.

Por isso, o sucesso do Business Intelligence da sua empresa vai depender da capacitação dos seus funcionários, e da expertise que eles possuem e aplicam na gestão do seu estabelecimento.

Considerações finais

O BI é uma das melhores maneiras encontradas para que um negócio possa crescer e atingir as metas propostas dentro do seu planejamento.

Isso quer dizer que se você possui uma empresa de móveis de corda náutica e deseja melhorar os seus resultados, é essencial conhecer e começar o quanto antes a aplicar o Business Intelligence no seu negócio.

Afinal, com ele, você pode agregar benefícios para cada processo interno, além de executar aqueles que se fizerem necessários, diminuindo os erros, ajudando na execução de atividades e permitindo a ampliação da sua marca.

Isso não se trata apenas de elementos financeiros. A inteligência de negócios visa o gerenciamento de diferentes pontos da sua empresa, indo desde fatores como o fortalecimento de marca e os meios de produção, até a criação de funções especiais e a expansão da empresa.

Nesse cenário, é possível perceber que o Business Intelligence pode ser a solução para que você consiga melhorar os seus resultados e fazer com que o seu negócio cresça da maneira ideal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nomus ERP Industrial


Compartilhe esta matéria:


Tags: