O que é ESG e quais seus benefícios para a indústria


Atualizado em 10/03/23 - Escrito por Bianca Xavier na(s) categoria(s): Qualidade

Segurança no trabalho

As práticas reunidas pela sigla ESG (Environmental, Social and Governance) têm ganhado força nas indústrias nos últimos anos, apesar de tal conceito já estar presente no mercado há muito tempo.

Para auxiliar os gestores a aplicarem estas ideias em seu negócio, convidamos o especialista em ESG, Tiago Batista, para tirar as seguintes dúvidas:

Continue lendo o artigo para entender como o uso destas práticas pode ajudar o seu negócio a conquistar uma maior fatia do mercado, atrair mais investidores e nortear a missão da empresa.

Entrevista com o consultor de ESG Tiago Batista

O que é ESG?

A sigla ESG, que significa Environmental, Social and Governance, foi criada para designar as práticas realizadas no mundo corporativo que levam em consideração as esferas do meio ambiente, social e de governança corporativa.

A utilização das práticas do ESG envolvem um modelo de negócio cujo objetivo é demonstrar às partes interessadas o retorno que se pode obter a partir dessas práticas.

Há tempos já se fala sobre o impacto ambiental das indústrias e as ações que devem ser adotadas para neutralizá-lo.

No entanto, recentemente as empresas também vêm se interessando em aumentar sua diversidade e inclusão, focando na questão social presente no ESG.

Como consequência, o modelo de governança das organizações também vem se atualizando para dar conta desses requisitos e se adequar ao ESG.

Como se alinhar ao ESG

Para nortear as práticas de ESG, é necessário primeiro se atentar aos indicadores da empresa, entendendo informações como o Índice de Carbono Eficiente (ICO2), o Índice de Sustentabilidade Empresarial, o B3, a Estratégia de Investimento Verde.

Analisando esses indicadores, é necessário olhar para os protocolos que correspondem aos seus resultados, alterando o que é necessário para se enquadrar à legislação.

Alguns exemplos de práticas relacionadas ao ESG que podemos citar são:

  • Redução da emissão de carbono;
  • Redução do uso da água;
  • Aumento da produção de energia por hectare;
  • Zerar violações de direitos humanos.

Para que essas medidas se mantenham firmes nos processos da empresa, é importante envolver os profissionais de alto escalão nas decisões e no entendimento da importância de tais ações.

Dessa maneira, a valorização do ESG deve descer e envolver toda a organização, independentemente do setor, garantindo sua permanência na organização.

Em qualquer processo de transformação, não pode haver somente uma pessoa responsável pelos procedimentos e rotinas com princípios baseados no ESG.

É importante que exista um comitê envolvido com as mudanças que seja responsável por trabalhar o ESG.

Dentro desse comitê, pode haver uma divisão de responsabilidade entre as áreas ambiental, social e de governança, para que cada tema possa ser tratado com a profundidade necessária.

Essas partes serão levadas a todas as áreas da organização pertinentes para que as mudanças possam ser devidamente implementadas.

Esse trabalho demanda um grande esforço, com uma determinação de metas bem definidas para cada área, pois este é um grande projeto.

Benefícios da adoção das práticas de ESG

É importante se adequar ao ESG não somente para atualizar a gestão da empresa, mas também se atentar aos benefícios que essas ações podem trazer à razão e à política da empresa.

Muitas empresas já possuíam um delineamento de missão, visão e valores que se alinhavam aos princípios do ESG, mas cujas operações não se conectavam tão profundamente a estes princípios.

Atualmente, é mais comum que seja feito esse mapeamento das operações para se certificar de que elas estão cumprindo com certas questões.

Essas ações vêm se tornando um grande diferencial das empresas que as aplicam, que conseguem mostrar para seus colaboradores e para o mercado a sua preocupação com as ações e benefícios do ESG.

Assim, investindo nas práticas de ESG, a empresa pode obter os seguintes benefícios:

  • Possibilidade de se enquadrar em premissas socioambientais que trazem vantagens para o negócio;
  • Pode se tornar um atrativo para a marca;
  • É capaz de fortalecer a marca junto ao mercado e ao público;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Atração de investimentos.

Empresas que vêm investindo nos princípios do ESG, como a Shell, que o aplica em suas operações no Brasil, conseguem resultados significativos a partir de tais práticas.

Tais empresas vêm investindo em projetos de sustentabilidade, levando em consideração a redução da emissão de carbono, por exemplo, o que resulta em uma melhora na sua reputação e, consequentemente, um aumento em vendas, parcerias etc

Ademais, os consumidores também vem valorizando marcas que aplicam esses conceitos, principalmente com o foco que vem crescendo no aspecto social do ESG.

Dessa forma, o consumidor consegue ver um valor maior atrelado aos produtos de tal empresa através das campanhas feitas em torno disso.

A aplicação do ESG, então, representa uma vantagem competitiva, sendo necessária para todas as organizações, já que o mercado vem exigindo essas práticas cada vez mais.

Essas ações também têm um impacto na sustentabilidade da organização a longo prazo.

Assim, vemos que quanto maior a responsabilidade na produção, mais competitividade e maior a fatia do mercado disponível será.

Quais indústrias devem adotar o ESG

É comum pensar que a prática do ESG só se aplica a um certo tipo e porte de indústria.

No entanto, isso não é verdade, e podemos ver esse tipo de prática sendo aplicada em indústrias automobilísticas, de papel e muitas outras.

Qualquer setor consegue se adequar ao ESG e se beneficiar com estas práticas, obtendo melhorias em seus processos, cuidando do meio ambiente e da população, neutralizando emissões de CO2 e obtendo ganhos financeiros a partir disso.

Mesmo sendo um projeto robusto, que demanda tempo e manutenção, há espaço para a aplicação do ESG em indústrias de pequeno porte também.

As ações e práticas adotadas devem apenas ser compatíveis com as capacidades da indústria, levando em consideração seus recursos e impactos.

O que pode variar devido ao porte da empresa é a profundidade das ações realizadas, devido ao tamanho da equipe encarregada de tal projeto.

No entanto, a empresa, independente do seu tamanho, deve focar em envolver todas as partes, todos os colaboradores da empresa no processo de transformação.

Tais mudanças também ocorrem com o decorrer do tempo, através da revisão dos processos da empresa, focando em torná-los mais eficazes.

Essas responsabilidades devem estar atreladas ao dia a dia dos colaboradores da fábrica, a todas as suas ações e operações.

Por isso, toda empresa deve aplicar tais mudanças a fim de também melhorar seus processos.

Mercado de trabalho na área

Com essa percepção da importância do ESG e o aumento da sua adoção por diferentes organizações em busca dos ganhos em curto e longo prazo, aumenta-se a busca por profissionais qualificados com conhecimento em tais práticas.

Existem formações voltadas para profissionais que desejam aprender sobre o ESG ou apenas se atualizar sobre a área que passa por constantes mudanças e avanços.

As oportunidades para esses profissionais começam a crescer, sendo possível a sua atuação ao lado da coordenação da empresa, a atuação com o gerenciamento da documentação relacionada, a atuação como consultoria especializada nos protocolos e índices que devem ser utilizados e mais.

A importância de possuir profissionais qualificados lidando com a adequação ao ESG na empresa se traduz em um maior atrativo para investimentos externos, já que demonstra um comprometimento maior com essas ações.

Além disso, também surgem mais oportunidades no mercado, atingindo novos públicos e oportunidades.

Esse tipo de profissional também pode ajudar em um gerenciamento mais eficiente dos recursos da empresa, reduzindo perdas em prol da sustentabilidade.

Por isso, atualmente existem diversas oportunidades para estes profissionais no mercado, basta obter um bom preparo.

Siga o Blog Industrial da Nomus

Agora que você já sabe mais sobre esg e seus benefícios, recomendo que siga o Blog Industrial da Nomus para receber dicas de gestão no seu email e nas suas redes sociais favoritas. Confira:

Gestão de processos

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: