6 grandes desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso (Parte 1)

Atualizado em 9/10/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Gestão de custos / Gestão de estoques e compras / Gestão do chão de fábrica (MES) / Logística / Marketing e vendas / Planejamento e Controle da Produção / Precificação / Precificação / Produção

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Todo profissional que é responsável por gerir a produção industrial enfrenta diariamente diversos desafios para conseguir garantir a qualidade, cumprir prazos, otimizar mão de obra e desempenho de máquinas, enquanto calcula o preço dos produtos e controla o estoque, a fim de obter maiores margens de lucro para sua empresa.

Seja você um diretor industrial de uma empresa em crescimento, ou dono de uma micro indústria, muito provavelmente já encontrou, ou ainda vai se deparar com os 6 grandes desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso, que apresentarei a seguir. Para não falar somente de dificuldades, também sugiro algumas dicas de como enfrentá-los.

Claro que cada indústria tem suas particularidades, relacionadas ao seu ambiente de produção. Porém, é justamente isso que dá cor a esses desafios, tornando-os ainda mais … desafiadores! Vamos conferir a lista:

1 – Planejar compras e gerir estoques

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Uma das principais dificuldades dos gestores é conseguir planejar a compra de materiais no momento certo e nas quantidades certas, para assim fabricar seus produtos também no momento e nas quantidades que a demanda exige. Sem conseguir resolver este problema, a indústria acaba tendo que lidar com dois problemas clássicos: excesso ou falta de materiais no estoque.

A gestão de estoque deve mirar o equilíbrio

É fácil perceber intuitivamente que o primeiro problema leva a um aumento nos custos do estoque, pois quanto mais materiais, mais espaço necessário para armazenagem, mais capital de giro empregado (ou empatado), maior o risco de perdas por perecibilidade, obsolescência, incidentes no transporte etc. Por outro lado, o segundo problema traz consigo um custo que é mais difícil de ser medido, mas que é facilmente percebido: sem o material em estoque não é possível produzir ou vender. Com isso, máquinas podem parar, vendas podem ser perdidas, clientes podem ficar insatisfeitos, a concorrência ganha espaço, etc.

Portanto, através de ferramentas adequadas o executivo ou o empresário deve buscar o equilíbrio na gestão de estoques: a partir do conhecimento da demanda de seus clientes, das quantidades de cada item em estoque, da composição de seus produtos, dos tempos de fornecimento dos materiais e dos tempos de fabricação é possível determinar quanto e quando comprar e/ou produzir.

2 – Definir preços de venda

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Esse outro desafio depende, em primeiro lugar, de conhecer o custo dos seus produtos de uma maneira estruturada, ou seja, considerando custos de materiais, mão de obra direta, custos indiretos de fabricação, custos de venda e despesas administrativas e comerciais. Sem isso fica muito difícil, para não dizer impossível, calcular um preço de venda preciso, sujeitando sua empresa a perder negócios que seriam lucrativos ou, até mesmo, aceitando pedidos que podem ser proibitivos.

Para que o preço de mercado possa ser usado de maneira segura, você precisa conhecer seus custos

O primeiro problema citado, decorrente de não conhecer os custos com precisão, leva muitas indústrias a perderem negócios lucrativos por acreditarem que o preço determinado pelo mercado não é suficiente para cobrir seus custos. Com isso, para não terem prejuízos, deixam de produzir e vender produtos que poderiam ajudar a tornar seu negócio lucrativo. A outra situação indesejada é justamente o lado oposto desta moeda: sem saber os custos, a empresa produz e vende itens que trazem prejuízos.

Para conhecer os custos, o primeiro passo é organizar um cadastro de produtos com conceitos de engenharia: cada produto fabricado deve ter uma lista de materiais e um roteiro de produção, prevendo todas as etapas do processo de produção e incluindo recursos como máquinas e mão de obra e seus respectivos tempos de utilização. O segundo passo é saber os custos dos materiais e dos demais recursos envolvidos na produção e com isso alocá-los aos produtos. Por exemplo, se uma determinada mão de obra custa R$ 10/hora e um produto consome 30 minutos desta mão de obra, devemos alocar R$ 5 ao custo deste produto. E assim por diante.

Existem algumas técnicas para essa gestão de custos, como a contabilidade de custos tradicional, o custeio baseado em atividades, contabilidade de ganhos, leanaccounting etc. Vale muito a pena se aprofundar nesses temas e encontrar o caminho mais adequando para a realidade da sua indústria. Caso você não tenha muita aptidão nesta seara, recomendo chamar especialistas. Uma dica é fazer contato com o balcão Sebrae mais próximo e verificar os cursos oferecidos por lá.

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3 – Gerenciar o chão de fábrica

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Com um apontamento de chão de fábrica ineficiente, sua indústria tem uma grande dificuldade para otimizar a mão de obra dos funcionários e também a produtividade das suas máquinas. Além disso, é muito complicado acompanhar o estágio de uma ordem de produção específica para manter seus clientes informados sobre seus pedidos.

A gestão e o controle do chão de fábrica podem trazer descobertas fantásticas

A partir do momento em que todas as estações de trabalho de sua indústria informarem para um sistema em tempo real o que está ocorrendo, você vai ter informações preciosíssimas nas mãos.

Por exemplo, vai descobrir que duas pessoas operando a mesma máquina consomem diferentes tempos para processar o mesmo produto – com isso, você poderá aprender o que o operador mais eficiente faz de diferente e transmitir isso para o outro. Além disso, apontando atividades indesejadas como esperas e paradas de máquinas, você poderá descobrir as causas mais recorrentes de ineficiência e pensar em soluções para reduzir suas respectivas incidências.

Até mesmo a localização exata das suas ordens de produção pode ser feita em tempo real

Outra aplicação fantástica do controle do chão de fábrica através de apontamentos da produção em um sistema digital em tempo real é o acompanhamento da execução das ordens de produção.

Com isso é possível saber quais as etapas já foram cumpridas, se o tempo de processamento foi maior ou menor do que o planejado, o que falta ser realizado, entre diversas outras informações. Os vendedores ou consultores da sua equipe comercial não precisarão mais descer no chão de fábrica para obter essas informações que muitas vezes são cobradas pelos clientes.

Passo a passo para iniciar a gestão do chão de fábrica

Para superar este desafio, primeiramente é necessário pesquisar no mercado os fornecedores de software de gestão que podem atender às suas expectativas. A solução escolhida deverá ser adequada ao seu orçamento e deverá ter funcionalidades que supram as suas demandas, como, por exemplo, a facilidade de uso pelos operadores de máquinas e a possibilidade de criação de relatórios customizados com painéis de indicadores chave de desempenho.

Como exemplo de fornecedor de solução, é claro que eu posso citar a Nomus. O módulo de chão de fábrica, também conhecido como shop floor control (SFC) do Nomus ERP Industrial é o meu xodó, pois foi a partir deste módulo que o Nomus PCP nasceu há mais de 10 anos e foi concebido para ser acessível para indústrias de todos os portes e segmentos, não só em termos econômicos mas também pela facilidade do uso.

O gerente industrial de um nos nossos primeiros clientes teve a seguinte sacada durante o desenvolvimento inicial do software: “Pedro, preciso de um software de fácil uso, pois quem fará os apontamentos em tela touch screen serão operadores com mais de 30 anos de empresa. Esses homens não estão habituados a usar computador, mas recebem seus pagamentos através de depósito bancário e precisam usar o caixa eletrônico para fazer saques. Ou seja, quero que sua interface seja tão simples quanto a de um caixa eletrônico.”. Além disso, o Nomus ERP Industrial permite que a sua indústria tenha painéis com gráficos e tabelas de indicadores de desempenho com a cara do seu negócio, totalmente personalizados.

Veja os 3 desafios restantes na parte 2 deste artigo

Realmente eu planejei falar de 6 desafios em um único post, mas quando comecei a escrever e detalhar cada desafio percebi que ficaria muito extenso e o melhor seria dividir em duas partes para você ter uma leitura mais compacta. Portanto, clique no botão abaixo para acessar a parte 2 deste artigo:

(Parte 2) 6 grandes desafios a serem superados para sua indústria atingir o sucesso


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Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



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