5 dicas na hora de escolher o E-commerce B2B para sua empresa


Atualizado em 19/05/22 - Escrito por Equipe Mercos na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

Venda online entre empresas parece algo realmente difícil, não é mesmo? Pode ser bem mais simples e acessível do que você imagina! 

E-commerce B2B nada mais é que uma loja virtual que funciona 24h, sem parar. Onde o cliente tem acesso a todo seu catálogo de produtos, lançamentos, promoções, histórico de compras, além de fazer o pedido. 

É uma tendência mundial empresas adotarem um e-commerce B2B. Só nos Estados Unidos já são movimentados, ao ano, em torno de U$1.13 trilhão, além de mercados como Europa e Ásia que também estão seguindo a tendência. No Brasil esse canal vem crescendo cada vez mais, principalmente nos últimos 2 a 3 anos, onde grandes empresas como Ambev, Unilever e P&G começaram a adotar essa plataforma de venda. Em 2020 com a pandemia, só foi consolidada essa tendência.

Por isso, queremos compartilhar 05 dicas que você precisa conhecer na hora de decidir seu E-commerce:

01 – Tenha acesso fácil e prático

Na hora de escolher busque uma solução que seja fácil, responsiva e principalmente que motive seu cliente a usar. 

Atualmente os usuários preferem acessar links a baixar um aplicativo, mas não adianta ficar desconfigurado ou ser pesado no celular, já que 40% dos acessos são mobile. Ainda mais que 20% das compras B2B online são feitas fora do horário comercial e 10% são feitas aos finais de semana. 

Seu e-commerce B2B tem que ser gostoso para seu cliente navegar, sem dúvida isso vai ajudar você a vender mais.

02 – Disponibilize seu portfólio

Ao analisar a fundo seu fluxo de caixa, muitas empresas constatam que seu maior volume de vendas está em poucos produtos do seu portfólio. Isso pode acontecer por vários motivos, o que leva ao seguinte questionamento: será que seu cliente tem acesso a todos os seus produtos disponíveis?

Busque um E-commerce B2B onde seu cliente tem seu portfólio completo na palma da mão, além do acesso a dados de lançamentos, produtos em destaque, promoção, informações sobre últimas compras e forma de pagamento. Também um grande diferencial é estar disponível apenas as políticas e condições exclusivas para ele. Além disso, conseguir pela mesma plataforma acompanhar o status do pedido, sem precisar ficar consultando o vendedor.

Outro ponto importante é você ter acesso a relatórios e indicadores onde é possível acompanhar a jornada do cliente no site, assim é possível seu vendedor trabalhar estrategicamente para incluir novos produtos no pedido.

03 – Ajude a eliminar erros operacionais

Você já analisou quanto sua empresa gasta devido a erros operacionais? Quanto mais manual for o processo, maior é a chance de acontecer essas situações. Ainda mais quando são recebidos por WhatsApp ou e-mail.

Ao investir em um e-commerce B2B integrado ao seu ERP, seu processo está blindado quanto a esse problema. Além disso, seus pedidos estarão centralizados em um único lugar, facilitando sua análise através de relatórios personalizados.

04 – Seja fácil para colocar no ar

Nada adianta investir em uma plataforma que necessite de grandes investimentos para fazer acontecer.

Busque por uma plataforma de E-commerce B2B que seja de fácil customização e ajuste de layout, para que sua empresa não tenha a necessidade de contratar serviços de terceiros. Além de economia, sua empresa ganha no tempo de execução de projetos.

05 – Permissão de Acesso

Por ser uma plataforma focada em vendas entre empresas, o ideal é que para acessar os preços dos produtos e realizar um pedido o cliente precise inserir um login e senha. Ou seja, as informações só são disponibilizadas para quem ele deseja compartilhar e o cliente final não terá essa informação, não prejudicando negociações futuras.

Dica:

Nossa parceira Mercos, além dos sistema, acompanha os clientes e ajuda com boas práticas de mercado para garantir o sucesso com esse canal de venda. Oferecendo todas essas funcionalidades e muito mais!
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