4 As do marketing: o que é, como funciona e como aplicar na sua empresa


Atualizado em 23/11/22 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Marketing e vendas

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Os 4 As do marketing formam uma metodologia para planejar, adaptar, executar e avaliar uma campanha de marketing e assim obter maiores chances de sucesso nas vendas do produto ou serviço promovido.

A ideia é seguir 4 passos que começam com a letra A, sendo eles: análise, adaptação, ativação e avaliação. Com isso os profissionais envolvidos na campanha conseguem entender a melhor forma de executar a promoção do produto.

Com um mercado cada vez mais competitivo e as pessoas cada vez mais conscientes, é fundamental que a sua campanha seja bem planejada para que o produto consiga um bom volume de vendas e a reputação da sua marca não seja prejudicada de alguma forma.

Pensando nisso, montamos esse artigo falando um pouco mais sobre os 4 As do marketing e como sua empresa pode colocá-los em prática. Vamos lá:

4 As do marketing, afinal, o que são?

Os 4 As do marketing, como falamos anteriormente, são um conjunto de atividades que variam desde planejamento até a execução e avaliação do lançamento de uma campanha de marketing. O seu objetivo é entender melhor todos os fatores que podem influenciar no sucesso da campanha e assim realizar o melhor trabalho possível.

Para entender melhor cada uma das etapas, confira a lista a seguir:

Análise

Entender o cenário interno e externo e definir o objetivo da campanha

O primeiro dos 4 As do marketing é a análise. Nessa etapa a ideia é analisar todas as variáveis que podem influenciar no resultado de uma campanha de marketing bolada pela sua equipe.

Essas variáveis podem ser tanto internas como externas, ou seja, é importante analisar oportunidades, ameaças e também mudanças do mercado em geral.

O objetivo dessa analise é fornecer informações para facilitar a tomada de decisão na hora de montar a estratégia de marketing do período.

Além disso, essa etapa também serve para determinar qual será o objetivo da campanha de marketing do período, já que a análise terá que ser feita baseada nele.

Algumas ações que a sua empresa pode tomar durante essa etapa são:

  • Benchmarking: analisar o que outras empresas estão fazendo e usar como inspiração/comparação;
  • 5 forças de Porter: essa técnica ajuda a entender as forças externas que podem influenciar os resultados da sua empresa;
  • Pesquisas de marketing e estudo dos ambientes de marketing.

Adaptação

Adaptar produto e comunicação com o tema da campanha e as peculiaridades do mercado

A segunda etapa é adaptar seus produtos e sua comunicação à campanha de marketing que sua empresa pretende lançar.

Por exemplo, se a ideia é fazer uma campanha de Black Friday, você pode alterar a comunicação visual do seu site e propostas comerciais para usar tons escuros.

Já se for lançar uma determinada máquina para o setor de construção civil, use imagens que remeta a construção, embalagens características e assim as chances de sucesso serão maiores.

Ativação

Colocar a campanha para rodar na prática, executando o que foi planejado nos passos anteriores

O terceiro A na lista dos 4 As do Marketing é a ativação, ou seja, tirar o planejamento do papel e colocar a campanha para rodar.

Essa etapa depende muito da sua campanha, do seu público-alvo e do seu produto. Dependendo do seu mercado você pode rodar campanhas offline, como por exemplo:

  • Outdoors e Busdoors;
  • Panfletos e anúncios em revistas;
  • Anúncios com geolocalização;
  • etc.

Caso o seu negócio ou público-alvo esteja também na internet, é possível usar ferramentas do marketing digital, como:

Avaliação

Avaliar os resultados para ajustar a campanha

Depois de analisar o cenário, planejar a campanha, adaptar o produto/comunicação e colocar tudo para rodar, chegou a hora de avaliar os resultados.

A ideia é em um primeiro momento avaliar os dados gerais e o feedback da campanha para assim ajustar o que for necessário, podendo até paralisá-la, caso necessário.

É possível fazer isso com indicadores de desempenho de forma bem rápida, no marketing digital, e através de pesquisas e acompanhamento da mídia, no marketing offline.

É importante acompanhar também o SAC da sua empresa, comentários em geral na internet e realizar ações como a auditoria de marketing.

Veja também: Analista de marketing: o que faz, perfil, salário e a sua importância para uma fábrica

Como colocar os 4 As do marketing em prática na sua empresa

Agora que você já sabe como funciona cada um dos 4 As do Marketing, é possível colocá-los em prática na sua empresa seguindo a ordem do artigo. Então, para deixar mais claro, aqui está:

  • Primeiro, faça uma análise do cenário externo e também interno da empresa. Defina o objetivo da campanha e entenda o que pode influenciá-la tanto para o sucesso quanto para o fracasso;
  • Prepare o seu produto e sua comunicação para se adaptar à campanha que planejou e também às necessidades e desejos do seu público-alvo;
  • Coloque a campanha para rodar na frequência e canais ideais para atingir o seu público;
  • Monitore e avalie a campanha em tempo real para ajustá-la de acordo com o feedback dos seus prospects.

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