Quanto custa o tempo para detectar uma não conformidade?

25/01/18 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Estratégia / Processos e Organização / Produção / Qualidade

Gestão da Qualidade

O tempo para detectar uma não conformidade pode ser um grande custo para sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo que não ter esse conhecimento pode gerar na sua produção. Uma vez que tem ciência da gravidade fica mais fácil pensar em uma forma de buscar uma forma de melhoria.

Neste artigo você pode conferir em vídeo, seguindo a série Dores da Indústria, onde trazemos tratamentos para seus problemas.

VEJA MAIS – Como conseguir melhores resultados com a qualidade dos produtos?

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Gostou do vídeo? Receba em seu email.

Inscreva-se gratuitamente a receba em primeira mão os vídeos do Blog Industrial Nomus.

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

Quanto custa o tempo para detectar uma não conformidade

Aqui vamos pensar no impacto financeiro que o problema causa para você. Sabendo que essa dor traz uma perda financeira sua motivação para buscar uma solução será maior. No caso de não identificar uma não conformidade o tratamento adequado é a gestão da qualidade.

Buscamos deixar claro que o investimento no tratamento correto tem um valor financeiro muito menor do que o prejuízo que a dor está gerando para o seu bolso. É a velha história da ferpa que entra no seu dedo, fica incomodando, mas é possível conviver com ela. Para retirá-la vai doer, porém depois sua vida será muito melhor.

Perda financeira

Demorar para identificar uma não conformidade pode gerar em vários problemas. Vamos pensar no valor em dinheiro que esse transtorno está tirando dos seus cofres.

Provavelmente a mais óbvia são as horas trabalhadas em uma peça morta. Vamos mostrar um exemplo de indústria mecânica, que também pode ser aplicado para diversos segmentos.

Na usinagem, um item passa por diversas etapas da produção. No início do processo, passando pelo torneamento, por exemplo, a peça foi morta por ter sido usinada demais. Mesmo com o erro o processamento do item segue em várias máquinas e apenas no final é identificada a não conformidade.

Perdendo horas de máquina

Esse contratempo, gerado pela não conformidade, acaba levando a perda de horas de máquina. Isso acontece com você? Quanto tempo você perde trabalhando em uma peça morta? É fundamental fazer esse levantamento e estar ciente da situação.

Vamos supor que a perda é de 100 horas de máquina por mês. Para chegar ao cálculo final, é necessário saber o preço da hora de máquina. Vamos estimar essa quantia em R$100. Neste exemplo, a perda financeira é de R$10 mil por mês, por não identificar uma não conformidade.

Tipo de não conformidade

O Tipo de Não conformidade é, vulgarmente dizendo, o “problema encontrado”. É a caracterização de um erro/desvio de processo ou de produto, algo visível a olho nu ou através de uma série de testes de qualidades. Exemplo: Imagine uma fábrica de tintas. De acordo com o produto fabricado por essa empresa, vamos supor que estes são os principais tipos de Não Conformidade que podem ser encontradas em sua produção:

  • Diferença de coloração;
  • Mistura heterogênea;
  • Produto envasado com quantidade maior do que especificado na lata;
  • Produto envasado com quantidade menor do que especificado na lata

Esta é uma representação muito pequena do que pode ser visto na organização dos tipos de Não conformidade, porém, serve como exemplo para ilustrar que tipo de informação precisa ser carregada neste campo, que é primordial para qualquer análise que será feita da RNC.

VEJA MAIS – Não conformidade: o que é e como registrar uma análise perfeita para a sua fábrica

Causa da não Conformidade

  • Consiste na explicação, ou seja, a “raiz do problema”;
  • Responsável por identificar o que aconteceu fora do esperado e acabou gerando a Não Conformidade.

Exemplo: Ainda na ideia de uma fábrica de tintas, vamos imaginar a seguintes causas:

  • Matérias primas de baixa qualidade;
  • Misturador desregulado para o produto;
  • Bico da Envasadora com defeito.

As três causas acima explicam bem os tipos de Não Conformidade que podem ser encontradas. Usei menos opções nesse caso para facilitar a compreensão.

Veja na prática

A gestão da qualidade vai ser fundamental para alavancar seu negócio e tratar de dores de sua indústria. A Nomus possui um software de gestão ERP especializado no segmento de indústrias, que te ajudará a identificar as não conformidades. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,


Empreendedor Promessas Endeavor, Empreteco, Fundador da Nomus, Engenheiro de Produção pela UFRJ e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE, trabalha desde 2000 em projetos relacionados à gestão da produção, tendo tido contato direto em mais de 100 indústrias.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam