4 dicas para colocar em prática na hora de criar um site para indústria


Atualizado em 25/05/22 - Escrito por Lucas W. Pelisari na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

Se você está pensando em criar um site para a sua empresa na área industrial, já pensou sobre quais são os principais pontos aos que se deve ter atenção?

E, se já tem um site, quando foi a última vez que deu uma olhada séria e crítica nele? Lembre-se de que você tem um conhecimento profundo de sua empresa – recursos, capacidades, produtos, serviços etc. 

Todas essas informações são facilmente acessíveis e compreensíveis para os visitantes? Está o mais atualizado possível tanto em funcionalidade quanto em conteúdo?

Com toda a sobrecarga necessária para manter uma fábrica funcionando a todo vapor, muitas empresas simplesmente ignoram a importância de ter um site dinâmico, atualizado e fácil de usar.

Neste artigo, falaremos sobre algumas dicas importantes para colocar em prática na hora de criar um site para indústria, ou atualizá-lo. 

Confira! 

Seu público-alvo está procurando por você

Antes de falarmos sobre as dicas para criar um site para indústria, daremos um passo para trás. Onde a maioria de seus clientes potenciais encontra sua empresa em um primeiro momento? Para muitos, a resposta é: online. 

De acordo com um estudo recente feito pelo Google, “71% dos pesquisadores B2B iniciam suas pesquisas com uma pesquisa online genérica”. 

Portanto, um site que funcione corretamente é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Seu site é, geralmente, seu primeiro ponto de contato no funil de vendas com novos clientes em potencial e, goste ou não, também será a base para a primeira impressão deles sobre sua empresa. 

Pense desta forma, seu site é essencialmente sua pessoa de vendas mais valiosa. Ele envolve os clientes em potencial, os estimula a comprar – com conteúdo e informações valiosos – e, em alguns casos, pode até fechar um negócio com um CTA (Call-To-Action), que leva a uma conversão qualificada. 

Pense desta forma: você enviaria seu vendedor de maior destaque (ou qualquer vendedor) para a ação com uma camiseta desatualizada e jeans rasgados? Esperamos que não! 

Se você for como a maioria das empresas, gostaria que seus vendedores te representassem da maneira mais profissional possível  – e seu site não deve ser diferente.  

Com o mundo digital avançando, tornou-se uma questão crucial para todas as empresas realizar a manutenção de rotina do site para acompanhar os novos designs e recursos para site. 

A ênfase deve estar sempre na experiência do usuário (UX) – quanto mais envolvente e amigável for o seu design, mais eficaz será o seu site. 

4 dicas para criar um site profissional

Se você deseja atualizar seu site – ou talvez esteja pensando em criar um novo, confira a seguir quais são as 4 principais dicas sobre criação de sites. 

1. Mantenha a página inicial minimalista e livre de desordem

As pessoas não vão ler cada palavra em um site. Vivemos em um mundo de períodos de atenção de poucos segundos. 

Para combater esse problema, é melhor reconhecer que as pessoas vão vasculhar seu site em busca de palavras-chave e frases relevantes relacionadas a seus parâmetros de pesquisa específicos. 

Quanto menos esforço alguém que entra em seu site tiver para ler, clicar ou navegar, melhor será capaz de processar o que está acontecendo na frente deles. E se eles não encontrarem o que estão procurando com um simples olhar, eles rapidamente sairão do site. 

Por mais tentador que seja colocar todas as informações em sua página inicial, simplesmente não é o lugar para usar muito texto. Em vez disso, limite o conteúdo a parágrafos concisos e densos com informações que transmitam os pontos necessários – e nada mais. 

O texto é necessário, é claro, mas certifique-se de dividi-lo em subtítulos e listas maiores – com marcadores ou numerados, por exemplo – que apresentem uma ordem lógica ao seu conteúdo. Também sugerimos o uso de imagens e/ou ícones como formas alternativas de enviar suas mensagens.

2. Utilize recursos de navegação simples e intuitivos

Você já se sentiu confuso ao acessar um site e não encontrou as informações pelas quais foi lá em primeiro lugar? Isso pode acontecer com qualquer pessoa, e pode ser extremamente frustrante. 

Seu desenvolvedor e designer podem querer trabalhar com as mais recentes tecnologias e recursos de design, mas a navegação no site não é o lugar para ser experimental. 

Os visitantes não deveriam ter que se esforçar muito para encontrarem as informações que estão procurando. 

Além da experiência dos usuários, uma navegação lógica e consistente (por todo o site) também ajuda os mecanismos de pesquisa a indexar seu conteúdo, o que é sempre bom para SEO

A seguir estão algumas práticas recomendadas e relacionadas à navegação no site:

  • Vincule seu logotipo à sua página inicial. Essa é uma prática comum implementada pela maioria dos sites hoje, e seus usuários já estarão familiarizados com o conceito. E se ainda não tiver um logotipo, use um bom criador de logo para criar o seu.
  • O menu é sobre localização. O menu de navegação do seu site deve estar sempre no topo (no cabeçalho) do seu site e estruturado de acordo com o nível de importância de cada seção (da esquerda para a direita, do mais importante para o menos).
  • Use a regra de três cliques. Uma das regras mais básicas do design de UX é que todas as informações necessárias devem estar disponíveis em três cliques ou menos. Não esconda as informações que o usuário precisa adicionando níveis desnecessários e excessivos à sua navegação.
  • Otimize seu rodapé. O rodapé é provavelmente a última coisa a ser vista em seu site. Então, certifique-se de fornecer todos os links importantes lá. Estes podem incluir uma versão abreviada do seu menu, ícones de redes sociais e quaisquer outros links adicionais que você achar necessário fornecer.

3. Torne-se compatível com dispositivos móveis

Vivemos em uma sociedade móvel, onde pode ser difícil ter uma conversa completa com alguém antes que ela pegue seu smartphone, por exemplo. 

Em 2018, 52,2% de todo o tráfego de sites em todo o mundo foi gerado por meio de telefones celulares. O que essa estatística nos diz é que cerca de metade do seu tráfego na internet pode ocorrer por meio dos dispositivos móveis.

Isso significa que ter um site compatível com dispositivos móveis não é mais um luxo adicional; em vez disso, evoluiu para uma necessidade completa. 

Se você não apresentar uma experiência otimizada para dispositivos móveis, já perdeu metade de seus visitantes.

Um site que usa um design responsivo é programado para redimensionar e formatar o conteúdo e os elementos da tela para torná-los facilmente legíveis em todos os tamanhos de tela. 

Isso significa que os usuários evitarão a temida rolagem lateral e o zoom incessante necessários para ler o conteúdo em sites que não são otimizados para dispositivos móveis. Se você descobrir que seu site não funciona bem em dispositivos móveis, é hora de planejar uma reformulação.

Além disso, o Google aplica penalidades severas para sites que não são responsivos ou compatíveis com dispositivos móveis. 

Isso significa que, mesmo que seu site desktop esteja cheio de conteúdos relevantes e design facilmente navegável, seu SEO será afetado e você terá problemas para chegar às principais páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). 

4. Incentivar os próximos passos

A razão pela qual você direciona o tráfego para seu site, é facilitar uma ação específica de seus visitantes. Não torne difícil para eles descobrirem o que você quer que eles façam. 

Esquematize seu processo e torne os próximos passos muito fáceis de serem compreendidos. Se você tiver o conteúdo relevante e útil que eles procuraram em primeiro lugar, seu trabalho está mais da metade do caminho feito.

Por exemplo, uma vez que um potencial cliente leu seu material e está pronto para seguir em frente com sua empresa, o próximo passo lógico deve ser entrar em contato com um representante de vendas. 

Simplifique o processo colocando CTAs estratégicos em cada página. Use palavras que provocam uma ação, como:

  • “Solicitação de orçamento”;
  • “Fale conosco”;
  • “Peça agora”. 

Se o potencial cliente ainda estiver no estágio de consideração, é o momento perfeito para aproximá-lo com mais informações. Você pode oferecer materiais ricos, como: eBooks, infográficos, planilhas de dados, e assim por diante. 

Para esse tipo de oferta, CTAs com as palavras “Baixe agora”, “Clique para baixar” ou “Clique aqui para obter mais informações” podem funcionar melhor. 

Dependendo da oferta, você pode usar uma linguagem mais pessoal, como “Vamos agendar uma consulta”. Independentemente do estágio da jornada do comprador em que seu potencial cliente está, é importante deixar claro para onde ele deve ir em seguida.   

Conclusão

A criação de sites se tornou essencial para qualquer tipo de negócio que tenha clientes em potencial acessando a internet. 

Se o seu público-alvo faz pesquisas por mecanismos de busca, como o Google, é importante que a sua empresa tenha um site. 

No entanto, não basta apenas criar um site, mas sim fazer a criação de um site que seja capaz de atrair potenciais clientes e convertê-los para clientes da sua empresa. 

Tenha em mente que a indústria – assim como diversas outras áreas  – têm uma grande quantidade de concorrentes. Portanto, se a sua empresa não tiver um site e não for encontrada na internet, perderá oportunidades de vendas. 

Agora que você já sabe quais são as nossas dicas para colocar em prática na hora de criar ou atualizar um site para indústria, recomendo que se inscreva no Blog Industrial da Nomus e receba dicas como essa semanalmente no seu email. 

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