Régua de Cobrança: o que é, como fazer e modelo grátis


Atualizado em 9/12/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Custos e Finanças

Planilha
  • Régua de cobrança é uma estratégia de estrutura e organização que agiliza o recebimento das contas a receber e reduz a inadimplência;
  • Trata-se de um roteiro que pode ser seguido de forma manual, mas que mostra seu potencial através de sistemas digitais automatizados e integrados a ERPs;
  • Baixe agora mesmo um modelo completamente grátis de régua de cobrança para usar na sua empresa.

Régua de Cobrança é uma ferramenta de cobrança formada por um roteiro de ações e contatos estratégicos-graduais. Sua execução é baseada em sequência de comunicações através dos canais de comunicação com maior eficiência e também que seus clientes mais usam.

Esse instrumento engloba não só as ações de cobrança, mas também o monitoramento das respostas, que podem sugerir ações a serem tomadas, reavaliação de estratégia etc. Logo, a régua é uma ótima ferramenta contra a inadimplência.

É simples entender como funciona esse instrumento, ainda mais com um modelo grátis em mãos. Você saberá tudo sobre régua de cobrança no artigo abaixo e tenho certeza que o que o material que trouxemos em parceria com a Neofin será de bom proveito.

Faça uma boa leitura!

Régua de Cobrança: o que é, como fazer e modelo grátis

Régua de Cobrança: O que é? Como funciona?

A régua de cobrança é uma estratégia e um instrumento de cobrança que divide esse processo em diferentes etapas. É uma forma de padronizar a operação enquanto auxilia a encontrar os melhores momentos para a empresa entrar em contato com o cliente. 

Cada empresa adota a régua conforme sua realidade, particularidades e estratégias gerais. O que é compartilhado entre todas é a elaboração de um script de cobrança para identificar os momentos de contato, avaliar o perfil de cada cliente e escolher o meio de contato mais adequado.

Veja mais nos tópicos mais abaixo.

Veja também: Carta de Cobrança: como fazer uma que funciona + 3 modelos totalmente gratuitos

Para que serve e qual a importância de Régua de Cobrança?

A Régua de Cobrança serve para padronizar o processo e diminuir a inadimplência de clientes de forma inteligente, estratégica e eficiente. Isso tudo sem dificultar seu relacionamento com os clientes, que geralmente se sentem acuados com a cobrança.

Ou seja, você garante o recebimento das contas a receber enquanto evita o risco de perder clientes. Sua relação com eles é de suma importância para mantê-los na carteira e fazer futuras vendas, correto? Então, a cobrança da inadimplência deve ser tão eficiente quanto humanizada – e a régua é uma estratégia que abraça as duas características.

Como usar uma Régua de Cobrança?

A Régua de Cobrança é uma ferramenta aplicada em uma estratégia maior de combate à inadimplência. Eu posso te mostrar como usá-la nas suas operações de forma simples. É só você assistir ao curso de parceria entre Nomus e Neofin e depois usar o modelo grátis que entrego mais abaixo.

Nomus Curso de recebimentos

Todos os passos da cobrança em uma régua

A cadência e a execução da régua de cobrança, como falamos mais acima, dependem bastante das estratégias e peculiaridades do seu negócio. Além disso, existem duas questões importantíssimas para se considerar: perfil de pagador e momentos de cobrança.

Há 4 perfis de pagadores (Novo cliente, Cliente Fiel, Pagador Duvidoso e Mau Pagador).No passo a passo abaixo, está apenas a situação do pagador “Novo cliente”. Você encontra a régua pronta para cada uma das situações no modelo grátis.

Depois disso, precisamos entender que há dois momentos de cobrança: o preventivo e o reativo. A explicação e o passo a passo de cada um você verá abaixo. Novamente, ele se aplica à situação do cliente novo. Para outros perfis, é necessário baixar o modelo gratuito.

Cobrança Preventiva

Esta parte da régua segue passos anteriores à data de vencimento da fatura, que são os contatos nos seguintes momentos:

  1. Data da Emissão;
  2. 2 dias antes;
  3. Dia 0 (data do vencimento).

Cobrança Reativa

Esta parte da régua segue passos posteriores à data de vencimento da fatura, que são os contatos nos seguintes momentos:

  1. 02 dias depois;
  2. 04 dias depois;
  3. 07 dias depois;
  4. 10 dias depois;
  5. 15 dias depois;
  6. 20 dias depois;
  7. 30 dias depois;
  8. 40 dias depois;
  9. 50 dias depois;
  10. 60 dias depois.

Régua de Cobrança – Cliente Novo

Ficará assim:

Modelo Grátis de Régua de Cobrança

Você pode baixar gratuitamente um modelo de régua de cobrança e ter mais resultados na sua indústria. Este modelo foi desenvolvido em parceria entre a Nomus, empresa do ERP Industrial, e a Neofin, software de cobrança. Baixe agora:

Calculadora de juros e multas

O pessoal da Neofin lançou uma calculadora de Juros e Multas gratuita para suas faturas atrasadas. Aprenda o cálculo e veja exemplos práticos de juros e multa na cobrança. Basta clicar na imagem abaixo:

ERP Integrado com Régua de Cobrança

A régua de cobrança é uma ferramenta extremamente útil para diminuir e até erradicar a inadimplência. Só que para ela funcionar da forma mais otimizada e eficiente possível, é necessário integrar um software de cobranças a um sistema de gestão integrada.

Dessa forma, a régua estará automatizada e sincronizada com suas movimentações de vendas. Sempre que um cliente atrasar os pagamentos conforme você programa nas plataformas, a régua será ativada.

É por isso que o Nomus ERP Industrial, sistema de gestão integrada totalmente focado na gestão de indústrias, se integrou à Neofin, software de cobrança.

Assista agora à demonstração gratuita do Nomus ERP Industrial:



Saiba mais sobre cobranças para indústrias

A régua de cobrança é apenas uma das ferramentas importantes na cobrança e sistema de gestão de contas a receber. Você pode conhecer outras mais sem qualquer investimento financeiro. Para isso, você só precisa ler os artigos que são publicados neste blog sistematicamente.

A cobrança é fundamental para uma indústria, assim como outros tópicos e todos eles são abordados por mim, meus colegas e convidados. É por isso que estamos sempre publicando artigos e você pode ser notificado sempre que um novo for ao ar.

Inscreva-se agora no blog e não perca nenhuma matéria.

Custos industriais
Compartilhe agora mesmo:

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: