Precificação: o que é, como fazer e cálculos corretos


Atualizado em 30/06/25 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro Brutschin na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Planilha

Precificação é a escolha do preço de venda de um produto ou serviço com base em estratégia e informações importantes como custos de produção, margem de lucro desejada, percepção de valor da marca, e posicionamento da sua empresa no mercado.

Os preços de um produto ou serviço são muito mais do que uma forma de cobrir custos de fábrica ou prestação. É preciso considerar o marketing usado para divulgá-los, a conta de luz da empresa, e como você quer que o público enxergue a sua empresa – preços transmitem mensagem.

A precificação é uma decisão estratégica, depende de estudo de mercado, raciocínio amplo, e foco nos objetivos. O primeiro passo para chegar nesse objetivo é ler o artigo abaixo, que tem tudo que você precisa para começar a pensar nos preços do seu produto ou serviço.

Faça uma boa leitura!

O que é precificação? Qual a importância de ser estratégico?

Precificação é a escolha de um preço pelo qual um produto ou serviço será cobrado. Essa escolha não pode ser retirada apenas da vontade da empresa. É preciso ter uma estratégia que justifique o que será cobrado. 

Muitas pessoas pensam que basta considerar seu custo de produção ou prestação do serviço e cobri-lo com a margem de lucro. Esse pensamento leva a prejuízos, já que há gastos que seriam ignorados, como logística, marketing, e custos administrativos.

Só que não para por aí: o preço de um produto ou serviço tem efeito direto na capacidade de negociação. Se você cobrar a unidade exatamente na margem entre lucro e prejuízo, não terá espaço para oferecer descontos ou condições de pagamento diferentes.

Também é possível considerar o valor que você dá ao seu trabalho. Preços inadequados podem gerar desconfiança sobre um produto. Se você trabalhar sua marca e a qualidade do seu produto/serviço para percepção de luxo e cobrar o preço de segunda mão, pode afastar muita gente, por exemplo.

Ainda, há estratégias de ganho de mercado que consistem em cobrar menos do que o custo e ficar em prejuízo temporariamente. É uma prática considerada predatória por muitas pessoas, mas foi usada por marcas para dominar o market share, como a Amazon.

O que devo considerar no preço de um produto ou serviço?

O preço de um produto ou serviço deve considerar diversos fatores. Os custos são só uma parte deles, mesmo que sejam altamente, se não a mais, importante. Há também questões estratégicas a serem pensadas, como margem de lucro, concorrência e posicionamento de marca.

Veja cada um dos fatores de precificação abaixo:

Custos

Os custos de produção ou  prestação de serviço devem inevitavelmente ser levados para o cálculo do preço. Sem ter noção de quanto você gasta em todos os seus processos, não há como ter controle e saber o lucro ou prejuízo obtido.

Para isso, considere estes três fatores:

  • Matéria-prima: o custo de matéria-prima deve ser calculado proporcionalmente para cada produto vendido ou serviço prestado. Digo serviço porque há insumos que podem aparecer na prestação de um serviço;
  • Mão de obra: tempo é dinheiro, trabalho também é. Você deve considerar quanto custa a sua hora ou a dos seus colaboradores envolvidos na produção ou prestação do serviço, e quantas horas são aplicadas nesse trabalho;
  • Custo Indireto de Fabricação (CIF): também encontrado na prestação de serviços, esse tipo de custo se refere a tudo que não está diretamente envolvido na produção/serviço. Isso é, gasto com manutenção de máquinas e equipamentos, transporte, logística, eletricidade, o marketing da empresa, e o que mais mantiver suas máquinas funcionando. É aqui que você coloca os impostos!

Leia também: Custos fixos, variáveis, diretos e indiretos – o guia completo para sua empresa

Margem de lucro

Determinar a margem de lucro de forma estratégica é importante para garantir a saúde financeira da sua empresa. No final das contas, você vende produtos ou serviços com intenção de lucrar. 

É importante fazer um benchmark para entender a margem de lucro dos seus concorrentes e começar daí para entender o que é praticável ou não na sua empresa. Depois, você deve estudar o que permite que esses valores sejam alcançados e o que impede o mercado de lucrar ainda mais. 

Essas informações permitem realizar uma Análise SWOT na lucratividade quanto aos diferentes preços, desafios e oportunidades, e o que se repete ou se difere entre a realidade dos concorrentes e a sua.

É importante equilibrar a margem de lucro possível com a margem de lucro desejada e a margem de lucro estratégica.

Saiba mais sobre margem de lucro: Margem de lucro: o que é, como calcular e exemplos | Blog Industrial Nomus

Concorrência e Market Share

Os preços praticados pela concorrência devem inevitavelmente entrar no cálculo da sua precificação. Na concorrência de marcas em condições parecidas, como de percepção de valor e confiança do mercado, o menor preço tende a vencer. 

Dessa forma, cobrar menos que seus concorrentes, quando possível e coerente com o resto da estratégia, é uma boa decisão. Mesmo que isso resulte em uma margem de lucro menor, pode ser importante para conquistar mais espaço no mercado e ganhar clientes.

Inclusive, clientes em oposição a consumidores: pessoas e empresas que não apenas comprarão de você, mas se tornarão assíduos e frequentes.

Percepção de valor e posicionamento de marca

A construção de uma marca atrai valor para ela e influencia nos preços que você pode ou não cobrar e ter bons resultados nas vendas. Ao se posicionar como uma marca popular, seus preços devem estar acessíveis. Com marcas de luxo, cobrar barato pode causar insegurança.

Também, é a percepção de valor que justificará preços e possibilitará o aumento ou a redução de vendas. Se você cobrar 100 e mostrar que merece 100, as pessoas estarão mais dispostas a pagar. Mas não leve esse exemplo a ponta de faca.

[Grátis] Planilha de precificação

Você pode obter automaticamente o preço correto para o seu produto com base nos custos e na margem de lucro desejada para o mesmo. Esta planilha também ajuda a enxergar todos os seus gastos com matéria-prima, mão de obra e CIF para repensar seu custo padrão e seu custo real.

Baixe agora:

Planilha

Análise PESTEL para ajudar na precificação

Análise Pestel (ou Pestal) é uma ferramenta de análise da situação externa de uma empresa. Serve para tomar decisões sobre lançamentos de empresas e produtos, reposicionamento de marca e até mesmo de precificação.

A sigla vem de Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental (inglês, Environmental) e Legal. Logo, é possível entender a extensão e a importância dessa análise. Veja um exemplo aplicado para da Análise Pestel para o lançamento de um produto:

Aprenda a realizar esse estudo em Análise PESTEL: o que é, como fazer e exemplo na indústria

Diferença entre preço e valor

Preço refere-se ao quanto, monetariamente, é cobrado ou pago por um produto ou serviço. Valor é como uma marca, um produto ou um serviço são percebidos pelo público. Quanto mais alto o valor, mais fácil tende a ser justificar o preço cobrado e a margem de lucro aplicada.

Estratégias de precificação

Existem algumas estratégias base no mercado que você pode usar como ponto de partida e que eu trago abaixo. No entanto, eu realmente aconselho você a se aprofundar em teorias comerciais mais avançadas se quiser ser realmente estratégico e tático.

Confira:

Desnatamento

Estratégia que se baseia em usar preços altos no lançamento de um produto ou serviço com intenção de atrair todos os que estão dispostos a pagar mais.

Conforme a quantidade desse público diminui, você reduz o preço, aplica condições, dá descontos, faz promoções etc. Assim, você maximiza o lucro inicial e pode até realizar uma campanha para os early adopters.

Dinamicidade

A estratégia da dinamicidade na precificação foca em ajustes de preços constantemente. É usada bastante em setores como aviação e hotelaria para validar um preço ou corresponder às mudanças de demanda, oferta, impostos, estações do ano, épocas comemorativas, comportamento do consumidor, variações do dólar entre outros.

Penetratividade

A estratégia de preços penetrantes de mercado envolve baixar seu preço ao máximo possível para atrair clientes e conquistar market share. Uma vez que você tenha uma boa participação de mercado, poderá conquistar a confiança dos seus clientes e gradualmente aumentar o preço.

Agora, eles já confiam em você e talvez a concorrência tenha sido enfraquecida. É preciso tomar cuidado, no entanto, porque essa estratégia pode acabar em um caminho predatório. 

Se sua empresa não estiver bem preparada e equipada para entrar nesse caminho, há riscos legais, de retaliação do mercado ou de sujeira no nome da marca.

Leia também: Tabela de Preços: como fazer do zero + modelo grátis

Saiba mais sobre gestão comercial

Se quiser aprender mais sobre gestão comercial, estratégias de vendas e precificação, administração financeira em geral e outros aspectos da gestão industrial, eu tenho um convite gratuito para você.

Eu, meus colegas e convidados publicamos recorrentemente artigos sobre gestão industrial em suas diferentes áreas. Vendas, compras, precificação, produção, impostos, segurança do trabalho: o que houver de assunto sobre indústria, já recebeu ou receberá matéria neste blog.

Por isso, inscreva-se no blog para ser notificado sempre que um novo artigo for ao ar e siga nossas redes sociais para receber pílulas de conhecimento industrial:

Custos industriais
Compartilhe agora mesmo:

Avatar photo

Autor do Artigo

Thiago Leão

Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.

Encontre Thiago Leão nas redes sociais:


Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: