Veja qual é o prejuízo por não saber o custo real dos produtos da sua fábrica

Atualizado em 25/06/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Engenharia de produto / Marketing e vendas / Produção

Custos industriais

Seguimos desbravando o mundo da Gestão de Custos. Saber o custo real dos produtos é essencial para a sua indústria. Neste artigo vamos mostrar para você o prejuízo por não saber o custo real dos produtos pode gerar na sua produção. 

Neste artigo você pode conferir em vídeo e a transcrição completa do vigésimo segundo Dores da Indústria, onde falamos sobre não saber o custo real dos produtos. Mostramos como buscar a solução para esse grupo de dores da Gestão de Custos.

VEJA MAIS – Como formar o preço de venda de um produto e maximizar o lucro da sua fábrica

Talvez você nem saiba como esse problema possa estar afetando sua indústria. Assista o vídeo abaixo e veja como sua empresa pode estar perdendo dinheiro e como tratar essa dor:

Espero que este vídeo tenha ajudado a abrir seus olhos para este problema, seus impactos e também como resolvê-lo. Se você gostou deste material, curta, compartilhe e deixe seu comentário. Vamos criar uma comunidade de gestores e profissionais que se ajudam e aprendem juntos. Participe!

Aguarde o próximo vídeo da série Dores da Indústria, toda quinta-feira, no Blog Industrial. Enquanto aguarda, assista uma demonstração do nosso ERP Industrial e também acompanhe o Papo de Produção.

Veja os outros vídeos da série Dores da indústria

Prejuízo por não saber o custo real dos produtos

Dando sequência nas dores tratadas pela Gestão de Custos, agora falamos sobre  não saber o custo real dos produtos. Assim, o questionamento que fica nessa série de conteúdos, que disponibilizamos para vocês, é: qual impacto financeiro que isso pode causar?

Custo é opinião

Existem tantos métodos de formação de custos, que acabam envolvendo opinião. Eu posso achar que o custo pode usar determinada metodologia de cálculo, por exemplo, se você acha que o tempo de Setup de máquina entra como custo do produto. Essa afirmação pode ter diferentes opiniões.

Independente de como é feita a apuração dos custos, o importante é saber como ela é feita. Além disso, as consequências das decisões que você vai tomar com base nas informações de custo que souber.

A fórmula utilizada para calcular seus custos irá fornecer um valor, a partir de então, é preciso saber a metodologia de cálculo para tomar ciência de quais decisões seguir a partir desta informação. O cuidado é para não fazer escolhas erradas com base nas informações trazidas pelo sistema.

Planilha para o cálculo do impacto da produtividade no lucro de uma fábrica

Custo Real

Dentro da Gestão de Custos temos dois conceitos: custo padrão e real. Basicamente, no primeiro, pegamos a receita do bolo (lista de materiais utilizados na engenharia do produto) padrão, nas quantidades determinadas. Além disso, temos o roteiro da produção, informando os processos necessários para produzir determinado item, contendo tempo de processo, temperatura, etc. Na engenharia do produto temos o padrão de tempo e quantidade, que levam ao custo padrão. Chegamos a essa conclusão porque temos o custo dos materiais, multiplicado pela quantidade, que acredito que será consumido. Multiplicando o custo padrão pelo custo por hora dos centros de trabalho, das especialidades de mão de obra, temos os custos indiretos de fabricação, custos de mão de obra direta, compondo o custo de produção.

No custo real apuramos o que foi consumido na “vida real”. Quanto temos consumo maior ou menor do que o previsto, por exemplo. A mesma coisa  pode acontecer com os tempos. Custo real é o custo apurado. Basicamente, apuramos a quantidade de materiais e os tempos reais dos processos. Se você não sabe o custo real dos produtos, provavelmente não está apurando e não têm uma ferramenta, um método, que vai te levar desses tempos e consumo a um custo. Se você não sabe quanto custou vai estar “jogando no escuro”, sem saber para onde ir. Com isso você vai acabar perdendo dinheiro.

Perda financeira

Imagine, que você vai fabricar 100 unidades de um item, com o projeto enviado pelo cliente. Na engenharia do produto, custo padrão, acredito que o valor adequado é de R$10, até após a formação do preço de venda. Mas, mesmo assim, não foi feita a apuração do custo real dos produtos, consumindo muito mais tempo e material do que o estimado, tendo perdas maiores. Assim, esse valor de R$10 não remunera o trabalho na produção.

Você continua recebendo encomendas deste item, achando que está tudo bem, quando na verdade está perdendo dinheiro por não saber o custo real dos produtos.

Gestão de custos

Sem apurar, sem colocar em prática a gestão de custos, dificilmente você vai conseguir saber o quanto está perdendo. Mesmo assim, é possível fazer uma reflexão e imaginar qual o percentual do faturamento está indo para o ralo por não fazer essa medição, fazendo estimativas para saber qual o valor financeiro que está perdendo.

Veja na prática

É preciso que você leve para a realidade da sua indústria para descobrir o quanto você está perdendo de vendas por estabelecer um preço de venda baixo. A Gestão de Custos pode mudar o rumo da sua empresa, levando a resultados fantásticos. Essas e outras praticidades podem ser vistas ao assistir uma apresentação do Nomus ERP Industrial, o software de gestão focado em indústrias e desenvolvido por engenheiros de produção.

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags: ,


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam