Como a Inteligência Artificial na indústria pode ajudar seu negócio

Atualizado em 30/07/19 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Processos e Organização

Gestão de processos

A AI (Artificial Intelligence), também conhecida como Inteligência Artificial, hoje em dia é mais comum do que a gente imagina, inclusive a Inteligência Artificial na indústria já está ganhando grande espaço.

Sabe, por exemplo, quando o serviço de streaming da Netflix oferece na sua lista sugestões de filmes e séries?

Pois então, isso é a atuação de uma Inteligência Artificial que, com base no conteúdo que você procura nesse serviço, sugere um cardápio com atrações que provavelmente serão do seu interesse.

Outro exemplo da aplicação da Inteligência Artificial é o atendimento em uma loja virtual. No entanto, quando o assunto é atendimento em uma loja online, a utilização dos chatbots é um exemplo claro da Inteligência Artificial mostrando a sua utilidade na era da internet.

Contudo, se você gerencia um e-commerce já deve saber também da importância de uma hospedagem VPS, que melhora o desempenho do seu site e suporta tráfegos elevados.

Por isso, de nada adianta investir em templates bonitos, tecnologias bacanas e chatbots se a sua hospedagem deixa a desejar quando o cliente acessa a sua loja virtual ou o site da sua empresa. 

Já que estamos falando de inteligência artificial, não podemos nos esquecer da sua importância não só para as tecnologias web, mas também para a indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial. 

Inteligência artificial na indústria

Mais inteligência para a indústria

Além de auxiliar no dia a dia da internet, não dá para deixar de lado a importância que a Inteligência Artificial também exerce na indústria hoje em dia.

A utilização da Inteligência Artificial na indústria já deixou de ser algo imaginado apenas por escritores de ficção científica e agora é uma realidade para muitas empresas. 

Nada de robôs autômatos se rebelando contra os seus criadores, na agora chamada indústria 4.0, a Inteligência artificial tem a missão de otimizar o trabalho, trazendo mais eficiência e velocidade.

Dessa forma, com a adoção da AI, a tendência é a de que as empresas passem a contar com maquinários mais inteligentes e que auxiliam a realizar atividades importantes para agilizar os processos, aprimorar os resultados e alcançar um crescimento notável.

A Inteligência Artificial na indústria não chegou para eliminar o trabalho dos funcionários. Na verdade, ela veio para abrir as portas para novas oportunidades, afinal, a inteligência pode ser artificial, mas o cérebro que vai comandá-la continua sendo humano.

Mais uma revolução industrial diante dos nossos olhos

Não é exagero afirmar que a Inteligência Artificial é um novo passo para o setor industrial. Se no século XIX o surgimento da indústria foi uma verdadeira revolução no cotidiano das pessoas, a chegada da AI nesse segmento também caminha para esse lado.

Quando falamos da Inteligência Artificial na indústria, consideramos os sistemas de gestão utilizados para a operação de máquinas e equipamentos para executar tarefas, bem como mais outras pautas que possuem o intuito de reduzir a realização manual do trabalho.

Entre algumas das características que a Inteligência Artificial traz para o trabalho industrial é possível mencionar algumas bem pontuais. Vamos ver quais são? 

A robótica

Os robôs já são usados na indústria com o intuito de facilitar o fluxo de produção. No entanto, diante da atual configuração dessas máquinas, elas poderão ser monitoradas por meio de sensores. 

Além disso, os dados serão coletados e analisados graças a sistemas de Inteligência Artificial que trabalham em conjunto com esses robôs e máquinas. 

Os benefícios que essa aplicação traz para o serviço compreendem a maximização da produção, a rapidez na identificação de problemas de funcionamento e o melhor desempenho no ciclo produtivo.

A manutenção preditiva

A manutenção preditiva é a atenção aos dados básicos dos equipamentos, como, por exemplo, temperatura, vibração e ruído. Esses dados são analisados periodicamente  e usados para verificar a necessidade de intervenção e o momento ideal para que isso seja realizado.

A manutenção preditiva é feita via sensores e telemetria, por exemplo, que auxiliam os funcionários a detectarem padrões e tendências e, com isso, evitar possíveis erros. 

Sendo assim, além de impedir a necessidade de efetuar reparos somente com as paradas programadas, é possível obter o número adequado de manutenções corretivas.

Desse modo, a AI ajuda a reduzir os custos com parada de linha, permite apontar a necessidade de reposição de peças com bastante antecedência, possibilita aumentar a produção e a ainda assegura mais eficiência nas operações.

IoT na indústria

A IoT, também conhecida como “Internet das Coisas”, consiste na conexão em rede de vários objetos físicos que possuem sensores e outras tecnologias envolvidas.

No cotidiano de uma pessoa, a IoT envolve a realização desde tarefas comuns como, por exemplo, o apagar das luzes quando as pessoas saem do cômodo, até a possibilidade de programar equipamentos eletrodomésticos por meio do smartphone. 

Tecnologias como a Siri, da Apple, é um exemplo de como a Internet das Coisas aos poucos invade o nosso dia a dia.

No caso do segmento industrial, a IoT pode coletar dados a respeito da produção em tempo real, estabelecer ações de respostas rápidas conforme a necessidade e também ajudar na criação de modelos para a manutenção preditiva. 

Ela também está apta a viabilizar a integração e a comunicação cada vez mais constante entre os equipamentos usados no trabalho.

Conclusão

A AI está presente em várias atividades do nosso cotidiano. No caso das indústrias, ela pode trazer uma série de melhorias, tornando o trabalho mais rápido e gerando novas oportunidades para técnicos que dominam as novas tecnologias como a Cloud Computing, por exemplo. 

Portanto, diante de tantas vantagens, a Inteligência Artificial tem tudo para trazer mais facilidades ao futuro e ao contrário do que muitos imaginam, ela pode contribuir para gerar novas oportunidades. 

Nomus ERP Industrial

Compartilhe esta matéria:


Tags:





Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam