Atualizado em 16/05/24 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Logística
Os indicadores de desempenho na logística servem para monitorar o desempenho da operação e para definir metas que realmente geram melhorias e o crescimento da sua empresa.
Com os indicadores de desempenho na logística implantados, sua equipe pode criar planos de ação importantes e assim aplicar as mudanças necessárias para melhorar seus processos.
O setor de logística é muito importante para uma indústrias e saber como criar indicadores de desempenho certos pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o baixo rendimento do setor.
Nesse artigo vamos ver quais são os mais importantes indicadores de desempenho na logística, confira:
Esse indicador de desempenho tem como objetivo medir a quantidade de pedidos que foram entregues no prazo combinado. Esse sem dúvidas é um dos mais importantes para uma indústria.
Como calcular o OTD:
(Total de Entregas no Prazo ÷ Total Entregas) * 100
A dica para medir bem esse indicador de desempenho na logística é conferi-lo diariamente e como benchmark usar um percentual que fique sempre acima de 90%.
Para melhorar o OTD da sua empresa, organize melhor as rotas de entrega usando um sistema para auxiliar na escolha do caminho mais vantajoso.
Existe também a opção de trabalhar com entregas agendadas, que se torna um diferencial para sua empresa e aumenta a satisfação dos seus clientes.
Esse indicador de desempenho é importantíssimo já que é o tempo percebido pelo cliente desde que realiza o pedido até o recebimento do produto.
Como calcular o OCT:
Data da entrega – Data do pedido
A dica para fazer uma boa análise do OCT é ficar atento a variáveis que podem interferir na medição. Um benchmark recomendado pelos sites especialistas é um prazo inferior a 24hrs para clientes próximos da sua indústria.
É claro que esse benchmark deve ser adaptado a realidade da sua produção e dos volumes de venda que a sua indústria trabalha.
O OTIF é uma versão mais completa de indicador de desempenho na logística na ótica do cliente.
Ele avalia se o cliente recebeu seu pedido no prazo (On-time) e se estava tudo certo com seu pedido (in-full).
No OTIF sua empresa mede se o cliente recebeu o pedido certo, no prazo e no endereço combinado.
Como calcular o OTIF:
(Entregas OTIF ÷ Total de entregas) * 100
A dica para fazer uma boa medição do OTIF é registrar a data e hora em que cada pedido foi processado, entregar uma data prazo para o cliente e manter os pedidos atualizados.
Veja também: Logística 4.0: o que é, como funciona e quais os benefícios para sua empresa
Continuando a lista de indicadores de desempenho na logística, chegou a hora da acuracidade do inventário.
Esse indicador mede qual a diferença entre o estoque registrado no seu sistema de gestão e qual o estoque real na sua empresa.
Esses erros não são raros, principalmente se você não utilizar um sistema de gestão de estoques confiável.
Como calcular a acuracidade do inventário:
Estoque físico ÷ Estoque registrado
A dica para esse medidor de desempenho é buscar uma taxa de 100% de acuracidade. Dessa forma sua equipe poderá tomar decisões mais precisas usando as informações do seu software de gestão.
Como o transporte é uma das etapas mais complexas na operação de uma indústria e pedidos com problemas acabam prejudicando sua imagem, esse indicador de desempenho é muito valioso.
A ideia aqui é contabilizar quantos produtos acabaram sofrendo algum dano durante o transporte até o cliente.
Como calcular as avarias no transporte:
(Pedidos com avaria ÷ total de pedidos) * 100
O Turnover é valioso para todos os setores da indústria, na logística não é diferente.
Esse medidor é importante para identificar problemas na gestão da sua indústria, como a valorização do colaborador, condições de trabalho, motivação da equipe, liderança entre outros.
Um turnover muito alto com certeza prejudica o rendimento da empresa e afeta diretamente todos os outros resultados.
Como calcular o Turnover:
([admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ total de funcionários
O cálculo do Turnover não é uma conta simples e existem muitas formas de como calcular o Turnover. Por isso, recomendo que procure o método que mais seja adequado a sua empresa e coloque em prática.
Outro ponto é ficar atento aos erros de liderança.
Problemas vão acabar acontecendo independente da qualidade da logística da sua empresa. Por isso, é importante que a equipe responda rapidamente a qualquer problema que apareça.
É preciso assegurar que o cliente será bem orientado e atendido no tempo esperado, evitando assim que o problema acabe se prolongando.
Para fazer a medição do tempo de resposta da sua equipe, registre as informações do início do problema e quando ele foi de fato resolvido.
Os custos de transporte devem ser considerados no resultado total da empresa, já que eles podem ser bem elevados em determinados casos.
Por isso, é importante monitorar os custos de transporte para garantir que eles estejam dentro do padrão esperado e se há oportunidades de melhorias com redução de custos desnecessários.
Esse indicador mede o tempo do processamento interno quando um novo pedido chega para a empresa. Nele é considerado pontos como: separação, picking e expedição.
Aqui o ideal é separar bem cada ponto para assim ter uma ideia melhor do que precisa melhorar. Além disso, é preciso medir de forma frequente para entender os verdadeiros resultados da empresa.
É possível medir por exemplo:
Aqui o objetivo é entender qual o desempenho do setor de estoque para assim melhorar os resultados da empresa como um todo.
É possível fazer um calculo para deixar claro quais são os produtos que mais ficam no estoque, os que saem mais etc.
Uma dica é separar as vendas por tipo de produto ou clientes, dessa forma você conseguirá uma análise mais precisa.
Agora que você já sabe quais são e como calcular os mais importantes indicadores de desempenho na logística, recomendo que coloque o conhecimento em prática.
Para isso, tenho algumas sugestões de próximo passo para você:
Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou sugestão.
Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.
Encontre Thiago Leão nas redes sociais:
Gostei do artigo, acho que só faltou como fazer esse indicadores no Nomus. Eu estou tentando fazer um indicado de acuracidade no nomus dashboard e não consigo encontrar uma base de dados que me permita ter acesso ao estoque anterior ao inventário para que eu possa fazer o comparativo das divergências quantitativas