Como administrar as férias dos funcionários da sua indústria


Atualizado em 11/12/20 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Processos e Organização

Guia

As férias dos funcionários da sua empresa é algo que não pode ser evitado e precisa estar nos seus planos se você quiser ter uma gestão efetiva e sem imprevistos.

Aqui no Blog Industrial Nomus possuímos centenas de artigos que auxiliam o gestor industrial a operar sua fábrica extraindo o melhor resultado possível. Entretanto, as férias dos funcionários precisam estar nesse planejamento.

Mas afinal como administrar as férias dos funcionários para que não haja queda na produção da fábrica inteira?

É por isso que escrevo esse artigo com algumas dicas que irão ajudar sua gestão deste assunto que não deve ser negligenciado. Vamos lá:

A importância das férias dos funcionários da sua fábrica

Não vou entrar no fator histórico da criação das leis e direitos dos trabalhadores, o fato é que o benefício das férias é obrigatório e é algo que beneficia tanto o trabalhador quanto a indústria.

Isso porque o trabalhador que consegue tirar esse período de descanso recarrega as baterias para manter a alta produtividade sem entrar em um nível de cansaço e estresse muito elevado.

Sem essa pausa, os nível de produtividade e motivação do trabalhador iria cair e com isso a produção e competitividade da empresa.

A grande questão é organizar sua indústria para que o trabalhador que esteja de férias cause o menor impacto possível e volte com um alto nível de produtividade.

6 dicas para administrar as férias dos funcionários da sua indústria

Agora que já sabemos que uma indústria que visa a alta produtividade mantem seus funcionários motivados e com as energias recarregadas, irei revelar algumas dicas práticas para auxiliar a sua administração das férias dos funcionários da sua fábrica.

Confira:

1. Defina os períodos em que a indústria mais precisa de pessoal trabalhando

Para começar a lista de dicas para administrar as férias dos funcionários da sua indústria é determinar quais são os períodos em que sua fábrica tem maior e menor demanda.

Ou seja, identificar se a sua indústria atende alguma demanda sazonal, receberá algum pedido especial ou ainda se há meses de baixa demanda.

Com essa informação levantada, ficará mais fácil determinar quais os melhores meses para cada setor tirar férias e a produção não ser afetada.

2. Respeite o prazo legal para liberar as férias dos funcionários

No Brasil o trabalhador tem direito a tirar férias pelo menos uma vez a cada ano. Com as novas regras, esse descanso pode ser 30 dias corridos, divido em 2 períodos de 15 dias ou ainda 3 períodos de 10 dias.

Entretanto, é preciso ficar atento ao prazo inicial de 23 meses para conceder as férias. Caso esse limite seja ultrapassado, a empresa terá que pagar multa.

3. Leve em conta o tempo de trabalho de cada funcionário

Na hora de determinar a prioridade na escolha de períodos de férias, leve em conta o tempo de trabalho de cada funcionário.

Dê preferencia aos funcionários mais antigos e mais engajados, que estão há mais tempo sem descanso. Lembre-se que um funcionário esgotado e com elevado nível de estresse não irá gerar os resultados esperados.

Além disso, é natural que os funcionários novos tirem férias depois dos mais antigos na empresa.

4. Evite funcionários do mesmo setor de férias ao mesmo tempo

Sempre que possível, faça uma escala de trabalho nas férias entre os funcionários do mesmo setor da sua fábrica. Dessa forma, o setor não será tão impactado e a produção se manterá conforme o esperado.

É claro que se houver algo especial, como uma queda muito grande na demanda de um setor específico, você poderá optar por férias coletivas.

5. Converse com seus funcionários

Antes de bater o martelo e definir as férias dos funcionários, converse com a sua equipe e entenda quais são suas expectativas.

Muitas vezes é possível fazer ajustes simples ou trocas que deixarão a equipe satisfeita e não trará impactos para sua indústria.

Isso é muito vantajoso, porque sua equipe ficará ainda mais motivada a trabalhar na sua empresa.

6. Avalie se vale apena chamar um funcionário temporário

Se o profissional que irá tirar férias for muito importante para o bom funcionamento da sua empresa, avalie contratar um funcionário temporário para atender a demanda.

Uma dica é procurar uma empresa especializada para que contrate atendendo as exigências legais.

Funcionários motivados e a alta produtividade

Para fechar, tenha em mente a ideia principal deste artigo. Utilize as exigências do governo como uma chance de melhorar sua empresa.

Ao organizar as férias dos funcionários da sua fábrica, além de deixar sua empresa de acordo com a lei, motiva seus funcionários e melhora o desempenho da equipe.

Para conhecer ainda mais dicas para motivar sua equipe, recomendo que baixe o ebook “Guia para motivar e aumentar a produtividade da sua equipe

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: