ERP: Entenda tudo à respeito deste sistema

Atualizado em 17/06/19 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Produção

Vivemos em um mercado altamente competitivo, onde dados e informações são geradas de formas exponenciais, o que torna difícil gerenciar tudo que acontece ao nosso redor.

A partir disso, as indústrias e empresas hoje em dia, possuem uma grande dificuldade de controlar todas essas informações que são geradas em determinados processos e atividades.

Essa dificuldade faz com que ela perca oportunidades em relação à concorrência, não conseguindo melhorar as suas estratégias.

Assim surge o software ERP!

Você sabe o que é Enterprise Resource Planning ou ERP?

Este sistema é o responsável por cuidar de todas as atividades diárias da empresa.

Neste artigos nós falaremos sobre o que é o ERP, os seus benefícios e como escolher o sistema perfeito para a sua empresa.

Continue a leitura e entenda tudo à respeito do Sistema Integrado de Gestão empresarial!

O que é ERP?

ERP como vimos na introdução deste artigo, é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema Integrado de Gestão Empresarial.

Este sistema é muito utilizado por empresas que desejam melhorar e automatizar os seus processos, integrando atividades de diferentes setores e segmentos de uma empresa, como departamentos de vendas, contabilidade, marketing, estoque, produção, etc.

Assim, a sua principal função é auxiliar a empresa em relação aos seus dados e informações, integrando-os e gerenciando-os. Logo, com a utilização de um sistema de ERP, essas informações serão de fácil acesso pois ficarão concentradas em apenas um lugar, dando mais segurança de análise e tomada de decisões para os gestores.

Portanto, com o uso do ERP, uma indústria ou empresa cria um banco de dados confiável, lugar onde serão armazenadas todas as informações e dados referentes à estes departamentos.

A partir disso, é possível com que todos os setores se comuniquem de forma mais clara e trabalhem de conjunta, em sincronia total com os objetivos da empresa.

Assim o ERP serve basicamente para:

  • Controlar estoque,recursos, custos, pessoas, prazos, etc;
  • Automatizar atividades e processos;
  • Simplificar gargalos relacionados a processos operacionais;
  • Integrar departamentos e setores.

Vantagens da utilização do ERP

  • Evita perda de dados e informações durante os processos e atividades;
  • Elimina retrabalhos;
  • Reduz custos;
  • Automatizar processos;
  • Maior facilidade para análise e tomada de decisões;
  • Reduz problemas relacionados à departamentalização, a partir da melhoria da comunicação entre áreas;
  • Aumento da produtividade.

Exemplo prático

Imagine que você possui um motor elétrico com rolamentos e contra recuos em sua operação.

É fundamental ter acesso aos dados e informações referentes à esses equipamentos, você não concorda?

Pense que em um determinado dia este motor simplesmente pare de funcionar, como você saberá quais foram as causas deste problema se você não possui um relatório de todas as manutenções preventivas e manutenções corretivas que ocorreram neste equipamento?

Viu como é importante ter um controle de todas as informações do que ocorre na empresa em um só sistema? Onde todos os colaboradores terão acesso fácil?

Como escolher o sistema de ERP ideal para a sua empresa?

Para escolher um sistema que vai de encontro com as suas necessidades, é importante identificar de forma clara e precisa o que você realmente precisa e quais gargalos a sua empresa possui.

Assim você conseguirá encontrar um sistema que solucione de forma específica todos os seus problemas, aumentando a segurança dos seus dados e os resultados.

Portanto, para te auxiliar nesta escolha siga os passos a seguir:

  • Não se preocupe com preço, nem sempre o melhor sistema para você será o mais caro;
  • Pesquise sobre o fornecedor do sistema. Ou seja, avalie se ele é confiável, possui experiência, oferece um bom suporte técnico, etc;
  • Identifique quais são as suas necessidades e escolha a partir delas;
  • Planeje todo o processo de implementação do sistema;
  • Execute e avalie os resultados obtidos.

O importante é avaliar quais fornecedores possuem um serviço de qualidade. Além disso, um suporte técnico prático e eficiência é algo muito relevante para a escolha de um sistema ERP.

Post desenvolvido pela Acoplast Brasil, empresa que está há mais de 20 anos no mercado e é referência em acoplamentos, motoredutores, redutores, freios contra recuos e anéis de contração para o segmento industrial.


Compartilhe esta matéria:


Tags:





Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.





Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam