O que é Digital Twin? Para que serve? Veja vantagens da tecnologia


Atualizado em 28/08/23 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Estratégia

Gestão de processos

O Digital Twin é um nova tendência inovadora que vem sendo implementada em diversos segmentos do comércio e da indústria. Por meio da simulação de sistemas e elementos da vida real em cenários digitais, essa novidade tem dado enormes contribuições aos resultados de negócios em diversos segmentos.

De maneira geral, o Digital Twin é um conceito que anda lado a lado com o metaverso, pois por meio dele é possível criar realidades e contextos simulados onde é possível realizar testes para desenvolvimento e utilização de produtos e serviços.

Dessa forma, antes do lançamento, as empresas já conseguem prever situações da vida prática que podem prejudicar o funcionamento ou implementação de qualquer nova solução, seja um produto específico ou até mesmo um novo projeto operacional.

Em 2022, esse mercado já foi avaliado em U$8,60 bilhões e as previsões para 2023 são de U$11,51. E mais: para 2030, a expectativa é que o segmento assuma uma fatia de assombrosos U$137,67 bilhões, segundo o Fortune Business Insights.

Mas, afinal, como funciona o Digital Twin? O que é que move essa tecnologia? Qual sua relação com o metaverso, a Internet das Coisas e a inteligência artificial? Qual impacto ele deixa no comércio, indústria e finanças?

Leia o conteúdo até o fim e saiba tudo!

Digital Twin: o que é?

De forma simples, Digital Twin nada mais é que a simulação de um objeto da vida real para o mundo digital. 

Esse processo é feito combinando recursos de análise de dados em tempo real com Internet das Coisas para que assim a vida útil desse objeto seja projetada, expandida e testada sobre diferentes contextos de utilização.

Nessa realidade simulada, como em um sistema de metaverso, o objeto pode ser submetido a estímulos que modificam sua configuração interna ambiente de funcionamento, realizam testes de aplicação e mudam o contexto de funcionamento.

Dessa forma, é possível monitorar o funcionamento simulado de projetos, produtos e serviços em diferentes situações às quais ele pode ser submetido na vida prática. 

Essa prática tornou-se tentadora para diversas empresas, pois elas agora podem realizar testes e modificar seus lançamentos de forma mais precisa e controlada antes de disponibilizá-los de forma integral.

A implementação do Digital Twin, por sua vez, foi extremamente benéfica ao amadurecimento da Internet das Coisas, pois este último é fundamental para o funcionamento do primeiro.

Afinal, dispositivos conectados pelo mesmo endereço IP podem receber atualizações em tempo real dos sistemas simulados em Digital Twin, o que permite insights mais eficientes e controlados sobre o funcionamento do objeto.

Veja exemplos de Digital Twin na prática

Entendeu o que é Digital Twin? Mas, na prática, onde ele pode ser implementado? O impacto dessa nova tecnologia pode ser percebido em diversas indústrias, setores do conhecimento e em áreas de gestão empresarial, como:

  • Indústria: vários segmentos industriais, desde o automotivo até o de energia, podem utilizar cenários de simulação em diversas etapas do processo produtivo. O Digital Twin é útil tanto no design de peças quanto na manutenção. 
  • Saúde: médicos podem contar com simulações digitais de pacientes ou até órgãos específicos para verificar a reação à medicamentos, exames, procedimentos cirúrgicos, etc.
  • Finanças: que tal criar gêmeos digitais de processos financeiros para ver como eles reagem em cenários diversos, como períodos de muitas vendas ou até estoque encalhado? Veja como os eventuais contextos podem impactar na gestão financeira e quais são os melhores recursos para enfrentá-los.
  • Engenharia e Arquitetura: o Digital Twin também pode ser utilizado em projetos variados de construções, tanto nas etapas de engenharia quanto no desenho arquitetônico. Testes com pilares, escadas, portas, janelas, móveis e muito mais podem são colocadas em perspectivas de simulação para análise de desempenho. 
  • Etc.

Quais os benefícios do Digital Twin?

Quando combinado com estruturas de inteligência artificial, o Digital Twin traz uma série de benefícios práticos a empresas que estão em fase de implementação de novos processos, projetos e produtos.

Algorítmicos e sistemas de aprendizado de máquina são desenhados a partir da simulação para:

  • prevenir e detectar problemas de funcionamento;
  • fornecer diagnóstico de performances futuras;
  • e otimizar processos por meio de análise de desempenho de dados em tempo real.

Na área de saúde, por exemplo, é possível criar um Digital Twin de um paciente para ver como ele reage a determinados procedimentos, como administração de medicações, exames, cirurgias. Esse é um exemplo da capacidade preditiva desta tecnologia.

Veja também: Manutenção preditiva: entenda as vantagens para sua indústria

Já no mundo das finanças, por sua vez, é possível criar cenários de crises econômicas, como crescimento inflacionário, ou até mesmo de eventos comuns durante o ano, como período de Black Friday ou natalino.

Imagine que você tenha implementado uma nova plataforma de pagamento e gestão financeira no seu negócio. O Digital Twin apontará o impacto dessas alterações de forma simulada, como possíveis aumentos de receitas, crescimento da taxa de fidelização, etc.

Assim, as simulações são capazes de prever o impacto comercial de cada um deles nas vendas e administração financeira da empresa, o que vai gerar insights de desempenho e deixar a equipe financeira e comercial pronta para qualquer eventual desafio.

Em suma, a simulação de Digital Twins permite que os negócios realizem testes sem correr riscos,  o que gera economia de custos e previne erros provenientes de retrabalho e de previsões não calculadas.

Veja também: Como ter confiabilidade de informações na sua empresa e tomar decisões melhores

Portanto, entender o que é Digital Twin e implementá-lo em segmentos estratégicos do seu negócio é fundamental para otimizar processos e tornar readaptações, sejam estratégicas ou operacionais, mais eficientes, como lançamento de produtos ou mudança de práticas.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Até a próxima!

* Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Continue conosco no Blog Industrial

No Blog Industrial, você pode aprender como executar processos, receber dicas de ferramentas, conhecer novos termos etc.

Inscreva-se na lista de emails do blog e receba, semanalmente, conteúdos gratuitos. E siga a Nomus nas suas redes sociais:

Obrigado, até mais e vamos em frente!

Gestão de processos

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: