A importância do marketing digital para o setor industrial em 2021

Atualizado em 23/03/21 - Escrito por nomusadmin na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

Muitos diretores e gestores ignoram a importância do Marketing Digital para o setor industrial em 2021. No entanto, essa negligência tem preço, claro. E, infelizmente, pode ser um preço bem alto. Na verdade, em um ano como o atual, essa negligência pode ter um peso muito significativo e, até mesmo, ser a diferença entre uma empresa que sobrevive ou não à pandemia do novo coronavírus.

Não é surpresa para ninguém que alguns setores da indústria vem sofrendo bastante nos últimos anos e que esse sofrimento se aprofundou em 2020, com a pandemia. Em 2021 a população começou a ser vacinada, mas também atingimos um dos piores períodos da pandemia. Com isso em mente, é importante conhecer cada ferramenta que pode dar 1% de vantagem para uma fábrica. Esse 1% pode ser tudo que a empresa precisa.

E aí, quer saber qual a importância do Marketing Digital para o setor industrial em 2021? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Qual a importância do Marketing Digital para o setor industrial em 2021?

Comunicação com mais gente

O Marketing Digital é uma ferramenta que permite levar a mensagem da indústria para mais pessoas. Isso porque ele é mais popular e tem mais capilaridade. Ou seja: a conversa é diretamente com o público, sem estar fechado em um nicho ou mídia controlada por uma empresa.

Hoje em dia, qualquer indústria consegue ter um site (existem criadores disponíveis, serviços com domínio grátis, etc.) e receber potenciais clientes para se comunicar com eles.

Mesmo em ferramentas como as redes sociais, que são extremamente populares e dominadas por outras empresas, o papo pode ser feito diretamente com os consumidores, sem filtro.

Isso permite que a mensagem de marketing da indústria chegue a mais pessoas, o que por sua vez potencializa os resultados que podem ser obtidos.

No entanto, não adianta apenas aumentar o número de pessoas atingidas pela mensagem publicitária da empresa, a não ser que o seu objetivo seja simplesmente melhorar a imagem da marca na sociedade. Se o objetivo for vender, é importante que esse aumento seja direcionado para o público-alvo, de modo a garantir menos desperdício de recursos e maior assertividade nas ações de Marketing.

Marketing inclusivo para todos

Uma característica interessante do Marketing Digital é que ele abrange praticamente todo mundo. Pense, por exemplo, no Marketing Tradicional. Se você quisesse fazer um comercial de TV para a sua fábrica, precisaria escolher entre a emissora X ou Y. Se quisesse um anúncio em uma revista, teria de escolher entre a edição A ou B.

Isso limitava o potencial de pessoas que poderiam ver o seu material e, na prática, tornava tudo mais caro. Afinal, um anúncio na TV durante o Jornal Nacional (que é o jornal mais visto do país) pode custar mais de R$1 milhão. Não é a alternativa mais barata do mundo, concorda?

Dá para alcançar muita gente focada e especializada para o seu negócio com um orçamento muito inferior a esse no Marketing Digital. Isso porque as ferramentas digitais incluem a segmentação de mensagem, permitindo que você fale somente com quem é do seu público-alvo. O resultado disso são anúncios muito mais focados e eficientes, a um custo muito mais baixo.

Portanto, para muitas indústrias, o Marketing Digital é uma maneira de enfrentar os grandes nomes do setor. Assim, os meios de publicidade não ficam restritos a quem tem dinheiro para pagar e mesmo pequenas indústrias podem usufruir dos seus benefícios.

Resultados mensuráveis

Aproveitando que estávamos falando de custo mais baixo e anúncios eficientes, uma das vantagens do Marketing Digital é o fato dele ter resultados mensuráveis. O que isso significa na prática? Significa que é possível medir cada detalhe, cada elemento, cada pontinho da sua campanha para entender o que funciona melhor e o que não funciona.

Você pode ver, por exemplo, que entre dois anúncios lançados para o mesmo público, um teve 10% de conversão e o outro teve 20%. Oras, se um foi duas vezes melhor do que o outro, então deve ter alguma coisa ali que aumenta a conversão. A partir daí, é importante analisar o conteúdo com os dados disponíveis para tentar otimizar todos os seus anúncios.

Suponha que, por exemplo, você descobriu que um botão de conversão em uma cor de alto contraste é o que aumenta a conversão de um anúncio para o outro. Ao replicar essa descoberta, você aumenta sua taxa de conversão no geral.

Esse recurso permite que o dinheiro do orçamento de marketing da empresa seja melhor aproveitado, já que é possível otimizar as campanhas de maneira contínua. Assim, gasta-se cada vez menos para ter cada vez mais resultados.

Veja também: Como alinhar a previsão de vendas com o plano mestre de produção

Alcance nacional e internacional

Por fim, um dos benefícios do Marketing Digital para o setor industrial é o seu alcance nacional e internacional. Ao mesmo tempo que você pode trabalhar ações no Instagram para consumidores locais, pode trabalhar o mesmo conteúdo em ações internacionais, focando em exportar mais produtos.

Considerando como o dólar está alto no momento, os ganhos ao vender para o exterior são muito maiores. Por causa disso, investir em ações para tentar ganhar clientes em outros países pode ser uma estratégia muito lucrativa e que é potencializada pelo Marketing Digital.

É claro que o que funciona aqui no Brasil não vai, necessariamente, funcionar lá fora. No entanto, as ferramentas são as mesmas. Basta ter uma estratégia focada para a comunicação em inglês.

O mais recomendado para quem quer exportar é começar em mercados relativamente mais conhecidos. Países vizinhos do Brasil, como Argentina, Uruguai e Paraguai, são boas opções. Além disso, o mercado americano também é interessante por ter um grande tamanho e boa capacidade de compra.

Pronto. Deu para ver a importância do Marketing Digital para o setor industrial em 2021, não é mesmo? Com isso em mente, será possível trabalhar para que a sua fábrica passe a adotar essa ferramenta publicitária para poder coletar mais clientes, fazer mais reuniões e aumentar o ritmo de produção para dar conta de entregar todas as novas demandas que vão surgir.

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