Como o marketing digital pode impactar nos resultados de uma indústria


Atualizado em 19/03/24 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

No decorrer dos anos, as empresas mostram-se cada vez mais ativas quando se trata do marketing digital e uma vez que o mercado é amplo, a forma de investimento varia muito.

No caso da indústria, há alguns anos, a exploração das plataformas digitais era mais tímida, porém, com a adesão de diferentes públicos ao meio digital, principalmente no que diz respeito ao seu impacto na decisão de compra, esse espaço tem sido cada vez mais visado.

Entre as estratégias que podem ser incorporadas, é possível citar exemplos como a presença estratégia em redes sociais, campanhas patrocinadas com técnicas SEO para atingir maior visibilidade, e-mail marketing para criar um relacionamento mais direto com os clientes em potencial ou até mesmo para a fidelização de clientes antigos, entre outras possibilidades que serão abordadas de forma mais ampla a seguir.

Marketing Digital para impactar uma indústria

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O potencial dos links patrocinados

Os links patrocinados são ideais para empresas do setor industrial que apresentam uma demanda já consolidada, como as que atuam com elementos para máquinas, sendo este o caso de esteira industrial, motor e acoplamento flexível, além de equipamentos e sistemas tecnológicos. As campanhas são voltadas para os mecanismos de busca e utilização de palavras-chave, que são as formas de busca dos usuários. Sendo assim, o serviço ou produto possuem maior relevância nos conteúdos.

Todavia, caso se trate de demandas novas, embora seja recomendado anunciar em buscadores, é preciso trabalhar de forma mais cuidadosa a segmentação.

Neste caso, diferentemente da opção anterior, as campanhas pagas são significativas para contribuir com a divulgação da empresa e a criação ou fortalecimento da imagem da marca em primeiro momento. Comumente, os links patrocinados são divididos da seguinte maneira:

  • CPA (Custo por ação);
  • CPV (Custo por visualização);
  • CPC (Custo por clique);
  • CPA (Custo por ação).

Dessa maneira, a quantia depende muito da palavra-chave selecionada pelo anunciante e do modelo, uma vez que cada um apresenta suas particularidades e naturalmente, maior compatibilidade com determinadas ações.

Trata-se de um investimento que, assim como outras ações de marketing digital, pode ser mensurado com praticidade e caso seja necessário, ajustes são realizados. O ideal é que cada empresa encontre a conciliação favorável entre as estratégias pagas e as orgânicas.

4 As do marketing: o que é, como funciona e como aplicar na sua empresa

Quais são os benefícios das técnicas de SEO?

Uma vez que os buscadores correspondem a principal maneira de procura por serviços e abrangem os variados perfis de usuários, garantir um posicionamento notável é decisivo para as empresas.

É algo que pode ser alcançado por meio de técnicas de SEO e, diferentemente da alternativa anterior, auxilia essencialmente na elevação do tráfego orgânico.

É algo viabilizado por meio de técnicas que estão relacionadas com questões como:

  • O tamanho do conteúdo;
  • qualidade;
  • design;
  • URL;

entre outras possibilidades de otimização que são incorporadas para que os buscadores identifiquem o conteúdo com maior facilidade.

Por exemplo, no caso de um consumidor em potencial que busca por caldeiraria industrial, por meio das técnicas adequadas, os primeiros resultados do mecanismo utilizado possuem chances superiores de receberem cliques e até mesmo da realização de vendas.

No entanto, para atingir boas posições, é preciso que os sites ofereçam uma boa experiência para os usuários, que é algo priorizado pelos buscadores.

O impacto do inbound marketing para a indústria

O principal destaque do inbound marketing em relação às outras técnicas é o seu poder de atração, pois quando realizado de maneira adequada, tem como principal resultado a vinda dos clientes até a empresa.

Além do mais, as estratégias são realizadas com um direcionamento mais preciso, ou seja, as pessoas certas são atraídas e dessa forma, o potencial de vendas é elevado.

Para que o processo seja viabilizado, os clientes são atraídos para o site e conduzidos pelo funil de vendas até a decisão de compra.

De uma maneira mais clara, o funil corresponde às etapas realizadas pelo consumidor em potencial até o momento de fechar negócio, o que exige um conteúdo compatível para o tipo de público-alvo, que predominantemente é B2B (Business to Business), ou seja, transações comerciais entre empresas.

Por exemplo, empresas de automação industrial atendem outras organizações para implementar a automatização dos processos, que é crucial para potencializar a produtividade.

Com um público B2B, é interessante citar que o ciclo de vendas é diferenciado, geralmente com maiores quantidades e com a relevância atrelada a fatores como custo-benefício, credibilidade e a possibilidade de uma parceria duradoura.

Marketing digital para indústrias. Comece o quanto antes.

No decorrer do texto, a abrangência do marketing digital para as indústrias foi abordado e é importante observar o quanto que a união de determinadas técnicas de marketing digital, como os anúncios pagos, marketing de conteúdo e SEO podem aumentar a visibilidade da empresa de forma significativa, além de impulsionar as vendas.

Nesse contexto, recomenda-se recorrer aos serviços de profissionais especializados da área, principalmente para encontrar soluções mais eficazes e evitar transtornos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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