8 temas fundamentais para o contador do futuro nas indústrias


Atualizado em 9/04/24 - Escrito por Pedro Parreiras na(s) categoria(s): Custos e Finanças / Estratégia

 

A gestão industrial tem evoluído bastante ao longo dos anos e a gestão financeira de uma fábrica não pode ficar para trás. Portanto, se você trabalha com o setor financeiro de uma fábrica, ou é um contador, sabe que é preciso sempre se atualizar sobre novas regras, boas práticas e estratégias de gestão financeira para acompanhar o ritmo de mudanças.

Por isso, inspirado pelo evento CONAPROCONT1º Congresso Nacional para Profissionais de Contabilidade, listei 8 temas que são e serão importantes na vida dos gestores financeiros e contadores de indústrias. Espero que esta lista possa ajudar e convido você a complementá-la com um comentário ao final do post caso tenha alguma dica adicional.

Confira a lista:

Bloco K

A nova obrigatoriedade fiscal para indústrias fora do simples nacional e do MEI é um dos assuntos mais debatidos entre os contadores industriais nos últimos meses. Isso por que, em 2016 essas empresas terão que entregar informações detalhadas sobre as suas linhas de produção e materiais ao fisco.

Apesar de estarmos bem próximos a 2016, muitas empresas ainda não sabem como irão entregar o Bloco K ou qual a melhor forma de fazer isso. Uma evidência disso é que o nosso artigo, Bloco K do Sped Fiscal: entenda o que é, para que serve e prepare-se, é um dos mais acessados do blog e é muito indicado para quem trabalha para ou com uma indústria que se enquadre neste perfil.

Substituição tributária do ICMS

O ICMS é um dos impostos mais complexos do nosso país e a substituição tributária do ICMS é um tema muito relevante dentro do ICMS. Muitos contadores afirmam que o ICMS na substituição tributária é a forma de tributação mais complexa que existe no Brasil. Por isso, é inevitável que você entenda como o ICMS e a substituição tributária funcionam para o seu negócio.

A substituição tributária é um mecanismo que os governos estaduais adotam para garantir a arrecadação na fonte. É feita uma estimativa por parte do governo do preço do produto fabricado pela indústria para o consumidor final, e o ICMS-ST é retido pela indústria quando vende seu produto para o distribuidor ou varejista.

Fluxo de caixa industrial

O fluxo de caixa é um dos pilares da gestão financeira de uma indústria e é preciso dar a devida atenção a este assunto para assim alcançar a organização necessária para uma boa operação. Ou seja, conseguir administrar as saídas e entradas de caixa e manter o negócio funcionando no azul.

Recentemente publicamos um artigo com 7 dicas para montar um fluxo de caixa eficaz para sua indústria onde listei os pontos mais críticos deste assunto. A dica 4 é justamente manter o planejamento de fluxo de caixa atualizado com a operação da fábrica para assim acompanhar o crescimento da mesma. Além disso, você poderá aplicar novos conceitos de gestão para melhorar ainda mais este planejamento.

Contabilidade ambiental e sua evidenciação

A sustentabilidade e a preocupação ambiental está cada vez mais em pauta da sociedade moderna. A globalização e as redes sociais aumentam ainda mais esta preocupação. Portanto, as empresas como um todo estão cada vez mais trabalhando de forma sustentável e aliadas a natureza.

A contabilidade não fica de fora e este com certeza será um assunto que ganhará cada vez mais destaque neste meio. Você deve se manter atualizado para conseguir cumprir com o objetivo da contabilidade ambiental, que é fornecer aos seus usuários informações sobre eventos ambientais que podem causar modificações na situação patrimonial da empresa. Além disso, também é necessário realizar a identificação, mensuração e evidenciação destes eventos.

Contabilidade digital (SPED / NF-e)

A modernidade nos trouxe o mundo digital e com ele vieram as responsabilidades contábeis digitais, como o SPED e NF-e. Portanto, é inevitável que todos os profissionais do setor contábil de uma fábrica ou contadores se mantenham atualizados sobre o mundo digital da contabilidade.

Caso não saiba, SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital e consiste na modernização do cumprimento das obrigações transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores.

O SPED é composto por cinco grandes subprojetos:

O contador do futuro deverá saber transitar no ambiente digital de modo a entregar todas as obrigações fiscais nos prazos requeridos pelo fisco e aproveitar as informações disponíveis para agregar ainda mais valor à gestão das indústrias.

O Simples Nacional e a sua sistemática

Escolher o melhor modelo fiscal é fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios fiscais oferecidos pelo governo. Portanto, é muito importante que conheça bem o que é e como funciona o regime tributário do Simples Nacional para saber se ele é o mais indicado para sua indústria ou para os seus clientes (caso você seja dono de um escritório contábil).

Para ajudar você inicialmente, recomendo o artigo que escrevi O que é o simples nacional para uma indústria?, em que abordo uma visão inicial sobre o regime tributário que teoricamente visa facilitar e reduzir a carga tributária das empresas optantes, mas que na realidade pode não ser tão simples assim.

Valuation: o processo de valoração de empresas

Independentemente de você ter clientes em processo de negociação visando vender a sua indústria ou parte de suas ações ou cotas, acredito que cada vez mais é importante que os donos ou acionistas de um negócio saibam o quanto esse negócio vale. Essa informação é útil para que o empresário avalie se o valor da empresa está aumentando ao longo do tempo e se seu esforço e investimento estão valendo a pena.

Para valorar uma empresa, existem alguns métodos clássicos, mas os que tem tido mais aceitação no mercado são o fluxo de caixa descontado e o múltiplo de um indicador financeiro, como por exemplo o EBTIDA ou o faturamento anuais.

Aproveite o melhor do Linkedin

O Linkedin é a rede social voltada para o relacionamento profissional. Lá você pode encontrar grupos de discussão relacionados à contabilidade e ficar por dentro de todas as novidades do setor. Além disso, as pessoas que participam dos grupos em geral estão bem disponíveis a ajudar você no caso de dúvidas em algum tema específico – é como se você tivesse várias consultorias gratuitas de especialistas nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Além do conhecimento, no Linkedin você pode também estabelecer novos relacionamentos profissionais. Ajudando e pedindo ajuda, naturalmente você vai criar amizades com pessoas que podem ser no futuro seu parceiro, cliente, fornecedor, funcionário ou empregador. Portanto, o ideal é que você participe ativamente desta rede social para que em breve você comece a colher os frutos.

Se inscreva no CONAPROCONT – 1º Congresso Nacional para Profissionais de Contabilidade

https://www.youtube.com/watch?v=xSP56QbJn0Y

Conforme mencionei anteriormente, este artigo foi inspirado pelo evento CONAPROCONT, 1º Congresso Nacional para Profissionais de Contabilidade, que contará com mais de 30 palestras super interessantes para quem trabalha no setor e que vão acontecer de forma online e gratuita a partir da semana que vem (14/09/2015). Estas palestras irão tratar mais profundamente dos temas citados neste post, além de vários outros, como carreira, gestão tributária, uso do Excel, tecnologia, marketing, vendas, auditoria etc.

Estou trabalhando para incluir neste evento uma palestra em que eu irei falar sobre o Bloco K, sua importância para a indústria e a experiência da Nomus nos processos de negócios necessários para sua indústria ou para seus clientes industriais atenderem a essa exigência. Para conhecer a programação das palestras e se inscrever no evento, basta acessar o site do CONAPROCONT e preencher seu email na caixa de inscrição.

banner-pesquisa-contadores

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: