A evolução do papel da contabilidade


Atualizado em 21/11/23 - Escrito por João Pimenta na(s) categoria(s): Custos e Finanças

Em meio às diversas e contínuas alterações da legislação tributária do nosso país também percebemos uma grande alteração das obrigações e responsabilidades embutidas às equipes de contabilidade.

Com a implementação de meios modernos de obtenção de informações fiscais e tributárias como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Escrituração Contábil Fiscal (ECF), Escrituração Contábil Digital (ECD), eSocial, adição do bloco K no SPED Fiscal IPI/ICMS, etc, vemos o papel do contador passa a ser muito mais estratégico, a antiga função de “guardar livros” é substituída.

LEIA MAIS > O que um contador faz e qual sua importância para uma indústria?

Responsabilidades da contabilidade moderna

De maneira geral o papel do contador deve ser aderente àquilo que é importante para seu cliente na tomada de decisão. Não faz sentido ter um contador apenas voltado à prestação de informações aos interessados (governo e empresa) já que a evolução tecnológica acompanhada pela implementação de modelos modernos de fiscalização tornaram a prática de prestação de contas mais rápida e segura.

Como uma de suas funções mais básicas a contabilidade processa continuamente as informações fiscais e financeiras com o objetivo de prestar contas para a empresa e o governo. Através destes demonstrativos contábeis a empresa terá em mãos o valor do seu ativo, passivo, receitas, despesas, lucro, etc.

Essas informações são exibidas em relatórios/demonstrativos tais que seguem:

  • Demonstração do Resultado do Exercício;
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
  • Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos.
  • Balanço Patrimonial.

LEIA MAIS > 8 temas fundamentais para o contador do futuro nas indústrias

Com uma gama de informações desta importância fica claro que aliado aos gestores e alta direção da empresa o processo decisório deve ser facilitado com base nas informações analisadas. O contabilista deve tornar facilitada a análise de tais informações e participar ativamente de reuniões estratégicas para definição de novos direcionamentos da empresa.

Quando falamos em objetivo da contabilidade a geração de informações de qualidade é meio e a plena satisfação do usuário no processo decisório é fim.

Oportunidades para as micro e pequenas empresas (MPEs)

A área de TI cresce cada vez mais entre as MPEs. A possibilidade de aproveitar os avanços tecnológicos para aumentar o lucro é uma tendência inegável. Os próprios escritórios de contabilidade vêm sempre sugerindo às micro e pequenas empresas a modernização.

O projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital chegou para ficar e cada vez mais estão sendo implementadas novas obrigações. Além disso, vemos um movimento que cada vez mais terá como foco as MPEs.

O anúncio recente de que o gerador de notas gratuito da receita teria seu fim em 2017 mostra que as MPEs precisam buscar com prioridade sistema que não só atendam suas necessidades fiscais/contábeis, mas também estejam alinhados com todas as suas necessidades de gestão. O barateamento e padronização de sistemas de gestão ERP devem ser aproveitados.

As novas exigências do governo, quando bem geridas, podem se transformar em ótimas oportunidades de crescimento, melhorando a gestão em diversas áreas da empresa, otimizando processos e possibilitando uma visão macro. Esse aproveitamento da tecnologia já é feito em larga escala pelas grandes empresas.

Conclusões gerais

A modernização da contabilidade força o papel do contador a ser mais estratégico e coloca pressão para que pequenas e médias empresas assumam um papel proativo na busca de tecnologia. É extremamente recomendável aproveitar a onda de “barateio” de sistemas ERPs de gestão e escolher o fornecedor ideal para suas necessidades.

Pense estrategicamente e busque aproveitar o melhor de cada situação. Informações precisas do seu negócio são essenciais para tomada de decisão e saúde financeira da empresa. A unificação de dados e interligação das áreas que o processo de implantação de ERPs “força” acarreta em diversos benefícios para gestão.

No mercado atual uma contabilidade moderna é estratégica, buscando sempre reduções de tributos e aproveitamentos de incentivos fiscais. A solução para micro, pequenas, médias e grandes empresas, cada vez mais passa pela terceirização adequada desse processo. Buscar profissionais de contabilidade com uma visão moderna do seu papel no âmbito empresarial é essencial para o sucesso!

Veja também: Os 5 melhores sistemas de contabilidade para sua indústria

Quer ver essa evolução na prática?

A Nomus possui uma solução completa para atender as necessidades da sua indústria. Caso tenha interesse em conhecer mais detalhes, assista uma demonstração do software Nomus ERP Industrial e veja na prática essas novidades.  

Nomus ERP Industrial

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: