Como melhorar o relacionamento entre os sócios da sua fábrica

Atualizado em 27/11/18 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização / Recursos Humanos

Chão de fábrica

Alcançar o sucesso com seu negócio é o principal objetivo de qualquer empreendedor. Entretanto, muitas vezes é necessário um parceiro, um sócio. Por essa razão, o bom relacionamento entre os sócios é fundamental para o sucesso e o crescimento da empresa.

Essa relação chega a ser complexa como um casamento, já que é uma parceria muito importante. Sem o bom relacionamento entre os sócios a empresa fica sem direcionamento e pode acabar acumulando problemas até deixar de ser um negócio sustentável.

Neste artigo irei compartilhar algumas dicas valiosas para melhorar o relacionamento entre os sócios da sua empresa e assim garantir que estejam todos caminhando para o melhor da empresa. Vamos lá:

Dicas para melhorar o relacionamento entre os sócios da sua empresa

Ao abrir uma fábrica, a maioria dos empreendedores esquecem do relacionamento entre os sócios e focam no desenvolvimento da empresa e de seus produtos. O problema é que esse relacionamento tem impacto direto no sucesso de toda a operação.

Em uma empresa de sucesso, todos precisam trabalhar juntos para conquistar a vitória. Por isso, lembre-se de montar uma sociedade saudável e justa, que irá beneficiar todos de forma correta.

Aproveite o talento e a capacidade de cada um

Montar uma sociedade não é uma tarefa simples, afinal você precisa trabalhar com pessoas que na maioria das vezes são diferentes de você. Entretanto, é fundamental que estejam em busca do mesmo objetivo. Então a ideia é aproveitar o que cada um tem de melhor para que juntos consigam atingir o alvo desejado.

Os sócios precisam ser fundamentais para o sucesso, ou seja, sua experiencia precisa contribuir para o crescimento da empresa. Avalie o que cada sócio faz de melhor e divida as tarefas de acordo, assim sua empresa se beneficiará do talento de cada.

Não fique chateado que o seus sócios não pensam exatamente como você, isso na verdade tem grandes chances de ser uma boa notícia, utilize essas diferenças para beneficiar a empresa.

Tenha uma sociedade formalizada

Um dos primeiros passos e mais importantes ao formar uma sociedade é formalizar a participação de cada sócio. Trate esse assunto com todos seus sócios até que todas as dúvidas tenham sido resolvidas. Se essa divisão ficar mal entendida poderá gerar problemas no relacionamento entre os sócios da sua empresa. (Caso sua indústria ainda tenha problemas nesse sentido, realize uma nova reunião para determinar todos os pontos desatados)

Com as negociações prontas e definidas, documente e formalize tudo para garantir que tudo está esclarecido conforme o combinado. Vale lembrar que é fundamental que definam valores e as expectativas de cada sócio. Isso irá ajudar imensamente o desenvolvimento de projetos e o crescimento da empresa.

Definir a divisão das ações da empresa é um dos passos mais importantes para garantir o bom relacionamento entre os sócios da sua empresa.

Escute e entenda seus sócios

Se você impõem decisões importantes que afetam o futuro da empresa acaba prejudicando a sociedade e coloca em risco o relacionamento entre os sócios. É preciso escutar a opinião dos demais sócios e entender o que cada um está pensando, para assim alinhar a expectativa de todos de acordo com os objetivos da empresa.

É natural que haja uma dificuldade para lidar com algumas pessoas que pensem diferente de você, entretanto, é preciso mediar essas conversas de forma educada e visando o melhor para a empresa.

O segredo é abrir espaço para que todos possam colaborar para alcançar as metas e os objetivos definidos.

Tenha uma sociedade transparente

Um dos pontos mais importantes para manter um bom relacionamento entre os sócios da sua empresa é a transparência.

Em uma relação transparente é possível que todas as partes entendam os desafios que precisam enfrentar e assim possam encontrar formas eficazes de resolver todos eles.

Realize reuniões periódicas para manter todos informados sobre decisões tomadas e os resultados alcançados. É importante que todos entendam para onde estão remando e o que devem procurar.

Software ERP Para controle da producao

Compartilhe esta matéria:


Tags:


Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ e especialista em implantação de sistemas de gestão Industrial na Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal-mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.



Receba no seu email.

Os melhores artigos, ebooks e planilhas de gestão da produção industrial, gratuitamente, no seu email.



Software ERP para sua indústria: Nomus ERP


Junte-se a 47.312 gestores e profissionais da indústria

Receba dicas semanais de engenheiros de produção direto no seu email e turbine sua a gestão da sua indústria. Inscreva-se gratuitamente:


Seu email está seguro e você nunca receberá spam