Marketing Digital na indústria: 4 passos para o sucesso


Atualizado em 25/08/23 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Marketing e vendas

Guia de marketing para indústrias

A indústria é um setor de grande importância na economia brasileira, responsável por 22% do PIB e 20% da geração de empregos formais, de acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Esse setor é altamente concorrido, por isso as empresas estão apostando em estratégias inovadoras para se diferenciar e assegurar o crescimento das indústrias no mercado.

E uma das estratégias mais utilizadas é o marketing digital para indústria, focada na divulgação de produtos e serviços para esse setor na internet.

Assim como outros setores, o setor industrial foca no mercado B2B, caracterizado pela venda entre empresas. Para divulgar nesse mercado, o marketing B2B é composto por um conjunto de ações usadas por essas empresas para alcançarem o público.

E para ajudar as empresas a terem sucesso nas vendas b2b, conheça os principais passos para aumentar as vendas e chegar ao sucesso.

1 – Defina a persona

Antes de qualquer ação de venda feita para empresas é necessário conhecer a persona do seu negócio.

Persona é um personagem fictício que representa as principais características da empresa. Ela é formada por informações reais sobre seu público como nome, idade e desejos de compra, definindo assim o tipo de público que pretende atingir.

Para criar uma persona é preciso colher informações dos seus clientes, sobre seus problemas, objetivos e dados pessoais.

Além disso, observe também as pessoas que estão presentes nas redes sociais da companhia e aqueles que acessam o seu site.

Essa etapa é muito importante no plano de marketing, pois ela guia todas as outras ações.

Isso porque, ao saber qual é a persona da indústria é possível identificar quais ações devem ser feitas para atingi-la.

Veja também: 6 erros de marketing digital que pequenas indústrias cometem e acabam perdendo credibilidade

2 – Segmente o público-alvo

Após conhecer a persona, fica muito mais fácil escolher e segmentar o seu público-alvo. Isso é o básico para que as ações de marketing tenham mais eficiência.

Ao definir as características do lead (potencial cliente) por meio da persona, a empresa consegue ter informações o suficiente para definir a estratégia mais adequada para atingi-los.

Saber exatamente quem é o seu cliente em potencial e suas necessidades vai ajudar a indústria a oferecer produtos e serviços podem ser úteis para resolver o problema.

3 – Redes sociais

As redes sociais são essenciais em um plano de marketing industrial, pois, boa parte dos seus potenciais clientes estão presentes nessas mídias. Segundo pesquisa do We are Social e Hootsuite, 62% da população acessa as redes sociais.

Para isso, você deve investir em postagens capazes de criar um laço entre você e seu público.

Além de postar notícias do ramo de atuação e até promoções é possível compartilhar conteúdos de blogs e publicar materiais exclusivos.

Lembre-se que a abordagem deve variar de acordo com a rede social escolhida, pois cada mídia tem características diferentes e limitações da plataforma.

Com isso, você conseguirá atrair um grande público engajado e próximo da sua marca.

Veja também: Analista de marketing: o que faz, perfil, salário e a sua importância para uma fábrica

4 – SEO

Além das redes sociais, existe uma outra boa forma de aumentar a relevância e os acessos da indústria: o SEO.

Trata-se de um conjunto de ações usadas para melhorar o posicionamento dos sites nos resultados de pesquisa dos buscadores como o Google.

Uma das principais técnicas de SEO utilizadas por empresas de consultoria de SEO é a otimização de palavras-chave, que são termos específicos usados pelas pessoas que pesquisam na internet.

Os conteúdos publicados nessas páginas precisam ter qualidade para que os mecanismos de busca entendam que ele vai ajudar as pessoas que pesquisam na internet.

Com essas técnicas o site da empresa terá mais visibilidade e relevância nos buscadores, aumentando o número de acessos e de vendas.

Veja também: Reunião produtiva: 7 passos para otimizar o tempo das suas reuniões

Marketing digital na indústria: coloque em prática

A indústria é um setor muito importante para a economia brasileira e para se destacar nesse nicho é preciso ser diferente e uma das investem em divulgação com marketing digital.

Antes de vender seus produtos é preciso conhecer a persona da sua empresa. A persona é um personagem fictício adequado ao cliente ideal da empresa.

Com a persona fica mais fácil identificar o seu público-alvo. Ao detectar as necessidades dos clientes a empresa consegue criar ações para atingir o público da melhor forma.

Após conhecer o público alvo da indústria é preciso atraí-lo para a companhia e a melhor maneira é pelas redes sociais. Isso por meio da publicação de notícias do mercado e conteúdo exclusivo para as redes. Pois, isso aumenta o engajamento do público e a relevância da marca.

Além disso, há também o SEO que ajuda os sites a terem um melhor posicionamento nos sites de busca. Aplicando essas técnicas a indústria tem mais visibilidade e acessos nos buscadores, aumentando assim suas vendas.

Ou seja, com essas estratégias sua indústria vai alavancar as vendas e a lucratividade.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

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3 Comentários

  1. Ednubia da Silva disse:

    Mesmo sem experiência é possível aprender e saber entender melhor estudando.

  2. Odete aparecida costa disse:

    Quero trabalhar em casa avaliar produtos

  3. Odete aparecida costa disse:

    Gostaria de saber como funciona esse trabalho não tenho que pagar nada não né???

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