Inspetor de Qualidade: o que faz, curso, salário e sua importância para a indústria

Atualizado em 19/07/21 - Escrito por Adriana Mariano na(s) categoria(s): Qualidade

Gestão da Qualidade

O Inspetor de Qualidade tem como principal objetivo garantir que os produtos sejam entregues sem defeitos a fim de assegurar a satisfação do cliente.

Em geral, os produtos que costumamos usar no nosso dia a dia são submetidos a testes para verificar se o produto é seguro e se está apto para ser vendido. Sendo assim, o Inspetor de Qualidade é o responsável por realizar essa inspeção.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre a função do Inspetor de Qualidade e o que esse profissional pode agregar à sua indústria.

Confira o que vamos aprender:

  •  O que faz um Inspetor de Qualidade?
  • Qual é a formação de um Inspetor de Qualidade?
  • Quais as competências de um Inspetor da Qualidade?
  • Quais ramos o Inspetor da Qualidade pode atuar?
  • Qual é o salário de um Inspetor da Qualidade?

Então, vamos começar?

O que faz um Inspetor de Qualidade?

Como disse anteriormente, o Inspetor de Qualidade é o profissional responsável pela inspeção de insumos que engloba tanto o recebimento quanto a organização e movimentação de insumos ao longo do processo de produção. 

Dentre suas atribuições podemos destacar:

  • Inspecionar recebimento de insumos
  • Organizar armazenamento e movimentação de insumos
  • Verificar conformidade de processos
  • Liberar produtos e serviços
  • Trabalhar com segurança
  • Possuir conhecimento técnico

Qual é a formação de um Inspetor da Qualidade?

Para exercer a função de Inspetor de Qualidade é necessário ter concluído o Ensino Médio e realizar um curso de qualificação certificado pelo  Ministério da Educação(MEC), que pode variar de 200 a 400 horas – aula. 

O conteúdo do curso pode variar de acordo com a instituição escolhida, mas geralmente o curso aborda temas como: Ferramentas Básicas da Qualidade, Normalização, Cálculo Técnico, Procedimentos, Normas, Padrões, Higiene e segurança no trabalho, etc.

Se você quiser saber mais, clique aqui e confira o conteúdo completo do curso de inspetor de qualidade do Senai.

Atualmente, o curso de inspetor de qualidade é disponibilizado na modalidade presencial e EAD. Então, o ideal  é realizar uma pesquisa para definir qual será a modalidade, a instituição e o valor do investimento que se adapte melhor à sua realidade.

Quais as competências de um Inspetor da Qualidade?

Como todo bom profissional, há algumas competências que um Inspetor de Qualidade deve desenvolver ao longo de sua carreira, que são:

  • Manter credibilidade
  • Demonstrar dinamismo
  • Agir com responsabilidade
  • Adquirir habilidades no uso da ferramenta da qualidade (estatísticas)
  • Evidenciar habilidade técnica
  • Trabalho em equipe

Quais ramos o Inspetor de Qualidade pode atuar?

O Inspetor de Qualidade possui um ramo de atuação bem amplo uma vez que seu principal objetivo é inspecionar, organizar e movimentar os insumos de uma dada organização.

Dessa forma, esse profissional pode exercer sua função em diversas empresas dos ramos de agropecuária, industrial, comercial e de serviços em geral. Devido a sua ampla atuação, o inspetor de qualidade pode trabalhar em grandes alturas e ficar exposto à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Qual é o salário de um Inspetor de Qualidade?

De acordo com um levantamento realizado pelo Glassdoor, o inspetor de Qualidade ganha em média R$2.474,00 por mês para uma jornada de trabalho de 43 horas no regime de CLT. Além disso, o teto salarial deste profissional é de R $5.998,94 por mês. (Pesquisa feita em 2021)

Segundo uma pesquisa realizada pelo site Salário, a região Sudeste oferece mais oportunidades de trabalho para o Inspetor e São Paulo é a cidade que possui mais contratações.

Enfim, o inspetor de qualidade é um profissional essencial para qualquer segmento e seus conhecimentos e habilidades podem agregar muito na gestão da sua indústria.

Siga a Nomus para mais dicas de gestão industrial

Agora que você já sabe mais sobre o profissional da inspeção de qualidade, recomendo que siga a Nomus nos seus canais favoritos para receber as próximas publicações. Toda semana publicamos 2 novas matérias com as melhores dicas da gestão industrial.

Para acompanhar, acesse:

Software ERP Para controle da qualidade

Compartilhe esta matéria:


Tags:




Um comentário

  1. Pamela Gabriela Franco da Silva says:

    Ótimo excelente explicação

Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: